Panarício: o que é, sintomas, causas e tratamento

Panarício é a inflamação ao redor das unhas das mãos ou dos pés causada por bactérias que estão presentes naturalmente na pele, como as do gênero Staphylococcus e Streptococcus, causando sintomas como vermelhidão ao redor da unha, inchaço e dor no local e presença de pus.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O panarício, também conhecido como paroníquia ou unheiro, normalmente é desencadeado pelo ato de puxar a pele da cutícula com os dentes ou com um alicate de unhas, o que favorece a proliferação de microrganismos naturalmente presentes na região ou a entrada de outros agentes infecciosos.

Leia também: Paroníquia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/paroniquia-quando-a-manicure-tira-um-bife

O tratamento para panarício, conhecido popularmente como cutícula inflamada, consiste no uso de pomadas anti-inflamatórias e cicatrizantes, de acordo com a recomendação do dermatologista, para aliviar os sintomas e combater a infecção.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de panarício

Os principais sintomas de panarício são:

  • Vermelhidão ao redor da unha;
  • Dor na região;
  • Inchaço;
  • Aumento da temperatura local;
  • Presença de pus.

Nos casos em que o panarício não é tratado, a unha pode ter algumas alterações na cor ou na forma, podendo quebrar com facilidade ou se desprender da pele.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do panarício é feito pelo dermatologista através da observação dos sintomas apresentados, não sendo necessário realizar exames específicos.

No entanto, no caso do panarício ser frequente, pode ser recomendada a realização de retirada do pus para que seja feito exame microbiológico para identificar o microrganismo responsável e, assim, indicar a realização de tratamento mais específico.

Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que as unhas sejam avaliadas mais detalhadamente:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Principais causas

O panarício é causado principalmente por bactérias do gênero Staphylococcus e Streptococcus, que estão presentes naturalmente na pele e que podem entrar através de uma ferida ou corte, proliferando na região e provocando os sintomas.

Além disso, o panarício pode ser causada por unha encravada ou irritação na pele com produtos químicos ou por estar muito tempo em contato com a água.

Outra causa menos comum do panarício é o vírus do herpes, sendo a infecção então conhecida como panarício herpético, e acontece quando a pessoa possui herpes oral ativa, havendo transmissão do vírus para a unha quando a pessoa rói ou retira a pele com os dentes, estando esse tipo de panarício mais relacionado com as unhas das mãos.

Como deve ser o tratamento

É indicado que o dermatologista seja consultado para que seja orientado o melhor tratamento, sendo normalmente recomendado o uso de antibióticos tópicos com ou sem corticoesteroides, como a mupirocina, gentamicina, bacitracina, neomicina, polimixina B ou betametasona, que diminuem a inflamação e combatem o agente infeccioso.

Nos casos mais graves, o médico poderá indicar o uso de antibióticos por via oral, como amoxicilina com ácido clavulânico ou clindamicina, assim como a realização de uma pequena incisão cirúrgica para drenar o loca.

É importante que durante o tratamento a região esteja sempre limpa e que a pessoa evite morder as unhas ou retirar a cutícula, pois assim é possível evitar a piora da infecção.

O panarício, geralmente, dura de 3 a 10 dias e o tratamento deve ser mantido até a completa regeneração da pele. Durante o tratamento é aconselhado não deixar as mãos molhadas, usando luvas sempre que for lavar a louça ou a roupa.

No caso do panarício nos pés, é recomendado durante o tratamento não usar sapatos fechados.

Como tratar o panarício em casa

O panarício não deve ser espremido, já que pode piorar a infecção.

Por isso, pode-se aplicar uma compressa morna no local por 15 minutos para ajudar a diminuir a inflamação local. Em seguida, deve-se secar bem as mãos.