O tratamento para pancreatite pode envolver hidratação, alterações na dieta, uso de analgésicos, reposição de enzimas e cirurgia. Além disso, especialmente em caso de pancreatite crônica, são indicadas medidas como parar de fumar e evitar bebidas alcoólicas.
A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou obstrução das vias biliares, por exemplo, causando sintomas como dor intensa no abdome, náusea, vômitos e perda de peso. Entenda melhor o que é pancreatite.
Em caso de suspeita de pancreatite, é importante consultar o gastroenterologista, que pode indicar o tratamento mais adequado. Além disso, caso a dor seja intensa ou surjam outros sintomas como febre, náusea ou vômitos, é recomendado procurar uma emergência.
Principais opções de tratamento
O tratamento da pancreatite aguda ou crônica pode envolver:
1. Hidratação
A hidratação normalmente é feita com o uso de soro diretamente na veia, sendo indicada no tratamento da pancreatite aguda para evitar a desidratação, melhorar a circulação sanguínea para o pâncreas e prevenir complicações como a necrose pancreática. Saiba o que é necrose.
2. Jejum ou alterações na dieta
Nos casos de pancreatite aguda, o jejum normalmente é indicado numa fase inicial até que a dor no abdome, a náusea e os vômitos melhorem. Isso acontece porque o jejum faz com que o pâncreas repouse e consiga se recuperar mais facilmente.
À medida que a alimentação é liberada, normalmente é dada preferência para alimentos leves, de fácil digestão e pouco gordurosos. Veja como é a dieta para pancreatite.
3. Analgésicos
O tratamento da dor na pancreatite aguda ou crônica pode ser feito com:
- Paracetamol;
- Ibuprofeno, diclofenaco ou outro anti-inflamatório não esteroide;
- Tramadol, codeína, morfina ou outros opioides.
A escolha do analgésico deve ser feita pelo médico e vai depender da intensidade da dor.
4. Antibióticos
O uso de antibióticos diretamente na veia é indicado no tratamento da pancreatite aguda quando existe suspeita de necrose do pâncreas e infecção, por isso acaba sendo mais comum em pessoas idosas e com imunidade debilitada.
5. Reposição de enzimas pancreáticas
A reposição de enzimas pancreáticas durante as refeições normalmente é indicada em caso de pancreatite crônica, especialmente se a dor no abdome e diarreia forem frequentes, e ajuda a controlar os sintomas.
6. Cirurgia
A cirurgia é indicada nos casos de pancreatite aguda especialmente quando se desenvolve necrose pancreática infectada e o estado da pessoa piora apesar do uso de antibióticos. Além disso, a cirurgia também pode ser necessária se existir acúmulo de líquido no pâncreas, chamado de pseudocisto, ou pedras na vesícula.
Já na pancreatite crônica, a cirurgia geralmente é indicada caso se desenvolva abscesso pancreático, obstrução das vias biliares, estreitamento do duodeno, que é a parte inicial do intestino, ou sangramentos, por exemplo.
Tratamento caseiro para pancreatite
Em caso de pancreatite crônica, o tratamento caseiro geralmente envolve medidas como parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas para prevenir que as crises de dor surjam novamente.
Além disso, é importante evitar alimentos gordurosos e preferir fazer refeições pequenas, mas com maior frequência, e com alimentos de fácil digestão, como leite desnatado, clara de ovo e carne magra, para evitar sintomas como dor no abdome e diarreia. Saiba como é a dieta para pancreatite.
Confira mais dicas no tratamento da pancreatite no vídeo abaixo:
PANCREATITE: Sintomas, alimentação e suplementação
04:16 | 380.438 visualizaçõesPancreatite tem cura?
A pancreatite pode ser curada em alguns casos, especialmente quando a sua causa é identificada e tratada adequadamente. No entanto, algumas vezes o funcionamento do pâncreas pode ser afetado permanentemente e a dor pode retornar, especialmente em caso de pancreatite crônica. Entenda melhor o que é a pancreatite crônica.