Aos 10 meses os bebês fazem 6 refeições por dia, com 2 papas de frutas frescas no lanche da manhã e da tarde, que complementam o leite materno ou fórmula infantil. Já no almoço e no jantar são oferecidas papas feitas com cereais, leguminosas, proteínas e vegetais, e nas 2 refeições restantes do dia, deve-se oferecer apenas leite materno ou fórmula infantil.
As preparações devem ser cozidas, assadas ou grelhadas e podem ser usados temperos como alho, cebola e ervas, como alecrim, tomilho, orégano e manjericão. Contudo, não é recomendado adicionar açúcar ou sal nas comidas dos bebês. Saiba como deve ser a alimentação do bebê aos 10 meses.
Nesta idade o bebê mastiga melhor e já pode comer alguns alimentos picados e desfiados, sendo importante também estimular a criança a pegar os alimentos com as mãos e levar a colher com comida à boca para estimular o desenvolvimento e melhorar a conexão com a comida. Entenda melhor como é o desenvolvimento do bebê aos 10 meses.
Veja a seguir 5 receitas de papinhas deliciosas e nutritivas para complementar a alimentação do bebê aos 10 meses:
1. Papinha de manga e banana
A banana é rica em potássio, um mineral fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso. Já a manga tem alto teor de caroteno e vitamina A, que participam na formação da visão e fortalecem os sistemas de defesa do corpo.
Ingredientes:
- 1 fatia pequena de manga;
- 1/3 de banana prata.
Modo de preparo:
Descascar a banana e a manga, cortando-as em cubos pequenos e colocando-as em um prato. Amassar com um garfo, separadamente, as frutas e servir.
2. Papinha de carne, batata e abóbora
Esta papinha é rica em proteína, vitamina A e ferro, nutrientes que são importantes para manter a saúde dos olhos e da pele, além de prevenir anemias.
Ingredientes:
- ½ cebola picada;
- 1 dente de alho picado;
- 2 colheres de sopa de carne picada em cubos;
- 1 batata pequena cortada em cubos;
- 1 inhame pequeno cortado em cubos;
- 2 colheres de sopa de abóbora cortada em cubos.
- 1 colher de chá de azeite;
- 1 xícara de água filtrada;
- 1 colher de café de salsinha.
Modo de preparo:
Em uma panela, aquecer o azeite e refogar a cebola e o alho por 2 minutos. Acrescente a carne e refogar por mais 5 minutos. Adicionar a batata, o inhame, a abóbora e a água filtrada, deixando cozinhar por 15 a 20 minutos. Deixar amornar.
Em um prato, colocar 1 colher de sopa de batata e amassar com um garfo. Adicionar 1 colher de sopa de inhame e amassar grosseiramente. Juntar 1 colher de sopa de abóbora e amassar. Acrescentar 1 colher de sopa de carne e desfiar. Por fim, complementar com 1 colher de sopa de feijão cozido e servir de forma separada ao bebê.
3. Papinha de frango com escarola e beterraba
O frango é rico em proteínas fundamentais para o crescimento e fortalecimento dos músculos e ossos. Já a beterraba é fonte vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C que fortalecem o sistema imunológico e mantêm a saúde dos olhos.
Ingredientes:
- 100g de peito de frango cortado em cubos;
- 1 batata doce pequena;
- ½ beterraba;
- 2 folhas de escarola cortadas em tiras;
- ½ cebola picada;
- 1 xícara de água filtrada;
- 1 colher de chá de azeite.
Modo de preparo:
Em uma panela, aquecer ½ colher de chá de azeite e refogar o peito de frango por 5 minutos. Acrescentar a batata-doce e a beterraba descascadas e cortadas em cubos. Colocar a água, tampar e deixar cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos e reservar. Em outra panela, refogar a cebola com o restante do azeite. Colocar a escarola para refogar, mexendo até que murche.
Após amornar, colocar 1 colher de sopa de frango em um prato e desfiar. Adicionar 1 colher de sopa de batata doce e amassar com um garfo. Acrescentar 1 colher de sopa de beterraba e picar em pedaços pequenos. Finalizar colocando 1 colher de sopa de escarola refogada e picada, servindo todos os alimentos de forma separada para o bebê.
4. Papinha de feijão com legumes
Esta papinha é rica em vitaminas e minerais, além de ter ótimas quantidades de fibras, que são fundamentais para evitar a prisão de ventre.
Ingredientes:
- 1 xícara de feijão carioca (deixar de molho por 12 horas);
- 2 litros de água;
- 1 cebola picada;
- ½ pimentão verde;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 colher de sobremesa de azeite;
- 1 punhado de coentro;
- 1 cenoura média em cubos;
- 1 inhame médio em cubos;
- 2 folhas de couve.
Modo de preparo:
Em uma panela, aquecer o azeite e refogar a cebola, o alho e o pimentão por 2 minutos. Adicionar o feijão e a água e cozinhar por 30 minutos ou até os grãos ficarem bem macios. Acrescentar a cenoura, o inhame, o coentro e a couve, deixando cozinhar por mais 10 minutos. Deixar amornar.
Em um prato, colocar 2 colheres de sopa de feijão (caroço e caldo) e amassar grosseiramente. Acrescentar 1 colher de sopa de cenoura e amassar. Juntar 1 colher de sopa de inhame e amassar. Por fim, colocar 1 colher de sopa da couve cozida e picar em pedaços bem pequenos, servindo com 1 ovo cozido e com os alimentos de forma separada para o bebê.
5. Papinha de sardinha com legumes
A sardinha é fonte de proteínas que são importantes para o fortalecimento dos ossos e músculos. Além disso, este peixe é rico em ômega 3, uma gordura saudável que ajuda na formação do sistema nervoso e fortalece o sistema de defesa do organismo.
Ingredientes:
- 4 filés de sardinha fresca;
- 8 tomates cereja cortados ao meio;
- 1 cenoura média em cubos;
- 1 abobrinha média cortada em cubos;
- Suco de 1 limão;
- 1 cebola picada;
- ½ alho poró cortado em rodelas;
- 2 dentes de alho picados;
- 2 colheres de chá de azeite.
Modo de preparo:
Pré aquecer o forno a 180 ºC. Em uma tigela, temperar os filés de peixe com suco de limão, tampar e deixar na geladeira por 30 minutos. Em um tabuleiro, colocar uma folha de papel manteiga ou papel alumínio e distribuir todos os legumes e temperos, formando uma caminha. Em seguida, colocar os filés de sardinha sobre os legumes, regando bem com o azeite. Cobrir o peixe e os legumes com outra folha de papel manteiga, dobrando as pontas. Levar o tabuleiro ao forno pré aquecido para assar por 20 minutos. Retirar do forno, abrir o papel com cuidado para não se queimar e aguardar amornar.
Em um prato, colocar 1 colher de sopa de cenoura e picar em pedaços bem pequenos ou amassar grosseiramente. Juntar 1 colher de sopa de abobrinha e picar em pedaços pequenos. Adicionar 1 colher de sopa de peixe e desfiar com um garfo. Por fim, acrescentar 1 colher de sopa de arroz ou aipim cozido, servindo separadamente para o bebê.