Aos 11 meses, os bebês já fazem 6 refeições por dia, que incluem 2 papas de frutas frescas nos lanches da manhã e da tarde, que complementam o leite materno, ou a fórmula infantil, e duas papas “salgadas” no almoço e no jantar, feitas com cereais ou tubérculos, proteínas, vegetais frescos e leguminosas. Nas refeições restantes do dia, deve ser oferecido leite materno ou a fórmula infantil.
Os alimentos nesta fase podem ser oferecidos bem picados ou desfiados, passando gradativamente para a mesma refeição da família. Nesta idade, o bebê já consegue levar a comida à boca com mais facilidade, devendo ser estimulado a comer sozinho, porém com a supervisão dos pais ou responsáveis. Veja como pode ser a alimentação do bebê aos 11 meses.
Para que as refeições do bebê sejam variadas e saborosas, podem ser usados temperos naturais, como alecrim, salsa, coentro, alho e cebola. As comidas podem ser ensopadas, grelhadas ou assadas e devem ser servidas de forma separada no prato para o bebê se familiarizar com os diferentes sabores e texturas dos alimentos.
Veja a seguir 4 receitas de papinhas para a alimentação complementar do bebê aos 11 meses:
1. Papinha de macarrão com tomate
O macarrão tem ótimas quantidades de carboidrato, nutriente fundamental para fornecer energia para o corpo, ajudando no desenvolvimento. O tomate é rico em vitamina C e antioxidantes que favorecem as defesas do organismo do bebê.
Ingredientes:
- 1 tomate grande picado em cubos grandes;
- 1 xícara de chá de macarrão cru;
- 2 xícaras de chá de água filtrada;
- 1 ovo de galinha;
- 1 colher de chá de azeite;
- 1 colher de chá de alho picado;
- 1 colher de café de cheiro verde picado.
Modo de preparo:
Levar a água para ferver em uma panela. Acrescentar o macarrão e o ovo, deixando cozinhar por 10 minutos. Escorrer o macarrão, retirar o ovo e reservar. Em outra panela, aquecer o azeite e refogar o alho e a cebola por 2 minutos. Adicionar o tomate e refogar por mais 5 minutos ou até o tomate ficar bem macio, mas sem desmanchar.
Em um prato, colocar 1 colher de sopa de macarrão cozido e amassar grosseiramente com um garfo. Adicionar 1 colher de sopa do tomate refogado e picar ou amassar grosseiramente. Colocar ½ ovo cozido, picado em pedaços pequenos. Para complementar a refeição, pode-se acrescentar 1 colher de sopa de grão de bico cozido e amassado. Servir os alimentos mornos e de forma separada no prato para o bebê.
2. Papinha de carne com abóbora e inhame
A carne é rica em ferro, um mineral importante para a produção de glóbulos vermelhos no sangue e no transporte de oxigênio no organismo. Já a carne é rica em proteína, nutriente fundamental para o desenvolvimento.
Ingredientes:
- 1 colher de sobremesa de azeite;
- ½ cebola picada;
- 1 dente de alho picado;
- 2 colheres de sopa de carne moída;
- 1 inhame pequeno cortada em cubos;
- 2 colheres de sopa de abóbora cortada em cubos;
- 1 colher de sobremesa de salsinha picada.
Modo de fazer:
Levar uma panela ao fogo, adicionar o azeite a cebola e o alho, refogando por 2 minutos. Acrescentar a carne e refogar por mais 5 minutos. Em seguida, acrescentar o inhame e a abóbora, refogando por 2 minutos. Colocar água filtrada em quantidade suficiente para cobrir os alimentos. Tampar a panela e deixar cozinhar por 15 a 20 minutos ou até que os legumes estejam macios, mas inteiros. no último minuto, adicionar a salsa picada e misturar.
Em um prato, colocar 1 colher de sopa de carne moída. Adicionar 1 colher de sopa de abóbora e picar em pedaços pequenos. Acrescentar 1 colher de sopa de inhame e picar em pedaços pequenos. Para completar a refeição, acrescentar 1 colher de sopa de feijão, amassado grosseiramente. Servir os alimentos mornos e de forma separada no prato para o bebê.
3. Papinha de peixe com batata doce
Além de ser uma ótima fonte de proteínas, o peixe tem boas quantidades de cálcio e vitamina D, nutrientes que ajudam no desenvolvimento e manutenção da saúde dos ossos e dentes.
Ingredientes:
- 50 g gramas de filé de peixe sem espinha;
- 1 batata doce média;
- 1 cenoura média em cubos grandes;
- 1 colher de chá de azeite;
- 1 colher de chá de alho picado;
- 1 colher de chá de cebola picada;
- 1 e ½ xícara de água filtrada;
- 1 colher de café de salsinha.
Modo de preparo:
Em uma panela, refogar o alho e a cebola no azeite. Acrescentar o peixe, a cenoura, as ervas e 1 ⁄ 2 xícara de chá de água filtrada. Deixar cozinhar por 10 minutos ou até o peixe e a cenoura ficarem macios e reservar. Descascar a batata doce, picar e cozinhar em uma panela com 1 xícara de água filtrada até ficar bem macia, mas sem desmanchar. Escorrer a batata e reservar.
Em um prato, acrescentar 1 colher de sopa do peixe cozido e desfiar. Adicionar 1 colher de sopa de cenoura e amassar com um garfo. Colocar 1 colher de sopa da batata doce e amassar grosseiramente. Uma sugestão para complementar a refeição, é adicionar 1 colher de sopa de feijão fradinho cozido e amassado com um garfo. Servir os alimentos mornos e de forma separada no prato para o bebê.
4. Papinha de abacate
O abacate é rico em gorduras saudáveis, fornecendo energia para o desenvolvimento do corpo e do cérebro. Além disso, a fruta tem ótimas quantidades de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.
Ingredientes:
- ¼ de abacate ou ½ avocado (hass) maduro.
Modo de preparo:
Lavar bem o abacate e o limão. Descascar o abacate, retirar a semente e reservar a metade. Picar a metade ou 1 ⁄ 4 do abacate, amassar grosseiramente com um garfo e oferecer ao bebê nos lanches da manhã ou da tarde.