Algumas dicas para beber sem ficar de ressaca são tomar bastante água ao longo do dia e entre as bebidas alcoólicas, e comer antes de beber, ingerindo alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão, além de frutas, legumes e proteínas.
Além disso, controlar o ritmo da ingestão de bebidas alcoólicas e evitar bebidas carbonatadas, como água com gás, refrigerante e champanhe, também ajuda a evitar a ressaca.
Leia também: Ressaca: o que é, sintomas, por que acontece e como evitar tuasaude.com/o-que-e-a-ressacaJá quando não se consegue evitar a ressaca, o tratamento pode ser feito com o uso de remédios, como ibuprofeno, metoclopramida e bicarbonato de sódio. Esses remédios devem ser usados com indicação médica e ajudam a aliviar os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, azia, mal-estar e enjoo. Confira os remédios para combater a ressaca.

Dicas para beber sem ter ressaca
Algumas dicas para beber sem ter ressaca são:
1. Tomar bastante água
Uma maneira beber sem ficar de ressaca é sempre tomar bastante água ao longo do dia e tentar beber água também entre cada copo de bebida alcoólica.
Isso porque a água hidrata o corpo, ajudando a prevenir a desidratação causada pela bebida alcoólica, evitando os sintomas da ressaca, como dor de cabeça e tontura.
Antes de dormir também é recomendado tomar 500 ml de água e manter um copo de água ao lado da cama, para beber durante a noite, se acordar.
2. Comer antes de beber
Uma ótima forma de evitar a ressaca é comer antes de beber, porque a presença de alimentos no estômago ajuda a desacelerar a absorção do álcool.
Assim, é recomendado fazer uma refeição completa e saudável antes de consumir bebidas alcoólicas, incluindo carboidratos, como macarrão, pão e arroz, além de vegetais, proteínas e frutas.
3. Controlar o ritmo da ingestão de álcool
Controlar o ritmo da ingestão de álcool ajuda a prevenir a ressaca ao beber, porque evita que os níveis de álcool no sangue fiquem muito altos, causando intoxicação.
Assim, é recomendado consumir apenas uma bebida a cada hora, para dar tempo do organismo processar o álcool de forma mais lenta.
4. Evitar bebidas escuras
Evitar bebidas alcoólicas de cor escura que contêm altos níveis de congêneres, como bourbon, uísque, tequila, conhaque, cervejas escuras e vinho tinto, ajuda a ficar sem ressaca.
Isso porque essas substâncias, que são naturalmente produzidas durante a fermentação do álcool, irritam os vasos sanguíneos e o tecido do cérebro, piorando a ressaca em pessoas mais sensíveis.
5. Consumir poucas quantidades de álcool
Para beber sem ficar com sintomas de ressaca, é aconselhado consumir poucas quantidades de álcool.
A quantidade considerada moderada pela Organização Mundial de Saúde para a ingestão de álcool é de uma dose por dia para mulheres e até duas doses para os homens.
6. Evitar bebidas carbonatadas
Para beber sem ficar de ressaca, é aconselhado evitar bebidas carbonatadas, como água com gás, refrigerante e champanhe.
Isso porque as bolhas de dióxido de carbono presentes nas bebidas carbonatadas, podem acelerar a absorção de álcool no corpo.
Como diminuir ou parar de beber álcool
Algumas sugestões para diminuir ou parar de beber álcool incluem:
- Estabelecer limites e dias para consumir bebidas alcoólicas;
- Optar por outros tipos de bebidas quando sair, como água com gás e limão, sucos e drinks sem álcool;
- Evitar ter bebidas alcoólicas em casa;
- Praticar um estilo de vida saudável, mantendo uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos;
Além disso, em casos de consumo excessivo e regular de álcool, pode-se também buscar a ajuda de profissionais de saúde, como clínico geral, psicólogo e enfermeiros.
Leia também: Como é feito o tratamento para o alcoolismo tuasaude.com/tratamento-para-alcoolismo