O exame da alanina aminotransferase, também conhecido como ALT ou TGP, é um exame de sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado devido à presença elevada da enzima alanina aminotransferase, também chamada de transaminase glutâmico pirúvica, no sangue, que normalmente se encontra entre as 7 e 56 U/L de sangue.
A enzima transaminase pirúvica está presente dentro das células do fígado e, por isso, quando existe alguma lesão nesse órgão, provocada por um vírus ou substâncias tóxicas, por exemplo, é comum que a enzima seja liberada para a corrente sanguínea.
A dosagem de TGP é normalmente solicitada em conjunto com a dosagem de TGO, já que assim é possível avaliar com mais precisão a saúde do fígado. Conheça mais sobre TGO e TGP.
Quando fazer o exame ALT
O exame de alanina aminotransferase é utilizado para detectar lesões no fígado e, por isso, pode ser recomendado para pessoas que apresentam:
- Gordura no fígado ou estão acima do peso;
- Cansaço excessivo;
- Perda de apetite;
- Náuseas e vômitos;
- Inchaço da barriga;
- Urina escura;
- Pele e olhos amarelados.
No entanto, os níveis de ALT podem já se encontrar altos mesmo quando o paciente não apresenta qualquer tipo de sintomas, sendo uma ótima ferramenta para diagnosticar precocemente problemas no fígado.
Desta forma, o teste de ALT também pode ser feito quando existe histórico de exposição ao vírus da hepatite, uso excessivo de bebidas alcoólicas ou presença de diabetes. Saiba o que significam outras alterações no exame de sangue.
TGP alto
O TGP/ALT alto é quando os níveis dessa enzima estão acima dos 56 U/L. Dependendo da concentração, pode-se classificar em TGP elevada e TGP muito alta:
- ALT muito alta: 10 vezes superior ao normal: normalmente é uma alteração provocada por uma hepatite aguda causada por vírus ou uso de alguns medicamentos;
- ALT muito alta: 100 vezes superior ao normal: é muito comum em utilizadores de drogas, álcool ou outras substâncias que causam danos graves no fígado;
- ALT elevada: 4 vezes superior ao normal: pode ser sinal de hepatite crônica e, por isso, pode indicar doença hepática como cirrose ou câncer, por exemplo.
Apesar de ser um marcador muito específico para lesão no fígado, essa enzima também pode ser encontrada nos músculos e no coração em menor quantidade, podendo ser verificada um aumento na concentração dessa enzima no sangue após exercícios físicos intensos, por exemplo.
Por isso, para avaliar o funcionamento e identificar lesões no fígado, o médico pode solicitar a dosagem de outras enzimas, como a lactato desidrogenase (LDH) e a AST ou TGO. Saiba mais sobre o exame AST.
O que fazer em caso de TGP alto
Nos casos de TGP alto é importante consultar o hepatologista para fazer uma avaliação completa e, caso seja necessário, indicar o tratamento adequado, incluindo uma dieta saudável e o uso de medicamentos. Saiba como é feito o tratamento do TGP alto.
O médico pode ainda solicitar outros exames mais específicos como testes de hepatite ou biópsia do fígado para confirmar a hipótese diagnóstica.
O que pode ser TGP baixo
A diminuição apenas dos níveis de TGP normalmente não são relevantes, principalmente quando não existem sinais ou sintomas. No entanto, na presença de sintomas, o TGP baixo pode indicar deficiência de vitamina B6 ou infecção urinária.
Leia também: TGP baixo: o que significa, sintomas (e como tratar) tuasaude.com/tgp-baixoAlém disso, quando é verificada também diminuição do nível de TGO, pode ser indicativo de azotemia, que é uma situação caracterizada pelo acúmulo de ureia e creatinina no sangue, ou de câncer no fígado, sendo importante que mais exames sejam realizados.