Pareidolia é uma reação do cérebro que permite à pessoa reconhecer um objeto ou som familiar em um estímulo aleatório. Pode ser identificada quando se percebe que uma nuvem forma a figura de um animal ou ao notar que as manchas em uma parede lembram um rosto, por exemplo.
Essa alteração da percepção normalmente não é considerada um problema sério e parece ser mais frequente especialmente em pessoas que se sentem sozinhas ou são muito religiosas.
Embora não seja uma doença, caso a pareidolia provoque algum desconforto ou esteja associada a outros sintomas, é recomendado consultar um neurologista ou psiquiatra para verificar se existe algum problema de saúde que necessite de atenção.
Como identificar
A pareidolia pode ser identificada em situações em que um estímulo sem significado, geralmente um ruído ou imagem aleatória, por exemplo, desperta a impressão de algo familiar para a pessoa, como uma voz ou rosto.
São exemplos de pareidolia:
- Notar nuvens com o formato de animais;
- Perceber como se alguém estivesse sussurrando ao ouvir o barulho do ventilador;
- Ver a imagem de um rosto humano em uma pedra;
- Observar a frente de um carro e notar que se parece uma pessoa sorrindo;
- Ouvir a chuva e perceber como se houvesse vozes conversando.
Essa alteração da percepção não está associada a outros sintomas e a pessoa tende a notar que está equivocada ou que a sensação é apenas causada pela semelhança da forma ou barulho, por exemplo.
Especialmente caso existam outros sintomas, como confusão mental, delírios ou alucinações, é recomendado consultar um médico para uma avaliação.
Significado da pareidolia
O significado da pareidolia normalmente está associado às experiências vividas por cada pessoa, porque o cérebro tende a identificar mais facilmente o que é familiar para cada um. Por isso, as pareidolias mais frequentes normalmente envolvem rostos humanos ou animais.
Evolutivamente, o significado da pareidolia parece estar associado à sobrevivência, sendo possível que essa habilidade inicialmente estivesse relacionada com a capacidade de identificar a ameaça de possíveis predadores.
No entanto, acredita-se também que a pareidolia esteja associada com o aumento da capacidade cognitiva e comportamento de viver em sociedade do ser humano.
Tipos de pareidolia
Os principais tipos de pareidolia são:
1. Pareidolia facial
A pareidolia facial é um tipo em que a pessoa tende a identificar rostos onde não existem de verdade, como em construções, nuvens, alimentos ou árvores.
2. Pareidolia auditiva
A pareidolia é do tipo auditiva quando a pessoa percebe sons específicos, como uma música, sussurro ou vozes, ao ouvir ruídos sem significado algum.
Embora possa ser confundida com uma alucinação auditiva, é comum deixar de notar o som específico quando se pára de ouvir o ruído, por exemplo, depois de desligar o ventilador.
Leia também: Alucinação: o que é, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/alucinacaoPorque acontece
A pareidolia acontece porque o cérebro humano naturalmente tenta relacionar os estímulos que chegam através dos sentidos a padrões com significados que são reconhecidos pela pessoa.
O fenômeno da pareidolia pode acontecer com qualquer pessoa independente da idade e histórico de saúde, mas parece ser mais frequente especialmente naquelas que se sentem sozinhas, interagem pouco com outras pessoas ou são religiosas, por exemplo.
Pareidolia é uma doença?
A pareidolia é um fenômeno considerado normal, não uma doença, porque o cérebro humano tende a encontrar significados para os estímulos que recebe naturalmente e sem que a pessoa perceba ou deseje.
Esse fenômeno tem sido estudado em condições de saúde, como esquizofrenia, transtorno de bipolaridade e doenças neurodegenerativas, mas ainda não se sabe comprovadamente como se relacionam.
Leia também: Esquizofrenia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/esquizofrenia