O PDRN é um produto feito a partir de fragmentos de DNA do espermatozoide de salmão, podendo ser indicado para ajudar na cicatrização de feridas e queimaduras, e tratar problemas nos tendões. Além disso o PDRN também poderia ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.
Esses benefícios são possíveis, porque o PDRN, ou polidesoxirribonucleotídeo, reduz as inflamações, melhora a circulação de sangue, promove a regeneração celular e atua na formação de colágeno.
Leia também: Colágeno: o que é, benefícios (e quando usar) tuasaude.com/colagenoO PDRN pode ser usado na forma de cremes ou injeções. No entanto, no Brasil, as injeções de PDRN não estão autorizadas, pois não existem dados suficientes que comprovem a segurança e eficácia desta forma de uso do produto.
Para que serve
As principais indicações do PDRN são:
1. Ajuda na cicatrização
O PDRN ajuda na cicatrização de úlceras do pé diabético, queimaduras e cirurgias, porque diminui as inflamações, melhora a circulação de sangue, promove a regeneração celular e o reparo dos tecidos.
Leia também: Cicatriz: o que é, tipos, causas e o que fazer tuasaude.com/cicatriz2. Pode prevenir o envelhecimento precoce
O PDRN pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, porque atua na formação de colágeno, uma proteína que garante a firmeza, a textura e a elasticidade da pele, evitando estrias, rugas e linhas de expressão.
Leia também: Colágeno: o que é, benefícios (e quando usar) tuasaude.com/colagenoNo entanto, ainda não existem estudos de boa qualidade que comprovem os benefícios do uso do PDRN para fins estéticos.
3. Pode tratar problemas nos tendões
O PDRN pode ajudar a tratar problemas nos tendões, como tendinite no tendão de Aquiles, fascite plantar, tendinite do manguito rotador e epicondilite.
Isso acontece porque o PDRN promove a produção de colágeno, a secreção de fatores de crescimento e diminui a produção de composto pró-inflamatórios, aliviando as dores.
4. Ajuda a tratar manchas na pele
O PDRN, junto com a niacinamida e a vitamina C, pode ajudar a tratar manchas de pele, como melasma, sardas e manchas senis, pois poderia diminuir a melanogênese, que é o processo responsável pela formação de manchas escuras na pele.
No entanto, ainda são necessários mais estudos em seres humanos para confirmar os possíveis benefícios do PDRN no tratamento de manchas.
Como aplicar o PDRN
As possíveis formas de aplicação do PDRN são:
- Creme ou loção: é recomendado aplicar 2 vezes ao dia do creme ou loção, uma pequena porção no rosto ou corpo, e massagear até a total absorção;
- Injeção: a injeção de PDRN pode ser aplicada, pelo médico, sob a região a ser tratada, podendo ser aplicada uma anestesia local antes das sessões.
No entanto, as injeções de PDRN não estão autorizadas pela Anvisa no Brasil, devido à falta de estudos que comprovem a segurança e a eficácia desta forma do produto.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais com o uso do PDRN na forma de injeção incluem dor, inchaço, coceira no local da aplicação ou infecções.
Além disso, mais raramente, reações alérgicas graves também podem acontecer com o uso de injeções de PDRN.
Quem não pode usar
Pessoas com alergia aos componentes do PDRN não podem usar esse produto.
Já mulheres grávidas ou que estejam amamentando, só devem usar o PDRN sob a orientação de um médico.