A pedra hume é uma pedra semi-transparente e esbranquiçada, feita a partir do mineral alúmen de potássio, que possui várias aplicações na saúde e beleza, sendo especialmente utilizada como antitranspirante natural.
No entanto, esta pedra também pode ser usada para tratar aftas, amenizar estrias e até acelerar a cicatrização de pequenas feridas. Assim, ela pode ser comprada sob a forma de uma pequena pedra, sais, spray ou pó, em lojas de produtos naturais, feiras livres e alguns mercados.
Existe ainda o permanganato de potássio que é semelhante, mas que pode ser usado de forma diferente: veja aqui como usar.
Para que serve pedra hume
A pedra hume pode ser usada para:
1. Diminuir a transpiração
Esta é a principal utilização deste tipo de pedra, uma vez que o alúmen de potássio regula a quantidade de suor que é liberada da pele. Além disso, pode também combater o crescimento de bactérias presentes na camada mais superficial da pele, reduzindo o cheiro de suor.
Como usar: molhar a pedra e passar no local ou, então, comprar o pó da pedra e aplicar sobre o local. A pedra pode ser usada para diminuir o suor em qualquer parte do corpo, especialmente nas axilas, pés e costas. Veja outras formas naturais de diminuir a transpiração.
2. Atenuar estrias
Os cristais de pedra hume podem ser usados para fazer uma esfoliação da pele durante o banho, removendo as células mortas. Também estimulam a circulação local e a produção de fibras de colágeno, que dão sustentação para a pele, atenuando as estrias vermelhas.
Como usar: durante o banho, aplicar sobre a região que se deseja tratar, uma mistura de 3 colheres de sopa de sabonete líquido (ou óleo de amêndoas doce) com 1 colher de sopa de sais de pedra hume, realizando movimentos circulares e suaves. Em seguida, retirar com água morna ou fria até eliminar todos os resíduos.
Depois do banho, é recomendado aplicar um creme hidratante, para manter a saúde e integridade da pele. Esta esfoliação deve ser feita 1 a 2 vezes por semana. Conheça outros métodos naturais para tirar estrias.
3. Tratar aftas
A pedra hume tem excelentes propriedades antibacterianas e cicatrizantes, que ajudam a eliminar as bactérias no local das aftas e acelerar a sua cicatrização. Assim, o tempo de duração da afta pode ser reduzido e, em alguns casos, pode desaparecer em até 24 horas.
Como usar: é possível aplicar o pó ou o spray de pedra hume diretamente sobre a afta, podendo provocar uma queimação muito intensa no local, ou diluir 2 colheres de (sopa) de pó numa xícara de água e depois gargarejar ou bochechar, repetindo de 3 a 5 vezes.
Caso o quadro de aftas aumente ou provoque outros sintomas, é recomendado buscar orientações médicas para o tratamento mais adequado. Experimente outros remédios caseiros para curar aftas rapidamente.
4. Eliminar espinhas
Devido às suas propriedades antissépticas, a pedra hume consegue eliminar eficazmente as bactérias presentes na primeira camada da pele, promovendo uma limpeza profunda. Além disso, ajuda a melhorar a textura da pele, fechando os poros e, dificultando o surgimento de novas espinhas.
Como usar: misturar 1 colher de sopa de pó de pedra hume com 2 colheres de argila verde e 1 xícara de água, até obter uma mistura homogênea e aplicar no rosto, deixando repousar por 30 minutos. Em seguida, lavar com água morna ou fria e secar com uma toalha macia. Veja o melhor passo-a-passo para tratar as espinhas.
5. Cicatrizar pequenas feridas
A pedra hume pode ser utilizada para parar o sangramento de pequenas feridas e facilitar a sua cicatrização. Isto acontece porque o alúmen de potássio estimula a contração da pele, impedindo a saída de sangue, além de conter uma poderosa ação cicatrizante.
Como usar: molhar a pedra e aplicar diretamente no local do corte ou aplicar uma pequena quantidade de pó de pedra hume sobre a ferida. Retirar o pó, quando não houver mais sangramento. Caso a pedra hume não seja suficiente para conter o pequeno sangramento, é recomendado buscar ajuda médica.
É possível usar a pedra hume na vagina?
A pedra hume tem sido utilizada popularmente como um método natural para estreitar o canal vaginal e aumentar o prazer durante o contato íntimo. No entanto, o uso da pedra para este objetivo pode trazer riscos para a saúde, uma vez que o alúmen de potássio tem a capacidade de alterar o pH da vagina. Assim, é possível que aconteça ressecamento das paredes vaginais, aumentando o risco de desenvolver infecções por bactérias ou vírus.
Uma forma mais segura e eficaz para estreitar o canal da vagina consiste em fazer exercícios que fortalecem os músculos do assoalho pélvico, conhecidos como pompoarismo. Veja como fazer este tipo de exercícios.