Peeling de cristal é um tratamento estético indicado para suavizar rugas ou linhas de expressão, eliminar cicatriz de acne ou clarear manchas na pele.
Esse tipo de peeling é feito com um aparelho que contém cristais de hidróxido de alumínio na ponta que promove a sucção da pele, removendo a camada mais superficial e estimulando a produção de colágeno.
Leia também: Peeling: o que é, para que serve, tipos, como é feito e riscos tuasaude.com/peelingO peeling de cristal deve ser feito pelo dermatologista pois é necessário avaliar as características da pele e a intensidade necessária do aparelho para tratar adequadamente o problema da pele.

Para que serve
O peeling de cristal é um tipo de microdermoabrasão que serve para melhorar a textura e firmeza da pele, pois promove uma esfoliação da camada mais externa da pele, estimulando a produção de colágeno.
Leia também: Microdermoabrasão: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/microdermoabrasaoAlém disso, o peeling de cristal serve para melhorar a penetração de cremes ou séruns na pele, pois melhora a circulação sanguínea local.
Quando é indicado
O peeling de cristal é indicado para:
- Suavizar rugas e linhas de expressão;
- Clarear de manchas na pele, causadas por sol ou envelhecimento;
- Tratar as sardas;
- Atenuar cicatrizes de acne;
- Diminuir os poros dilatados.
Além disso, o peeling de cristal também pode ser usado para reduzir as marcas de estrias em qualquer local do corpo, pois os cristais de alumínio ajudam a pele a produzir mais colágeno, melhorando a firmeza, elasticidade e textura da pele.
Se deseja fazer o peeling de cristal, marque uma avaliação com o dermatologista na região mais próxima de você:
Como deve ser o preparo
Para se preparar para dermoabrasão, é recomendado evitar a exposição ao sol, bronzeamento artificial, cremes ou sprays de bronzeamento, por pelo menos 1 semana antes do procedimento.
O médico também deve recomendar interromper o uso de cremes ou pomadas que contenham acido glicólico, ácido salicílico, retinoides ou ácido lático, por no mínimo 1 semanas antes de fazer o peeling de cristal.
Além disso, deve-se evitar depilar com cera, laser, pinça ou raspar os pelos nas áreas tratadas por uma semana antes do tratamento.
Nas 3 semanas antes de fazer o peeling de cristal, deve-se evitar fazer procedimentos estéticos, como eletrólise, laser, botox ou preenchimentos.
Como é feito
O peeling de cristal é feito pelo dermatologista no consultório, não necessitando de anestesia.
Para fazer o peeling de cristal, o médico deve seguir alguns passos:
- Limpar a pele a ser tratada;
- Cobrir os olhos da pessoa com uma gaze estéril, se for feito no rosto;
- Deslizar a ponteira da caneta com cristais hidróxido de alumínio de sobre a pele, de forma lenta, em 2 a 3 movimentos sobre a mesma região;
- Remover os cristais e o resto de impurezas com uma toalha;
- Aplicar um hidratante no local.
O peeling de cristal pode ser realizado de 1 a 2 vezes por semana e a quantidade de sessões necessárias vai variar conforme o estado da pele da pessoa, mas os resultados podem começar a serem vistos logo ao fim da primeira sessão.
Geralmente, recomenda-se no mínimo 3 sessões, 1 vez por semana.
Peeling de cristal Mary Kay
A linha de produtos Mary Kay também disponibiliza o peeling de cristal em forma de kit de microdermoabrasão, o TimeWise, que pode ser feito em casa com apenas 2 passos simples, seguindo-se as instruções da caixa do produto.
Neste peeling não se utiliza aparelho, sendo que a remoção das células de pele morta é feita com um creme que possui na sua composição os cristais de óxido de alumínio semelhantes aos do peeling de cristal.
Cuidados após o peeling de cristal
Após realizar o peeling de cristal é recomendado:
- Lavar o rosto com água fria e sabonete neutro, sem fragrância;
- Aplicar compressas frias ou gel de Aloe vera para reduzir o inchaço, nas primeiras 48 horas;
- Evitar a exposição ao sol e bronzeamento artificial;
- Usar protetor solar diariamente, com no mínimo FPS 30;
- Não usar produtos esfoliantes;
- Evitar tocar, mexer, esfregar ou cutucar a pele;
- Evitar atividades físicas por pelo menos 24 horas após o procedimento, pois o suor pode irritar a pele.
Além disso, o dermatologista pode indicar o uso de cremes hidratantes para manter a pele hidratada e evitar manchas ou irritação na pele.
Peeling de cristal antes e depois
Antes do peeling de cristal, a pele pode apresentar rugas ou linhas de expressão, cicatrizes visíveis ou grossas, estrias vermelhas, poros dilatados ou manchas.
Após o peeling de cristal, é possível observar a melhora dessas condições, com a pele mais firme, menos flácida, mais mais rejuvenescida, com cicatrizes menos visíveis e sem manchas.
Para comparar o antes e após o peeling de cristal, o médico deve tirar algumas fotos, sendo possível notar melhor as diferenças.
Quem não deve fazer
O peeling de cristal não é indicado em algumas situações, sendo as principais:
- Diabetes não controlada;
- Queimaduras ou infecções na pele;
- Herpes simples ou zóster ativas;
- Rosácea, impetigo, verrugas na pele, eczema ou dermatite seborreica;
- Vitiligo ou qualquer outra doença autoimune de pele;
- Uso de remédios anticoagulantes ou retinoides;
- Telangiectasia ou vasos sanguíneos visíveis na pele.
Além disso, o peeling de cristal não deve ser feito por pessoas com câncer de pele ou em tratamento para qualquer outro tipo de câncer, infecção pelo HIV, AIDS ou hepatite B ou C.
O peeling de cristal também é contraindicado para pessoas que tenham alergia aos cristais de hidróxido de alumínio.
Durante a gravidez ou amamentação, o peeling de cristal só pode ser feito caso seja liberado pelo médico.
Leia também: Peeling de cróton: o que é, para que serve, como é feito e riscos tuasaude.com/peeling-de-croton