5 peixes que a grávida deve evitar (e 8 que pode comer)

Durante a gestação, a grávida deve evitar principalmente o consumo de peixes como tubarão, alguns tipos de atum e dourado, mas pode comer outros, como salmão, sardinha ou linguado, desde que com moderação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

O consumo exagerado de peixe na gravidez pode ser prejudicial, principalmente devido ao mercúrio na sua carne que, quando ingerido pela mãe, passa através da placenta e pode prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebê.

Leia também: Contaminação por mercúrio: sintomas, como acontece e o que fazer tuasaude.com/sinais-de-contaminacao-por-mercurio

No entanto, o consumo de peixes também não deve ser completamente evitado na gravidez, já que seus nutrientes são benéficos para a saúde do bebê. Assim, é recomendado consultar um obstetra ou nutricionista para saber os peixes mais indicados.

Mulher grávida escolhendo peixes no mercado

Peixes que a grávida deve evitar

Os peixes que a gestante deve evitar consumir na gravidez incluem:

  1. Tubarão ou cação;
  2. Atum patudo e o atum bluefin;
  3. Dourado;
  4. Peixe espada;
  5. Cavala.

Esses peixes devem ser evitados na gravidez por conterem quantidades maiores de mercúrio na sua carne. Além disso, existem outros que, embora sejam permitidos, seu consumo deve ser limitado a no máximo 1 porção de aproximadamente 100g por semana.  

Para saber os peixes mais indicados e como consumi-los na gravidez, marque uma consulta com um obstetra mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Peixes que podem ser consumidos

Já os peixes mais indicados durante a gravidez são:

  1. Salmão;
  2. Sardinha;
  3. Linguado;
  4. Arenque;
  5. Pescada;
  6. Bacalhau;
  7. Tilápia;
  8. Atum branco (albacora)
  9. Bagre.

Estes peixes geralmente podem ser consumidos 2 a 3 vezes por semana, preferencialmente grelhados ou assados e na quantidade de aproximadamente 100g por refeição, o que equivale mais ou menos à medida da palma de uma mão.

Já o atum branco (albacora) pode-se consumir até 170 g por semana. No entanto, o ideal é consultar o obstetra ou nutricionista quanto às recomendações sobre o consumo de peixes por mulheres grávidas, porque podem existir variações de uma região para outra.

Grávida pode comer peixe cru?

O peixe cru na gravidez deve ser evitado, porque estes alimentos podem conter bactérias e parasitas que não são eliminados pelo processo de confecção e, por isso, podem oferecer risco à saúde da mulher grávida e seu bebê. 

Assim, mulheres grávidas devem evitar pratos como sushi ou sashimi. Mesmo que goste muito, o ideal é esperar um pouco até o nascimento do bebê e, até lá, preferir peixes bem passados ou cozidos. Confira outros alimentos que devem ser evitados na gravidez.

Camarão e frutos do mar podem ser consumidos?

Alguns frutos do mar, como camarão e ostras, podem ser consumidos na gravidez, pois contêm quantidades de mercúrio semelhantes aos peixes, devendo ser consumidos na mesma quantidade de 100g por refeição. Devem ainda ser bem cozinhados, evitando-se comê-los crus ou mal passados.

O ideal é que a sua escolha e consumo sejam sempre orientados por um nutricionista ou médico obstetra.

Vídeos relacionados

DIETA VEGETARIANA e VEGANA durante a gravidez

08:26 | 21.381 visualizações

Como não engordar na gravidez

05:37 | 971.989 visualizações