Pelo encravado na virilha é o fio de cabelo que cresce dentro da pele, sem sair para a superfície, causando sintomas como bolinha vermelha, que pode ter pus, coceira ou dor.
O pelo encravado na virilha pode surgir principalmente devido à depilação com cera, lâmina ou pinças, por exemplo, e ser favorecido pelo uso de roupas apertadas.
Leia também: Pelo encravado: sintomas, causas, tratamento (e como tirar) tuasaude.com/pelo-encravadoPara acabar com o pelo encravado na virilha, é recomendado aplicar compressas mornas ou fazer esfoliação. Caso não melhore, aumente de tamanho ou tenha pus, é recomendado consultar o dermatologista para fazer o tratamento mais adequado.

Sintomas de pelo encravado na virilha
Os principais sintomas de pelo encravado na virilha são:
- Bolinha vermelha, roxa ou mais escura que a pele;
- Coceira no local;
- Dor ou desconforto;
- Aumento da sensibilidade no local;
- Bolinhas com pus, semelhante a espinhas;
- Caroço duro na pele da virilha.
Além disso, em alguns casos é possível visualizar o pelo sobre a pele ou até surgir inflamação no folículo piloso, conhecida como foliculite. Saiba como identificar a foliculite na virilha.
O que fazer
Para tirar o pelo encravado na virilha, é recomendado:
1. Aplicar compressas mornas
As compressas mornas na virilha, podem ajudar a amolecer a pele e abrir os poros, favorecendo a saída do pelo e a eliminação do caroço de pelo encravado.
Desta forma, é recomendado aplicar compressas mornas por 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia.
2. Esfoliar a pele
Para tirar o o caroço do pelo encravado, é recomendado esfoliar a pele, pois permite a remoção de células mortas da pele, facilitando a saída do pelo encravado na virilha.
Pode-se fazer a esfoliação da pele da virilha de 1 a 2 vezes por semana e não deve ser feita se existirem sintomas de foliculite.
Leia também: 5 receitas de esfoliantes corporal caseiro tuasaude.com/esfoliante-caseiro-para-o-corpo3. Usar gel para pelos encravados
Usar gel para pelos encravados, como o gel Vaya, pode ajudar a promover a esfoliação da pele, além de hidratar a pele, facilitando a saída do pelo.
Essa solução contém ácido salicílico e glicerina e deve ser aplicada 2 vezes por dia, de manhã e à noite, até que a pele esteja menos vermelha e irritada.
Leia também: Quais pomadas e cremes usar para pelo encravado? tuasaude.com/medico-responde/cremes-e-pomadas-para-pelo-encravado4. Aplicar óleo de coco
Aplicar óleo de coco na região da virilha com pelo encravado, ajuda a hidratar a pele, além de evitar infecções, já que o óleo de coco possui ação antibacteriana.
Hidratar a pele quando se tem pelo encravado, ajuda a amolecer a pele e facilitar a saída do pelo.
Para potencializar o efeito antibacteriano, pode-se misturar 1 gota do óleo de melaleuca com 1 colher de sopa de óleo de coco.
Antes de usar o óleo de melaleuca, deve-se verificar se possui alergia a esse óleo e, por isso, é recomendado fazer um teste de alergia. Veja como fazer o teste de alergia à melaleuca e outras formas de usar.
5. Usar uma pinça
Usar uma pinça limpa é recomendado quando é possível visualizar um pequeno pedaço do pelo saindo pela pele.
A pinça deve ser limpa antes do uso, com água e sabão neutro e depois com álcool 70%.
Leia também: Pelo encravado duro: o que fazer? tuasaude.com/medico-responde/pelo-encravado-duro-o-que-fazer6. Manter a pele limpa
Em todos os casos de pelo encravado na virilha, deve-se manter a pele limpa, lavando com água e sabonete neutro durante o banho e secando bem em seguida suavemente com uma toalha limpa e seca.
Isso evita a piora do pelo encravado e o risco de infecções bacterianas no local.
O que não fazer
Não se deve espremer, cutucar, apertar, arranhar, esfregar ou tentar tirar o pelo encravado na virilha com agulhas.
As pinças também não devem ser usadas quando o pelo está completamente coberto pela pele.
Isso porque, pode provocar infecções bacterianas no local, piorando os sintomas do pelo encravado.
Além disso, quando existe infecção, o tratamento pode ficar mais difícil e demorado.
Causas do pelo encravado na virilha
As principais causas de pelo encravado na virilha são depilar com cera, lâmina ou pinças, por exemplo.
A depilação com essas técnicas pode fazer com que o pelo, ao crescer, não encontre a saída da pele, se enrolando e crescendo dentro pele, provocando inflamação no local.
Além disso, pelos grossos e encaracolados, aumentam o risco do pelo encravar, por isso, é muito comum de acontecer na virilha, pois os pelos normalmente têm essas características.
O uso de roupas apertadas após a depilação também pode favorecer a irritação na pele e o surgimento de pelo encravado na virilha.
Como prevenir
Para prevenir o pelo encravado na virilha, é recomendado:
- Lavar a virilha com água morna e sabão neutro e secar bem antes de depilar;
- Usar uma lâmina nova a cada depilação;
- Passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos;
- Puxar a cera no sentido oposto do crescimento dos pelos;
- Lavar a lâmina após cada vez que se passar na pele.
Além disso, é recomendado hidratar bem a pele da virilha antes e após a depilação e fazer uma esfoliação 1 vez por semana para evitar que o pelo encrave.
Também deve-se evitar usar roupas muito apertadas, pois a fricção da roupa com a pele pode causar irritação e aumentar o risco de pelo encravado na virilha.
Quando ir ao médico
É recomendado consultar o dermatologista quando existem sinais de infecção no pelo encravado, como pus, aumento da dor e do inchaço, além de febre.
Além disso, quando se tem pelo encravado na virilha com frequência, é recomendado consultar o dermatologista que pode indicar a depilação a laser, por exemplo.
Leia também: Tratamento para pelo encravado: remédios e opções caseiras tuasaude.com/pomada-para-pelo-encravado