Pen-ve-oral é um medicamento derivado da penicilina em forma de comprimidos que contém fenoximetilpenicilina potássica, e que pode ser usado como alternativa ao uso da injeção de Penicilina, conhecida por causar muita dor. No entanto até mesmo as injeções de Benzetacil já não precisam causar tanta dor porque podem ser diluídas com um anestésico chamado Xilocaína, quando permitido pelo médico.
Indicações
Pen-ve-oral é uma penicilina de uso oral que pode ser usada para infecções bacterianas respiratórias leves a moderadas como amigdalite, escarlatina e erisipela, pneumonia bacteriana leve ou moderada causada por pneumococos; infecções de pele leve causada por estafilococos; como forma de prevenção da endocardite bacteriana em pessoas com doença cardíaca, doença reumática, antes da cirurgia dentária ou na face.
Modo de uso
A penicilina de uso oral tem melhor efeito quando tomado de estômago vazio, mas se causar irritação no estômago, pode-se toma-lo junto às refeições.
O efeito deste medicamento começa em 6 a 8 horas após a sua primeira toma.
Preço
A caixa com 12 comprimidos de Pen-Ve-Oral, a penicilina para uso oral, custa entre 17 e 25 reais.
Efeitos colaterais
Pen-ve-oral pode causar comummente dor de cabeça, candidíase oral ou na região genital, náusea, vômito e diarreia. Ele também pode diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional e por isso é aconselhado recorrer a outra forma de proteção contra gravidez indesejada durante o tratamento.
Contraindicações
Pen-ve-oral não deve ser usado em caso de alergia à penicilina ou cefalosporina. Pode interferir no efeito de outros remédios como os usados para úlceras e gastrite, bupropiona, cloroquina, exenatida, metotrexato, micofenolato mofetil, probenecida, tetraciclinas e tramadol.