Percevejo de colchão: o que é, sintomas, como eliminar e tratamento

O percevejo de colchão é um pequeno inseto de cor marrom-avermelhada, que se alimenta do sangue humano, causando sintomas como coceira, sensação de queimação e bolinhas vermelhas e inchadas na pele.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os principais tipos de percevejo de colchão são os cientificamente conhecidos como Cimex lectularius ou Cimex hemipterus, que podem ser encontrados escondidos nas dobras do colchão, nas roupas de cama, nos estrados ou em cabeceiras, por exemplo.

Na presença de sintomas de percevejo de colchão, é recomendado consultar um dermatologista, ou clínico geral, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de pomadas com corticoides, como hidrocortisona ou dexametasona, ou ainda comprimidos anti-histamínicos e antibióticos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de percevejo de colchão são:

  • Erupções cutâneas, que são bolinhas elevadas e vermelhas na pele;
  • Coceira;
  • Bolinhas na pele em forma de zigue-zague;
  • Sensação de queimação na pele;
  • Dor e desconforto no local das picadas.

Os percevejos de colchão podem picar qualquer parte do corpo que entra em contato com a cama, como braços, rosto, pescoço, pernas, tronco ou pernas, por exemplo.

Em casos mais raros, as picadas de percevejo de colchão também podem causar reações alérgicas graves, ou anafilaxia, incluindo sintomas como dificuldade de respirar, febre e língua inchada. Nessas situações, é recomendado procurar imediatamente o atendimento de emergência mais próximo. Conheça melhor sobre os sintomas da anafilaxia.

Como confirmar se é percevejo de colchão

Para confirmar se é percevejo de colchão, o dermatologista, ou clínico geral, avalia o histórico de saúde da pessoa e as lesões na pele.

Para avaliar o risco de percevejo de colchão, marque uma consulta com o dermatologista mais próximo da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, outras formas para saber se as lesões são causadas pelo percevejo de colchão são verificar a presença desse inseto nas dobras de colchões e lençóis; o cheiro adocicado e de mofo no quarto; ou manchas pretas ou de sangue na roupa de cama, colchões, sofás ou cabeceiras.

Como é feito o tratamento

O tratamento para aliviar as picadas de percevejo de colchão deve ser feito evitando-se coçá-las, para evitar lesões e infecções. Além disso, alguns remédios caseiros que ajudam a a aliviar o inchaço e coceira das picadas são fazer compressas frias, com pano úmido, lavar as picadas delicadamente com água e sabão.

Em alguns casos, o médico também pode indicar o uso oral de anti-histamínicos ou a aplicação de pomadas ou loções que ajudam no tratamento das coceiras, como hidrocortisona, dexametasona ou maleato de dexclorfeniramina. Conheça outras pomadas indicadas para picada de inseto.

Como eliminar o percevejo de colchão

Algumas dicas para ajudar a eliminar o percevejo de colchão são:

  • Lavar as roupas de cama com água quente a 60º C;
  • Secar as roupas em uma secadora à temperatura máxima ou ao sol até ficarem completamente secas;
  • Colocar as roupas e lençóis em um saco plástico e leve ao freezer por 3 a 4 dias;
  • Escovar o colchão, o estrado e/ou as costuras dos móveis com uma escova de cerdas duras;
  • Limpar e aspirar regularmente as frestas da cama, o estrado, o colchão, o travesseiro ou qualquer outro local onde foram encontrados os percevejos.

Além disso, é recomendado também contratar uma empresa de controle de pragas, com experiência no controle de percevejos de colchão, para eliminar esses insetos e seus ovos.

Como evitar

Algumas formas de evitar o percevejo de colchão são:

  • Usar protetores de colchões e travesseiros;
  • Manter os ambientes limpos e organizados, principalmente as áreas próximas de onde se dorme;
  • Ao voltar de viagem, lavar todas as roupas com água quente e sabão e deixar secar em secadora ou ao sol;
  • Verificar todos os móveis e colchões comprados usados, antes de levá-los para casa;
  • Durante a hospedagem em hotéis ou pousadas, verificar se têm percevejos em lençóis, colchões, cabeceiras ou móveis estofados no quarto;
  • No retorno de viagens, somente levar malas ou roupas para dentro de casa após verificar se têm ou não percevejos.

Além disso, é indicado também verificar todas as roupas e objetos de tecido usados antes de comprar, lavá-los em água quente e sabão, e secando-os bem em secadora ou ao sol.