O que é:
A pericoronarite é uma situação em que há a inflamação, acompanhada ou não de infecção, em um dente que está parcialmente coberto pela gengiva, resultando em dor, inchaço local e mal hálito. Apesar da pericoronarite poder acontecer em qualquer dente, é mais comum de ser percebida nos terceiro molares, popularmente conhecidos como sisos.
Essa situação acontece principalmente pelo acúmulo de resto de alimentos na região e, por ser muitas vezes de difícil acesso, a escovação dos dentes não é suficiente para removê-los. Assim, favorece a proliferação de bactérias, resultando em inflamação e infecção.
O tratamento para a pericoronarite é feito conforme orientação do dentista, sendo normalmente recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e, quando não há sinais de infecção, pode ser recomendada a remoção do excesso de gengiva ou do dente siso.
Principais sintomas
Os principais sintomas de pericoronarite são:
- Dor leve ou que irradia para os ouvidos ou cabeça;
- Inchaço local;
- Mau hálito;
- Sangramento das gengivas;
- Dificuldade para mastigar ou engolir;
- Aumento dos gânglios do pescoço;
- Mal-estar;
- Febre baixa.
O diagnóstico da pericoronarite é é feito pelo dentista a partir da análise dos sintomas apresentados pela pessoa, bem como avaliação da gengiva e dos exames de imagem, em que é observada a posição dos dentes na arcada dentária, além de local e posição de crescimento do siso, ajudando o dentista a definir a melhor forma de tratamento.
Possíveis causas
A pericoronarite está principalmente relacionado com o nascimento do dente siso, isso porque o fato do dente estar semi-incluso provoca inflamação da região em torno do dente, além de tornar a higienização mais difícil, impedindo que os alimentos acumulados no local sejam totalmente removidos, o que favorece a proliferação de bactérias e formação de placas, por exemplo.
Além disso, outras situações que podem causar a pericoronarite são falta de higiene ou higienização bucal inadequada, presença de placas bacterianas entre a coroa do dente e a gengiva e traumas nos tecidos moles que cobrem a coroa do dente.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a pericoronarite é feito conforme a orientação do dentista e pode variar de acordo com a gravidade da inflamação. De forma geral, é indicado o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir o inchaço e aliviar a dor, como o Ibuprofeno e o Paracetamol, por exemplo. Quando há sinais de infecção, o dentista pode recomendar o uso de antibióticos para combater a infecção, como a Amoxicilina, por exemplo.
Nos casos em que a pericoronarite está relacionada com o siso, após o desaparecimento dos sinais inflamatórios e infecciosos, pode ser indicado pelo dentista a remoção do siso ou a realização da gengivectomia, que consiste na remoção da gengiva que está em excesso, facilitando a saída do dente. Entenda como é feita a gengivectomia.
O tratamento da pericoronarite normalmente dura poucos dias, no entanto, caso não seja feito da maneira correta ou a higienização dos dentes não seja feita ou seja realizada de forma incorreta, pode haver complicações, como infecções graves, por exemplo, que podem prolongar o tempo de tratamento.
Opções de tratamento caseiro
O tratamento caseiro pode ser feito com o objetivo de aliviar os sintomas, mas não substituem a orientação do dentista. Para aliviar o inchaço e as dores, pode-se fazer uma compressa com água gelada na região por cerca de 15 minutos.
Além disso, pode-se fazer bochecho com água morna e sal, pois ajudam a combater possíveis agentes infecciosos e acelerar o processo de cicatrização, mas isso só deve ser feito conforme orientação do dentista, caso contrário poderá agravar o quadro clínico da pessoa.