Perimenopausa: o que é, sintomas, causas e tratamento

Perimenopausa é a fase de transição entre a vida reprodutiva e não reprodutiva da mulher, que ocorre antes de entrar na menopausa, causando sintomas como menstruação irregular, ondas de calor, alterações no humor ou dificuldade para dormir, por exemplo.

A perimenopausa não tem idade certa para acontecer mas, geralmente, inicia-se cerca de 3 a 4 anos antes da última menstruação, por volta dos 40 anos, mas também pode ocorrer antes, por volta dos 30 anos, e termina quando a mulher tem a menopausa. 

O tratamento da perimenopausa nem sempre é necessário, no entanto, o ginecologista pode recomendar alterações na dieta, prática de atividades físicas ou uso de remédios, como antidepressivos, anticoncepcionais ou até terapia de reposição hormonal em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas da perimenopausa

Os principais sintomas da perimenopausa são:

  • Menstruação irregular;
  • Alterações no fluxo menstrual que pode ser mais ou menos abundantes;
  • Ciclos menstruais mais curtos ou mais longos;
  • Ondas de calor de início súbito no rosto, pescoço ou peito;
  • Sensação de calor intensa, às vezes seguida de calafrios;
  • Secura vaginal, dor ou desconforto durante o contato íntimo;
  • Diminuição da libido;
  • Dificuldade para adormecer, insônia ou despertar precoce;
  • Mudanças de humor ou depressão.

Esses sintomas estão relacionados às flutuações dos níveis de estrogênio durante a perimenopausa, também chamada fase de transição para a menopausa. Conheça as principais fases da menopausa.

É possível engravidar durante a perimenopausa?

Durante a perimenopausa, o desequilíbrio hormonal e a menstruação irregular, não impedem uma gravidez, portanto, é possível engravidar durante a perimenopausa.

Por isso, durante esta fase, para mulheres que desejam evitar uma gravidez, é necessário usar um método contraceptivo indicado pelo ginecologista. Veja os principais métodos contraceptivos que podem ser indicados pelo médico.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da perimenopausa é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas, além da idade da mulher.

Se deseja uma avaliação completa do ginecologista, marque uma consulta na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Geralmente, não é necessário nenhum tipo de exame, mas o médico pode solicitar exames de sangue para avaliar os níveis de estrogênio, progesterona e FSH, por exemplo.

Além disso, o médico pode pedir exames que avaliam a tireoide, para descartar alterações nessa glândula que pode ter sintomas semelhantes à perimenopausa. Veja os principais exames que avaliam a tireoide.

Qual a diferença entre menopausa, perimenopausa e climatério?

A menopausa é o fim da idade reprodutiva da mulher, marcada pela ausência de menstruação por 12 meses seguidos, e geralmente ocorre entre os 45 e 51 anos, mas pode ocorrer antes ou depois dessa faixa de idade.

Já a perimenopausa é a fase de transição gradual para a menopausa, que pode ocorrer cerca de 3 a 4 anos antes da mulher entrar na menopausa, causando sintomas semelhantes aos da menopausa em algumas mulheres.

Por outro lado, o climatério engloba 3 fases que são a perimenopausa, a menopausa e a pós menopausa, ou seja, inicia-se na fase de transição para a menopausa, continua durante a menopausa e estende-se por alguns anos após a menopausa.

Possíveis causas

A perimenopausa é causada por flutuações hormonais, principalmente de estrogênio, produzido de forma inconstante pelos ovários nessa fase, podendo aumentar o diminuir, resultando em alterações no padrão menstrual.

Além disso, nessa fase também ocorrem diminuição dos folículos ovarianos e alterações nos níveis do hormônio FSH, que é responsável por promover a maturação dos óvulos.

Alguns fatores podem contribuir para a mulher entrar na perimenopausa precoce como tabagismo, história familiar de menopausa precoce, quimioterapia para o tratamento do câncer ou cirurgia para remoção do útero.

Como é feito o tratamento 

O tratamento da perimenopausa deve ser feito com orientação do ginecologista e geralmente envolve alterações na dieta e a prática regular de exercícios físicos.

Além disso, em alguns casos, o médico pode indicar o uso de antidepressivos para reduzir os sintomas depressivos ou alterações de humor, ou gabapentina para aliviar as ondas de calor.

Outros tratamentos que o médico pode indicar são uso de contraceptivos hormonais para estabilizar os níveis de hormônios e evitar uma possível gravidez, lubrificantes vaginais para aliviar a secura vaginal e o desconforto durante o contato íntimo

O tratamento com terapia de reposição hormonal só deve ser feito se indicado pelo ginecologista após avaliação dos fatores de risco como histórico pessoal ou familiar de câncer de mama ou de útero, doenças trombóticas ou tromboembólicas, por exemplo. Veja como é feita a terapia de reposição hormonal

Se você está entrando na perimenopausa, assista o vídeo a seguir de como a dieta para menopausa pode ajudar:

MENOPAUSA | Dieta para Aliviar Sintomas

06:23 | 514.156 visualizações

Vídeos relacionados

COMO NÃO ENGORDAR NA MENOPAUSA

04:02 | 64.141 visualizações

MENOPAUSA | Dieta para Aliviar Sintomas

06:23 | 514.156 visualizações