A periodontite é uma inflamação e infecção crônica na gengiva, causada pelo acúmulo de placa ou tártaro entre os dentes e a gengiva, e proliferação excessiva de bactérias, que ao longo do tempo, resulta na destruição do tecido que sustenta o dente, podendo afetar um ou mais dentes.
A periodontite pode ser percebida pelo inchaço na gengiva, que também pode estar vermelha e apresentar sangramento durante a escovação e alimentação. Além disso, quando observa-se que os dentes estão ficando tortos ou separados aos poucos, pode ser sinal de que os tecidos de sustentação dos dentes estão enfraquecidos.
É importante consultar o dentista sempre que surgirem os sintomas de periodontite para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com remoção da placa bacteriana e tártaro, uso de antibióticos ou cirurgia.
Sintomas de periodontite
Os principais sintomas de periodontite são:
- Mau hálito;
- Gengivas muito vermelhas;
- Gengiva inchada;
- Sangramento da gengiva após escovar os dentes ou comer;
- Gengiva vermelha e inchada;
- Dentes tortos;
- Amolecimento dos dentes;
- Aumento da sensibilidade dentária;
- Perda dos dentes;
- Aumento do espaço entre os dentes;
- Acordar com sangue no travesseiro.
A periodontite pode ser localizada, afetando somente um ou outro dente, ou generalizada, quando afeta todos os dentes ao mesmo tempo. A mudança na aparência dos dentes é o que mais chama a atenção da pessoa, ou de pessoa próximas.
A maioria das pessoas sofre com um episódio de inflamação na gengiva pelo menos 1 vez na vida, sendo particularmente comum nas mulheres durante a gravidez, devido às alterações hormonais, mas nem todos terão a periodontite, que apesar de ter como sintoma a gengivite, é uma doença mais grave, que pode necessitar até mesmo de uma raspagem profunda da gengiva e cirurgia dentária.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da periodontite pode ser feito pelo dentista ao observar os dentes e a gengiva da pessoa, e avaliação do histórico de saúde, para identificar hábitos de vida ou uso de remédios que podem estar levando ao surgimento dos sintomas.
Além disso, para confirmar a periodontite, o dentista deve solicitar um exame de imagem, como raio X panorâmico, de forma a avaliar a perda óssea na região afetada. Saiba como é feito o raio X panorâmico.
Possíveis causas
A principal causa da periodontite é a formação de placas bacterianas e tártaro nos dentes e entre os dentes e a gengiva, provocando inflamação crônica na gengiva, e desenvolvimento de bolsas contendo bactérias, placas e tártaro, entre as gengivas e o dentes, podendo levar a infecções profundas e perda de tecido ósseo.
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da periodontite, como:
- Má higiene oral;
- Hábito de fumar ou mascar tabaco;
- Alterações hormonais na gravidez ou menopausa;
- Uso de cigarro eletrônico ou VAPE;
- Deficiência de vitamina C;
- Diabetes tipo 2;
- Obesidade;
- Artrite reumatoide;
- Doença de Crohn;
- Uso de anticoncepcionais orais;
- Uso de remédios que reduzem a produção de saliva, como anti-histamínicos, antidepressivos ou anti-hipertensivos.
Além disso, fatores genéticos ou doenças que afetam o sistema imunológico, como infecção pelo HIV ou leucemia, também podem aumentar o risco de desenvolvimento da periodontite.
Tratamento da periodontite
O tratamento para acabar com a periodontite envolve raspagem da raiz do dente, em consultório e sob anestesia, para remoção da placa de tártaro e bactérias que estão destruindo a estrutura óssea que suporta o dente. O uso de antibiótico pode fazer parte do tratamento em alguns casos.
A manutenção no dentista periodicamente diminui a evolução dessa inflamação e ajuda a controlar a doença, diminuindo a perda óssea e evitando a queda de dentes. Além disso, não fumar, escovar os dentes diariamente e passar o fio dental são formas de controlar e curar a periodontite. Conheça as opções de tratamento da periodontite.
Teste seus conhecimentos
Para combater os sintomas da periodontite e prevenir o seu desenvolvimento é importante manter uma boa saúde bucal. Por isso, faça nosso teste online para avaliar seus conhecimentos: