O que é:
A permetrina é um piretróide sintético indicado para o tratamento da infestação por piolhos (pediculose), lêndeas (ovos de piolhos) e da sarna (escabiose), causando a paralisia e morte dos parasitas, e aliviando os sintomas como coceira intensa ou bolinhas na pele, por exemplo.
Durante o tratamento com permetrina podem surgir efeitos colaterais como coceira, sensação de queimação ou formigamento e vermelhidão na pele, sendo importante fazer uso apenas com a orientação do clínico geral, dermatologista ou pediatra.
A permetrina pode ser encontrada em farmácias e drogarias na forma de xampus, sabonetes e loções, para uso tópico, com nomes comerciais como Kwell, Nedax Plus, Pediletan, Keltrina Plus, Permetrina ou Piolixina, por exemplo.
Para que serve
A permetrina é indicada para o tratamento da infestação de:
- Piolhos (pediculose);
- Lêndeas (ovos de piolhos)
- Sarna (escabiose).
Existem diferentes apresentações deste medicamento, como shampoo, loção e sabonete, por isso é importante consultar o médico para saber qual a mais adequada para o tratamento.
Qual médico consultar?
O médico especialista no tratamento de doenças ou infecções da pele dermatologista, que deve avaliar os sintomas, diagnosticar o tipo de infecção, se sarna ou piolho e indicar o tratamento adequado.
Como usar
A permetrina deve ser usada somente sobre a pele do corpo ou couro cabeludo, e não deve ser ingerida por vial oral, sendo que a forma de uso depende da sua indicação e forma de apresentação:
1. Permetrina loção 1%
A permetrina loção 1% é indicada no tratamento da pediculose (piolhos e lêndeas), podendo ser usada da seguinte forma:
- A partir de 2 anos de idade: agitar o frasco do medicamento e aplicar sobre os cabelos úmidos, cobrindo todo o couro cabeludo. Esfregar bem a cabeça, especialmente atrás das orelhas e na nuca, e deixar agir por 10 minutos. Depois deve-se passar um pente fino para remover os piolhos e, no final, enxaguar e secar bem o cabelo com uma toalha limpa e seca.
Dependendo do tamanho dos cabelos, pode ser necessário a aplicação de mais de um frasco, além disso, caso ainda existam piolhos, pode ser indicado repetir a aplicação após 7 dias.
2. Permetrina 5% loção cremosa
A permetrina loção cremosa 5% é indicada no tratamento da escabiose (sarna) e deve ser usada conforme abaixo:
- A partir de 2 meses de idade: massagear o produto na pele, desde a cabeça até a sola dos pés. No caso de bebês, passar também no couro cabeludo e nuca. Lavar a pele com água para remover o produto após 8 a 14 horas da aplicação.
É comum surgir coceira após o tratamento, mas caso persista por mais de 14 dias, é recomendado consultar o médico.
O uso da permetrina 5% loção cremosa para bebês com mais de 2 meses, só deve ser feito com orientação do pediatra.
3. Permetrina sabonete 1%
O sabonete de permetrina normalmente é indicado para complementar o tratamento da pediculose (piolhos) com o shampoo de permetrina e deve ser usado da seguinte forma:
- A partir de 2 meses de idade: massagear a região afetada com o sabonete durante 3 minutos e deixar a espuma atuar por 10 minutos, enxaguando logo em seguida. Esta etapa deve ter início no dia após a aplicação do shampoo de permetrina 1% e ser repetida por 7 dias.
É importante não aplicar o sabonete ou deixar a espuma cair sobre os olhos, narinas e boca, queimaduras ou feridas. Também não se deve ingerir o produto, nem a espuma, durante a aplicação.
Para bebês com mais de 2 meses, a permetrina sabonete 1% só deve ser usada com recomendação e orientação do pediatra.
4. Permetrina shampoo 1%
A permetrina em shampoo geralmente é indicada no tratamento da pediculose (piolhos) e pode ser usada da seguinte forma:
- A partir de 2 meses de idade: aplicar o shampoo nos cabelos e couro cabeludo, especialmente na nuca e atrás das orelhas, e deixar agir por 10 minutos, enxaguando e secando logo após. Todo o conteúdo do frasco deve ser usado em apenas uma aplicação e os cabelos precisam estar molhados antes de começar.
Após a secagem, é recomendado usar um pente fino nos cabelos para remover os piolhos que podem ter permanecido na cabeça. Algumas vezes, o médico pode indicar repetir a aplicação após 7 dias.
É importante evitar o contato do shampoo ou espuma com os olhos, narinas ou boca, feridas e queimaduras enquanto é aplicado.
O uso da permetrina shampoo 1% para bebês com mais de 2 meses, só deve ser feito com orientação do pediatra.
Possíveis efeitos colaterais
Os principais efeitos colaterais da permetrina são:
- Sensação de formigamento, dormência ou queimação na pele;
- Dor ou desconforto no local da aplicação;
- Vermelhidão, coceira ou irritação na pele.
Geralmente, esses efeitos tendem a ser leves e melhorar em alguns dias após o tratamento.
Além disso, em caso de suspeita de reações alérgicas, especialmente se surgirem sintomas como inchaço, vermelhidão ou coceira intensa, é importante interromper o uso do medicamento e consultar o médico. Veja os sintomas de alergia na pele.
Permetrina coça muito?
A coceira que a permetrina pode causar normalmente é leve e tende a desaparecer em até 4 semanas, não necessitando de um tratamento específico.
Algumas medidas, como aplicar cremes hidratantes sobre a pele ou tomar um banho com água fria, podem ajudar a aliviar a coceira. Veja mais formas caseiras de aliviar a coceira na pele.
Quem não deve usar
A permetrina não é indicada para pessoas com histórico de alergia a medicamentos com piretroides sintéticos ou piretrina na composição. Também não deve ser usada caso exista inflamação, ferimentos ou queimaduras no local onde será aplicada.
Além disso, a permetrina está contraindicada em gestantes e mulheres amamentando sem orientação médica, crianças menores de 2 meses e, no caso da permetrina loção 1%, menores de 2 anos de idade.