Petéquias: o que são, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em junho 2023

As petéquias são pequenos pontos vermelhos, roxos ou marrom que normalmente surgem agrupados, como resultado de um pequeno sangramento sob a pele ou mucosas. São mais frequentes nos braços, pernas ou barriga, mas também podem surgir na boca ou nos olhos.

As petéquias podem ser causadas por traumas, doenças infecciosas, distúrbios dos vasos sanguíneos, reações alérgicas, doenças auto-imunes ou como efeito colateral de certos medicamentos, por exemplo.

É importante consultar o clínico geral, hematologista ou dermatologista sempre que surgirem petéquias, para que seja identificada sua causa e realizado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1
Petéquias no braço

Principais sintomas

O principal sintoma das petéquias é a formação de pequenos pontos sob a pele ou mucosas, de tamanho muito pequeno, medindo cerca de 1 a 2 mm, e que se apresentam em aglomerados.

As petéquias geralmente têm uma coloração avermelhada, roxa ou marrom e surgem com mais frequência nos braços, pernas e barriga, mas também podem aparecer na boca, nádegas ou nos olhos, dentro das pálpebras.

Além das petéquias, podem surgir outros sintomas, que variam de acordo com a causa, podendo incluir febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea ou até sangramento no nariz ou gengivas, por exemplo. Estes sintomas ajudam o médico a descobrir a possível causa.

Possíveis causas

Na maior parte dos casos as petéquias são causadas por:

  • Infecções causadas por vírus, como citomegalovírus e hantavírus ou outras infecções causadas por vírus, como mononucleose infecciosa, dengue, ebola e febre amarela;
  • Infecções causadas por bactérias, como febre maculosa, escarlatina, endocardite ou infecções da garganta, por exemplo;
  • Vasculite, que se caracteriza por uma inflamação dos vasos sanguíneos, devido a uma redução ou bloqueio do fluxo sanguíneo no vaso afetado, podendo levar a necrose da área inflamada, devido à falta de oxigênio no local;
  • Redução do número de plaquetas no sangue, conhecido como trombocitopenia;
  • Reações alérgicas;
  • Doenças auto-imunes;
  • Escorbuto, que é uma doença causada por uma deficiência em vitamina C;
  • Sepse, que é uma infecção generalizada pelo corpo;
  • Uso de certos medicamentos, como alguns antibióticos, antidepressivos e sedativos, anticoagulantes, anticonvulsivantes e anti-inflamatórios não esteroides;
  • Leucemia, que é um tipo de câncer que afeta a medula óssea.

Além disso, lesões na pele, resultantes de acidentes, pancadas, fricção da pele por roupas apertadas ou objetos, mordidas, queimaduras solares ou picadas de inseto, podem também levar ao surgimento de petéquias.

Como é feito o tratamento

O tratamento das petéquias deve ser orientado pelo clínico geral ou hematologista, e varia de acordo com sua causa. Caso sejam resultado do efeito colateral de um medicamento, é provável que as petéquias só desapareçam quando a pessoa suspender o medicamento, por isso, é importante ter a orientação do médico que pode substituir o medicamento por outro que não causa este efeito colateral.

No caso das petéquias terem sido causadas por uma infecção bacteriana, o tratamento pode ser feito com o uso de antibióticos e analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar outros sintomas que possam surgir como dor, febre ou inflamação. 

Já no caso das petéquias terem sido causadas por dengue, o médico pode recomendar repouso, aumentar a ingestão de líquidos ou utilizar um analgésico, como paracetamol ou dipirona, por exemplo. Saiba como é feito o tratamento da dengue clássica e hemorrágica.

Além disso, dependendo da causa, o médico também pode indicar o uso de remédios corticóides ou imunossupressores.