Piascledine: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Piascledine é um medicamento de ação lenta indicado para o tratamento da dor nos quadros de artrose, ajudando, assim, a melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Médico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Também conhecido como Piascledine 300, esse remédio contém óleo dos frutos e das sementes de abacate (Persea Americana Miller) e soja (Glycine Max (L.) Merr), compostos que favorecem a restauração de colágeno e do tecido conjuntivo.

Leia também: Colágeno: o que é, para que serve (e quando usar) tuasaude.com/colageno

O Piascledine é encontrado em farmácias e drogarias na forma de cápsulas de 300 mg, vendido somente mediante a apresentação de receita médica e indicado somente para adultos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Piascledine é indicado para tratar a dor na artrose, ou osteoartrite, melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Esse medicamento favorece a restauração da produção adequada de colágeno e do tecido conjuntivo, ao mesmo tempo que diminui a ação da colagenase, uma enzima que degrada a cartilagem.

O Piascledine também impede o danos causados pela interleucina-1 nos condrócitos. A interleucina-1 é um composto inflamatório que atua destruindo a cartilagem articular.

Leia também: 5 principais remédios para artrose tuasaude.com/remedio-para-artrose

Como tomar

É recomendado tomar 1 cápsula de Piascledine 300 por dia, junto de uma refeição, com um copo de água. A cápsula não deve ser partida ou mastigada.

O tratamento com Piascledine geralmente dura de 3 a 6 meses, mas o tempo de uso pode variar de pessoa para pessoa, segundo a orientação médica.

Por ser um medicamento que tem ação mais lenta, o médico também pode prescrever o uso de anti-inflamatórios não esteroidais e/ou analgésicos no início do tratamento com o Piascledine.

Cuidados durante o tratamento

Em casos de esquecimento, é aconselhado tomar o Piascledine assim que possível, junto de uma refeição. No entanto, se estiver próximo da dose seguinte, deve-se ignorar a dosagem esquecida e tomar somente a próxima, no horário usual.

Além disso, não é recomendado tomar o medicamento em dobro para compensar possíveis doses esquecidas.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do Piascledine são:

  • Diarreia;
  • Enjôo;
  • Dor e desconforto abdominal;
  • Alterações no paladar;
  • Fezes claras;
  • Dor de cabeça;
  • Coceira, manchas e lesões vermelhas na pele.

O Piascledine também pode causar aumento de transaminases, fosfatase alcalina, bilirrubina e gama glutamiltranspeptidase, morte das células do fígado, icterícia, colestase, cromatúria, dor e inchaço nas mamas, sangramento vaginal fora do período menstrual e fraqueza.

Embora seja mais raro, o Piascledine 300 também pode causar enterite, vômito, arrotos, boca seca, trombocitopenia, sinais e sintomas sugestivos de aumento da pressão arterial, erupção cutânea tóxica, vermelhidão e coceira na pele, e nefrolitíase.

Piascledine 300 engorda?

Até o momento não existe evidência científica de que o Piascledine 300 engorda. Isso porque os comprimidos não contêm calorias ou provocam mudanças no metabolismo de energia no corpo.

Quem não pode usar

O Piascledine não deve ser usado por crianças ou pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula ou com alergia a amendoim.

Pessoas com insuficiência renal, histórico de distúrbios hepáticos ou biliares, problemas que aumentam o risco de colelitíase ou lesão hepática, ou com sintomas indicativos de distúrbios de coagulação, como petéquias e púrpura, não devem usar esse remédio.

Além disso, esse remédio não é recomendado para mulheres com potencial para engravidar, que estejam sem usar métodos contraceptivos.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como pessoas que estejam usando anticoagulantes, só devem usar o Piascledine com indicação e acompanhamento médico.

Vídeos relacionados

5 DICAS PARA TRATAR DOR NO JOELHO

05:13 | 990.889 visualizações

Exercícios para ARTROSE NO JOELHO

05:01 | 1.427.455 visualizações