Picada de pulga: sintomas, tratamento e prevenção

A picada de pulga em humanos pode causar lesões na pele, com cerca de 3 a 10 mm de diâmetro, designadas por urticária papular, nas quais é possível identificar um ponto central, correspondente à picada. Geralmente, as lesões causadas por picadas de pulgas, localizam-se na região da cintura.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

As pulgas são parasitas que atacam preferencialmente animais, para se alimentar do seu sangue, picando humanos apenas em último recurso.

O tratamento para a picada de pulga deve ser orientado pelo clínico geral ou dermatologista e serve para aliviar os sintomas, podendo ser indicado o uso de medicamentos anti-histamínicos orais ou tópicos e/ ou pomadas corticoides.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas da picada de pulga

Os principais sintomas de picada de pulga são:

  • Lesões vermelhas, salientes e redondas, com cerca de 3 a 10 mm de diâmetro;
  • Coceira intensa;
  • Ponto no centro da lesão, que corresponde ao local da picada da pulga.

A picada de pulga é mais comum de acontecer na cintura, braços e pernas, ou seja, em locais em que a roupa não protege.

Possíveis complicações

Em alguns casos, a picada de pulga pode dar origem a infecções, que podem resultar do ato de coçar intensamente, o que facilita a entrada e desenvolvimento de bactérias na região, podendo provocar sintomas como febre, dor de cabeça, dor corporal e fraqueza, por exemplo.

Além disso, a picada de pulga pode ainda causar uma reação alérgica, em pessoas com hipersensibilidade à saliva destes parasitas, resultando em coceira excessiva, dificuldade para respirar e inchaço.

Veja quais as pomadas indicadas para o tratamento da picada de inseto.

Como é feito o tratamento

O tratamento da picada de pulga serve para aliviar os sintomas, de forma que o médico pode recomendar o uso de cremes calmantes, anti-histamínicos orais ou tópicos e/ ou glicocorticoides em creme ou pomada.

Além disso, podem ser também utilizados remédios caseiros para acalmar a coceira de pele, como tomar banho com água fria, passar uma compressa molhada com chá de camomila ou fazer uma pasta de aveia no local. 

Como prevenir a picada de pulga

Para prevenir a picada de pulga, é recomendado:

  • Manter os animais domésticos desparasitados, a fim de impedir a propagação de parasitas;
  • No caso do animal ter pulgas, é indicado dar um comprimido por via oral para o animal, de acordo com a orientação do veterinário, para ajudar a eliminar a pulga, além de tomar um banho com shampoo específico;
  • Lavar regularmente a cama em que o animal de estimação dorme, tapetes e carpetes, semanalmente;
  • Manter as almofadas e os cantos do sofá limpos, pois as pulgas buscam locais profundos, escondidos e escuros para pôr os seus ovos, tornando-se muito difícil de os encontrar, sendo, por isso importante, limpar bem estes locais com o uso de um aspirador de pó com grande potência e saco descartável.

Para ambientes externos, como quintais e locais onde circulam animais domésticos, podem ser pulverizados com produtos específicos. Além disso, a lavagem dos pisos também é uma medida eficaz, já que as formas imaturas da pulga não gostam de umidade. Em alternativa, pode-se recorrer a empresas especializadas em dedetização.

5 dúvidas frequentes sobre as pulgas

Algumas dúvidas frequentes sobre pulgas são:

1. Pode ser picada de pulga mesmo que minha casa não seja habitada há vários meses?

Os ovos de pulga podem demorar semanas ou meses para eclodir, podendo estar latentes durante o inverno, liberando a pulga quando a casa ou jardim são novamente habitados.

2. Por que continuo tendo picadas, se a roupa de cama não tem sinais de pulgas?

As pulgas recém adultas, são muito pequenas, assim como as suas fezes, por isso, passam facilmente despercebidas. Mesmo quando se lava a roupa de cama, a pulga pode ficar presa na roupa ou num local escondido do quarto.

3. Se meu animal de estimação tiver pulgas, também seria picado?

Geralmente, as pulgas só picam os humanos em último recurso. Por isso, se o animal doméstico tiver infestado, ou mesmo se uma das pessoas que mora na casa for picada, isso não significa que todas as pessoas sejam.

Além disso, é importante que a pessoa saiba, que mesmo que o animal tenha pulgas, elas podem não ser visíveis, já que quando lambe o pelo, elas podem se esconder para áreas menos visíveis.

4. Meu filho parece ter picada de pulga. Se for pulga, eu também teria de ter?

As crianças têm uma reação mais exacerbada às picadas das pulgas que os adultos. A reação à picada vai diminuindo ao longo dos anos, porque a pessoa vai ganhando imunidade à saliva das pulgas e tolerância às suas picadas, daí que o adulto possa ter borbulhas mais discretas ou mesmo ausentes.

5. Meus animais de estimação vivem apenas dentro de casa, podem pegar pulgas?

Se o humano transportar uma pulga fêmea fecundada para dentro de casa, os animais domésticos podem ficar infestados em poucas semanas, devido aos seus ovos.