Piebaldismo é uma condição genética que afeta o desenvolvimento dos melanócitos e é identificada principalmente por características, como manchas brancas na pele e cabelos e/ou pelos sem pigmentação, presentes desde o nascimento.
Essa condição é causada por uma alteração genética que resulta na ausência de melanócitos em algumas regiões da pele, especialmente na linha média entre os dois lados do corpo. É mais frequente em caso de histórico familiar de piebaldismo.
Em caso de suspeita de piebaldismo, é recomendado consultar um dermatologista. Embora não tenha cura, é possível melhorar a aparência da pele e/ou cabelos caso a pessoa se sinta desconfortável por meio do tratamento indicado pelo médico em alguns casos.
Principais características
Os principais características de piebaldismo são:
- Manchas brancas na pele;
- Cabelos e/ou pelos sem pigmentação (brancos);
- Marcas de nascença conhecidas como manchas café-com-leite, embora raro.
As características de piebaldismo estão presentes desde o nascimento e, normalmente, afetam a linha média entre os dois lados do corpo. A mais frequente é uma região de cabelos brancos próxima da testa, mas sobrancelhas e/ou cílios também podem ser afetados em alguns casos.
As manchas brancas do piebaldismo são bem delimitadas e mais comuns na testa, tórax e região de dobra dos membros. Podem ter áreas de pele mais escuras no seu interior ou entorno e, embora raro, estar associadas a marcas de nascença conhecidas como manchas café-com-leite.
Leia também: Marca de nascença: o que é, características, tipos e tratamento tuasaude.com/marca-de-nascencaDiferença entre piebaldismo e vitiligo
As características do piebaldismo normalmente estão presentes desde o nascimento e não pioram com o tempo. Já no vitiligo, além das manchas normalmente terem uma distribuição pelo corpo diferente, podem surgir ao longo da vida e ir mudando lentamente.
Além disso, é frequente o vitiligo estar associado a outras doenças autoimunes. Entenda melhor o que é vitiligo e os sintomas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de piebaldismo normalmente é feito por um dermatologista baseado nas características dos cabelos e pele da pessoa mas, em alguns casos, podem também ser indicados exames, como a biópsia da pele ou teste genético, para confirmar o diagnóstico.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
As características de piebaldismo normalmente são notadas ao nascimento e, por isso, é comum ser inicialmente identificado pelo pediatra. Além disso, especialmente em caso de sintomas, como surdez ou heterocromia, existem outros problemas de saúde que precisam ser descartados.
Leia também: Heterocromia: o que é, tipos, causas e quando ir ao médico tuasaude.com/heterocromiaPossíveis causas
O piebaldismo é causado por uma alteração genética que afeta o deslocamento dos melanócitos até a pele e o seu desenvolvimento durante o crescimento do embrião, resultando em áreas da pele sem estas células e o pigmento que elas produzem.
As alterações genéticas que causam o piebaldismo podem surgir naturalmente mas, em alguns casos, podem também ser herdadas dos pais, aumentando o risco do seu desenvolvimento.
Como é feito o tratamento
O tratamento do piebaldismo é feito para melhorar a aparência da pele e/ou cabelos caso a pessoa se sinta desconfortável. Pode envolver o uso de maquiagens e tinturas para cabelo e, algumas vezes, enxertos de pele ou transplante de melanócitos para áreas sem pigmentação.
Além disso, devido à falta de pigmentação em algumas partes da pele, é recomendado para a pessoa com piebaldismo proteger-se da exposição excessiva ao sol e fazer uso do filtro solar especialmente nos dias mais ensolarados, por exemplo. Saiba como escolher o filtro solar.
O piebaldismo não tem cura, mas existem raros casos em que a pigmentação da pele apresenta alguma melhora natural. Além disso, é uma condição benigna e estável, sendo possível diminuir os seus impactos psicológicos por meio do tratamento médico em alguns casos.