O que é:
O Pycnogenol, ou picnogenol, é um remédio natural indicado para melhorar o aspecto da pele, aumentar sua hidratação e elasticidade, reduzir rugas e linhas de expressão, além de clarear a pele e reduzir o melasma.
Esse remédio é preparado com o extrato da casca da planta medicinal Pinus pinaster, rica em substâncias antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nas células, sendo encontrado na forma de cápsulas de 150 mg, e deve ser usado com indicação médica ou de um fitoterapeuta.
Além disso, o extrato da casca dessa planta medicinal também pode ser encontrado na forma de comprimidos de 50 mg, com o nome comercial Flebon, indicado para o tratamento ou prevenção de problemas circulatórios como inchaço nas pernas ou trombose. Veja como usar o Flebon.
Para que serve
O Pycnogenol é indicado para:
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Reduzir rugas e linhas de expressão;
- Clarear a pele, reduzir manchas e melasma na pele;
- Proteger a pele da ação dos raios solares;
- Aumentar a firmeza, maciez, elasticidade, hidratação e uniformidade da pele;
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Reduzir o inchaço e a sensação de peso ou cansaço nas pernas.
O Pycnogenol também pode ser indicado para a prevenção da síndrome do viajante, caracterizada pelo inchaço das pernas por ficar muito tempo sentado, devido a viagens longas, e desta forma, ajuda a prevenir trombose.
Além disso, alguns estudos mostram que o Pycnogenol pode ajudar a reduzir o risco de complicações cardiovasculares na menopausa ou a síndrome metabólica, por ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, além de reduzir os níveis de açúcar no sangue ou a pressão alta.
É importante ressaltar que o Pycnogenol deve ser usado com indicação médica e não substitui o tratamento com remédios convencionais receitados pelo médico.
O Pycnogenol emagrece?
O Pycnogenol parece estimular a quebra da gordura corporal, o que pode ajudar a emagrecer. No entanto, os estudos realizados com o Pycnogenol para o emagrecimento foram feitos em ratos ou células em laboratório, sendo ainda necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.
Como usar
O Pycnogenol deve ser usado por via oral, com um copo de água, sendo que a dose recomendada é normalmente de 1 cápsula de 150 mg por dia, antes ou após a refeição. No entanto, para evitar dor ou desconforto no estômago, é recomendado tomar após uma refeição.
O tempo de tratamento com o Pycnogenol deve ser orientado pelo médico, de acordo com a condição a ser tratada, e por isso, seu uso deve ser feito sempre com orientação médica.
Possíveis efeitos colaterais
O Pycnogenol geralmente é bem tolerado, quando utilizado por adultos nas doses recomendadas e por até 1 ano de tratamento.
No entanto, embora seja raro, podem ocorrer efeitos colaterais como desconforto ou dor no estômago, tontura, dor de cabeça ou úlceras na boca.
Quem não deve usar
O Pycnogenol não deve ser usado por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com alergia aos extratos de Pinus pinaster ou a algum dos componentes da fórmula.
Além disso, o Pycnogenol também não deve ser usado por pessoas que usam remédios anticoagulantes, como ácido acetilsalicílico, clopidogrel, varfarina, heparina ou enoxaparina, por exemplo, pode reduzir o tempo de coagulação sanguínea e aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.
O Pycnogenol deve ser usado com cautela em pessoas que utilizam remédios antidiabéticos, pois pode aumentar o risco de hipoglicemia, caracterizada por baixos níveis de açúcar no sangue.
Em pessoas que têm pressão alta, problemas cardíacos, doenças do fígado ou problemas de coagulação sanguínea, o Pycnogenol deve ser usado somente se recomendado pelo médico.
Como interfere na coagulação sanguínea, é recomendado recomendado interromper o uso do Pycnogenol por pelo menos 2 semanas antes de qualquer cirurgia ou procedimento médico ou dentário.