Piócitos na urina: o que são e o que podem indicar

O que são:

Os piócitos são os glóbulos brancos identificados no exame de urina, sendo normalmente considerado normal. No entanto, como essas células estão relacionadas com a defesa do organismo, é possível que durante alguma infecção ou inflamação seja percebido aumento na quantidade de piócitos na urina.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A presença de piócitos é considerada normal quando são identificados até 5 leucócitos por campo no exame microscópico de urina ou 10.000 piócitos por cada mL de urina avaliada.

A contagem de piócitos na urina é feita no exame de urina comum, também chamado de sumário de urina, urina tipo I ou EAS, em que também são analisadas outras características da urina, como a densidade, pH, presença de compostos em quantidades anormais, como glicose, proteínas, sangue, cetonas, nitrito, bilirrubina, cristais ou células. Saiba mais sobre para que serve e como é feito o exame de urina

Imagem ilustrativa número 1

Valor normal de piócitos na urina

É normal ser notada a presença de piócitos na urina, sendo o valor de referência até 5 piócitos por campo analisado no microscópio ou 10.000 piócitos por cada mL de urina.

O que podem indicar

O aumento da quantidade de piócitos na urina pode ser indicativo de:

  • Inflamação do sistema urinário;
  • Infecção urinária;
  • Alterações nos rins.

O aumento da quantidade de piócitos na urina é denominado piúria e é considerado quando a quantidade é maior que 5 piócitos por campo.

É importante que o o valor dos piócitos seja interpretado pelo médico juntamente com o resultado dos outros parâmetros liberados no exame de urina, como presença de nitrito, células epiteliais, microrganismos, pH, presença de cristais e cor da urina, além dos sintomas apresentados pela pessoa, pois assim é possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Conheça as causas de leucócitos altos na urina.

Como saber se é infecção urinária

A infecção urinária acontece quando microrganismos, mais comumente as bactérias, alcançam e provocam inflamação nas vias urinárias, como uretra, bexiga, ureteres e rins. A quantidade de bactérias detectadas na urina que indica infecção urinária é de 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mL de urina, que devem ser observadas na urocultura.

Alguns dos sinais e sintomas associados à infecção do trato urinário incluem dor ou ardor ao urinar, vontade frequente de urinar, urina turva ou com cheiro intenso e desagradável, presença de sangue na urina, dor abdominal, febre e calafrios. Confira como identificar os principais sintomas da infecção urinária.

Além disso, os sinais do exame de urina que indicam a infecção, além do aumento do números de piócitos, são a presença de indícios de sangue, como hemácias ou hemoglobina, nitrito positivo ou bactérias, por exemplo.