A pitiríase alba é uma alteração de pele benigna que provoca o surgimento de manchas rosa ou avermelhadas na pele, que desaparecem e deixam uma mancha mais clara, sendo mais comum em crianças e jovens adultos, mas também pode surgir em qualquer idade.
Ainda não é conhecida uma causa específica para o surgimento desse tipo de pitiríase, mas não é hereditária e, por isso, caso exista algum caso na família, não significa que outras pessoas possam ter.
O tratamento da pitiríase alba é feito pelo dermatologista, e nem sempre é necessário, pois as manchas podem desaparecer naturalmente em alguns meses. No entanto, no caso de muitas manchas ou quando não desaparecem com o tempo, o médico pode recomendar o uso de pomadas de corticoides ou cremes imunossupressores, por exemplo.
Sintomas de pitiríase alba
Os principais sintomas da pitiríase alba são:
- Manchas avermelhadas arredondadas ou ovais que desaparecem em poucas semanas;
- Manchas mais claras na pele;
- Bolhas ou placas finas na pele de cor clara;
- Descamação leve da pele;
- Coceira leve.
Geralmente, as manchas da pitiríase alba medem de 0,5 a 5 cm de diâmetro, podendo ser múltiplas, cerca de 4 a 20 manchas na pele, surgindo com mais frequência no rosto, pescoço, braços ou tórax, mas também pode afetar o pescoço ou as costas, por exemplo.
As manchas podem ser mais fáceis de identificar durante o verão, quando a pele está mais bronzeada, uma vez que a exposição solar provoca um escurecimento da pele em volta da mancha clara, deixando-a mais evidente.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da pitiríase alba é feito pelo dermatologista apenas através da observação das manchas e avaliação dos sintomas, histórico de saúde, e uso de pomadas na pele, como ácido retinóico ou corticoides, não sendo necessário qualquer tipo de teste ou exame mais específico.
Se deseja verificar o risco de pitiríase alba, marque uma consulta com o dermatologista mais perto de você:
No entanto, o médico pode fazer um exame das manchas, utilizando a lâmpada de Wood, que é equipamento que emite uma luz UV, de forma a identificar o tipo de lesão na pele e se a mancha pode ter sido causada por outras condições de saúde, como vitiligo, nevo despigmentoso, ou infecções fúngicas, como Tinea corporis ou Tinea versicolor, por exemplo. Veja como é feito o exame da lâmpada de Wood.
Possíveis causas
Não existe uma causa específica para a pitiríase alba, mas acredita-se que surja devido a uma pequena inflamação da pele, não sendo contagiosa.
Qualquer pessoa pode acabar desenvolvendo pitiríase alba, mesmo que não tenha qualquer histórico de problemas na pele, no entanto, é mais comum em pessoas que possuem dermatite atópica.
Como é feito o tratamento
O tratamento da pitiríase alba nem sempre é necessário, uma vez que as manchas acabam por desaparecer sozinhas com o tempo, o que pode levar vários meses a alguns anos.
No entanto, caso as manchas não desapareça, sejam extensas ou causem desconforto estético, o dermatologista pode indicar o tratamento, com:
- Pomadas com corticóide, como a hidrocortisona, para reduzir a inflamação e aliviar a vermelhidão e a coceira, além de acelerar a pigmentação da pele;
- Creme hidratante contendo vaselina, para aliviar o ressecamento ou a descamação da pele;
- Cremes contendo imunossupressores, como tacrolimo ou pimecrolimo;
- Fototerapia com psoraleno (PUVA), nos casos de muitas lesões na pele.
Além disso, é ainda aconselhado passar protetor solar, com FPS 30 ou superior, na pele afetada sempre que for necessário ficar exposto no sol ou mesmo em dias nublados, para prevenir queimaduras solares e evitar que o escurecimento da pele ao redor das manchas.