Pleurite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Pleurite é a inflamação da pleura, que é a membrana que cobre os pulmões e o interior do tórax, causando sintomas, como dor na região do peito e costelas, que pode piorar ao respirar fundo, febre, tosse e dificuldade para respirar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A pleurite, também chamada de pleurisia, pode ser causada por infecções, traumas no tórax ou doenças autoimunes, podendo haver acúmulo de líquido entre as duas camadas da pleura, resultando em derrame pleural.

Leia também: Derrame pleural: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/derrame-pleural

O tratamento da pleurite é feito pelo pneumologista ou clínico geral, e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de anti-inflamatórios para reduzir o desconforto ou drenagem do excesso de líquido da pleura.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de pleurite

Os principais sintomas de pleurite são:

  • Dor intensa e constante na região do peito ou costelas;
  • Dor que piora ao respirar fundo, tossir ou espirrar;
  • Sensação de falta de ar;
  • Tosse constante;
  • Febre persistente.

Além disso, também é bastante frequente que a dor irradie para os ombros ou costas, dependendo do local inflamado da pleura e da extensão da lesão.

Sempre que surge algum destes sintomas é importante consultar um pneumologista ou clínico geral, especialmente quando já existe algum problema respiratório anterior, uma vez que pode ser um sinal de piora.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da pleurite ou pleurisia é feito pelo pneumologista ou clínico geral inicialmente por meio da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico.

Marque uma consulta com o pneumologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode solicitar a realização de exames de sangue e de imagem, como raio X de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom.

Além disso, pode ser também solicitada a realização de um eletrocardiograma e exame de troponina no sangue, para identificar um possível problema cardíaco, principalmente devido aos sintomas de dor no peito ou dor no tórax do lado esquerdo.

Leia também: 11 sintomas de problemas no coração (com teste online) tuasaude.com/12-sinais-que-podem-indicar-problemas-no-coracao

A pleurisia é grave?

A pleurisia, normalmente, não é grave, no entanto, pode ser sinal de que o tratamento para algum problema respiratório não está sendo eficaz.

Por isso, sempre que existe suspeita, é importante consultar o médico para rever o tratamento.

Possíveis causas

As principais causas de pleurite são:

  • Pneumonia viral ou bacteriana;
  • Câncer de pulmão, mesotelioma ou metástases na pleura;
  • Doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide;
  • Pneumotórax espontâneo ou traumático;
  • Embolia pulmonar ou tuberculose;
  • Endometriose no tórax.

Além disso, a pleurisia pode ser causada por traumas na parede do tórax, síndromes coronarianas agudas ou pericardite aguda, por exemplo.

É importante que a causa da pleurite seja identificada, pois assim o tratamento mais adequado pode ser iniciado, prevenindo complicações.

Leia também: Pneumotórax: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pneumotorax

Como é feito o tratamento

O tratamento para pleurite deve ser feito com orientação do pneumologista ou clínico geral e varia com sua causa e gravidade dos sintomas.

Os principais tratamentos para pleurite são:

1. Uso de remédios

O uso de remédios para pleurite, como ibuprofeno, pode ser indicado pelo médico para reduzir a dor e aliviar o desconforto.

Dependendo da causa da pleurite, o médico pode também indicar o uso de antibióticos, imunossupressores, anticoagulantes e/ ou terapia com oxigênio.

Leia também: Oxigenoterapia: o que é, tipos, para que serve e cuidados tuasaude.com/oxigenoterapia

2. Repouso

É recomendado manter o repouso, evitando esforços que possam levar ao aumento da frequência respiratória, como correr ou subir escadas, por exemplo.

3. Toracocentese

No caso de ser verificada a presença de líquido no espaço pleural, o médico pode indicar a realização da toracocentese, que é um procedimento em que é feita a retirada do líquido acumulado, que é enviado para o laboratório para análise e identificação da causa. 

Leia também: Toracocentese: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/toracocentese

4. Fisioterapia respiratória

A realização de fisioterapia respiratória também pode ser indicada para pleurisia e, nessas sessões, são utilizados exercícios do pulmão que permitem recuperar toda a capacidade respiratória à medida que a pleura vai deixando de estar inflamada. 

Leia também: Fisioterapia respiratória: para que serve e como fazer (com exercícios) tuasaude.com/fisioterapia-respiratoria

5. Internamento hospitalar

O internamento hospitalar é indicado nos casos de síndromes coronarianas agudas, pericardite aguda, embolia pulmonar ou pneumotórax, pois são emergências médicas que necessitam de tratamento imediato, pois podem colocar a vida em risco.

No caso de problemas cardíacos, o tratamento deve ser orientado pelo cardiologista, podendo ser indicado uso de remédios, oxigenoterapia, angiografia ou cirurgia de revascularização do miocárdio.

Já no caso do pneumotórax, o pneumologista deve retirar o excesso de ar com uma agulha inserida entre as costelas ou fazer uma toracotomia e colocação de um tubo torácico para drenar o ar.

Leia também: Toracotomia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/toracotomia

Vídeos relacionados

7 sintomas de INFARTO que você precisa reconhecer

04:27 | 27.404 visualizações

Primeiros sintomas de CÂNCER DE PULMÃO (como identificar)

05:50 | 27.389 visualizações

5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

06:03 | 905.606 visualizações