Pneumonia na criança: sintomas, causas e tratamento

A pneumonia na criança é a infecção do pulmão causada por bactérias ou vírus e que pode levar ao aparecimento de sintomas semelhantes aos da gripe, mas que vão piorando com o passar dos dias, podendo causar respiração rápida e falta de ar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Geralmente, a pneumonia pode ser tratada sem a necessidade de internação, no entanto, quando existe  dificuldade de alimentação ou cansaço excessivo, pode ser indicativo de uma doença mais grave que precise ser tratada no hospital. Nestes casos, além de antibióticos ou antivirais, podem ser necessários oxigênio e realização de fisioterapia respiratória. 

Em caso de suspeita de pneumonia na criança, é importante consultar um pediatra para que seja feita uma avaliação. No entanto, caso sintomas como falta de ar e cansaço estejam presentes, é recomendado procurar uma emergência.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de pneumonia na criança

Os sintomas de pneumonia na criança incluem: 

  • Febre acima dos 38º;
  • Calafrios;
  • Tosse com catarro;
  • Falta de apetite;
  • Dor no peito;
  • Respiração mais rápida e curta, com abertura das narinas;
  • Esforço para respirar com muito movimento das costelas;
  • Cansaço fácil, sem vontade de brincar.

É importante que a criança seja levada ao pediatra assim que forem verificados os sinais e sintomas indicativos de pneumonia, pois assim é possível que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e sejam prevenidas complicações.

Leia também: Sintomas de pneumonia (no adulto, na criança e no bebê) e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-pneumonia

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da pneumonia na criança é feito pelo pediatra por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela criança e da frequência respiratória, além de ser normalmente recomendada a realização do raio-X do tórax para verificar o grau de comprometimento dos pulmões.

Além disso, o médico pode indicar a realização de exames microbiológicos para identificar qual é o agente infeccioso relacionado com a pneumonia.

Marque uma consulta com o pediatra mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que seja feita uma avaliação detalhada dos sintomas apresentados pela criança:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Principais causas

A pneumonia na criança é causada na maioria dos casos por vírus e surge como uma complicação da gripe, podendo estar associada com adenovírus, vírus sincicial humano, parainfluenza e influenza do tipo A, B ou C, sendo nesses casos denominada pneumonia viral.

Além da infecção por vírus, a criança pode também desenvolver a pneumonia bacteriana, que é causada por bactérias, que está na maioria dos casos relacionado com Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus aureus.

Tratamento da pneumonia na criança

O tratamento da pneumonia deve ser orientado pelo pediatra, que pode indicar:

1. Medicamentos

O pediatra pode indicar alguns medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar o mal-estar, como o Paracetamol e o Ibuprofeno. A dose da medicação deve ser recomendada pelo médico de acordo com o peso da criança.

Além disso, no caso da pneumonia bacteriana, também pode ser indicado o uso de antibióticos, como a amoxicilina, azitromicina ou claritromicina, para combater o agente infeccioso. O tempo de tratamento pode variar de acordo com a gravidade da infecção, podendo ser indicado 7 a 10 dias.

Já no caso de pneumonia viral, o uso de medicamentos antivirais, como o Oseltamivir (Tamiflu) pode ser indicado nos primeiros dias de doença. No entanto, muitos casos de pneumonia vial melhoram apenas com repouso e cuidados gerais, sem ser necessário o uso de antivirais

2. Nebulização

A nebulização com soluções salinas ou broncodilatadores pode ser útil para melhorar a respiração e facilitar a saída das secreções.

Leia também: Nebulização: o que é, para que serve e como fazer tuasaude.com/nebulizacao

3. Hidratação

É importante manter uma boa ingestão de líquidos para prevenir a desidratação, através da ingestão de leite materno ou fórmula com mais frequência, sais de reidratação oral, soro caseiro, caldo, sopas, sucos e/ ou água em quantidade suficiente.

Nos casos em que a criança apresenta sinais de desidratação, pode ser necessário internamento para que seja administrado soro diretamente na veia.

Leia também: 10 sinais de desidratação em bebês e crianças tuasaude.com/sinais-de-desidratacao-nas-criancas

4. Oxigenoterapia

Nos casos mais graves, em que há dificuldade para respirar ou quando os níveis de oxigênio no sangue estão diminuídos, a criança pode precisar realizar oxigenoterapia. Entenda como funciona a oxigenoterapia.

5. Fisioterapia respiratória

Nos casos de pneumonia mais grave, a fisioterapia respiratória pode ser recomendada para ajudar a eliminar as secreções respiratórias acumuladas e melhorar a função pulmonar.

Leia também: Fisioterapia respiratória: para que serve e como fazer (com exercícios) tuasaude.com/fisioterapia-respiratoria

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados que se deve ter durante o tratamento da pneumonia nas crianças são:

  • Manter o repouso e evitar espaços públicos, como a creche ou a escola;
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada, e que inclua frutas e vegetais;
  • Vestir a criança de acordo com a estação do ano;
  • Evitar correntes de ar durante e após o banho.
  • Não fumar e não permitir que outras pessoas fumem próximo à criança.

Além disso, não é recomendado medicar a criança sem orientação do pediatra, já que pode piorar a pneumonia.

Vídeos relacionados

PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

08:37 | 105.608 visualizações