Pode-se beber depois de qualquer tipo de vacina, como a vacina da gripe, febre amarela e COVID-19, por exemplo, desde que o consumo de bebidas alcoólicas seja feito com moderação.
Isso acontece porque a ingestão exagerada de álcool pode mascarar ou piorar alguns dos sintomas que podem surgir após a vacinação, como enjoo, dor de cabeça, dor muscular e mal-estar.
Leia também: Como aliviar as reações mais comuns das vacinas tuasaude.com/reacoes-adversas-das-vacinasAlém disso, o consumo frequente e crônico de bebidas alcoólicas deve ser sempre evitado, pois o excesso de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, podendo, assim, diminuir a eficácia das vacinas, além de provocar diversos problemas para a saúde, como pressão alta, infarto, câncer, alcoolismo e doenças hepáticas.
Pode beber depois da vacina?
Pode beber depois de qualquer vacina, incluindo a vacina da gripe, da COVID-19 e da febre amarela, por exemplo, desde que seja de forma moderada.
No entanto, a ingestão frequente e crônica de bebidas alcoólicas deve ser evitada depois da vacina, pois o álcool enfraquece o sistema imunológico, podendo reduzir a ação das vacinas, além de também poder aumentar alguns dos possíveis sintomas das vacinas, como dor de cabeça, enjoo e mal-estar.
Já pessoas que possuem dependência alcoólica, também conhecido como alcoolismo, devem evitar bebidas alcoólicas em qualquer momento. Isso porque, neste caso, a ingestão de álcool pode estimular a ingestão de maiores quantidades dessa bebida, além de atrapalhar o tratamento da dependência química.
Leia também: Dependência química: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/dependencia-quimicaDúvidas comuns sobre bebidas alcoólicas e vacinas
Algumas dúvidas comuns sobre o consumo de bebidas alcoólicas antes e depois das vacinas são:
1. Qual a quantidade que pode beber
Antes ou depois da vacina, é aconselhado beber de forma moderada. Assim, a quantidade máxima recomendada é de 1 drinque por dia para mulheres e 2 drinques para homens, o que equivale a 350 ml de cerveja e 700ml para mulheres homens, respectivamente.
2. Quanto tempo depois da vacina pode beber?
Embora seja possível beber após a vacina, não existe uma recomendação oficial sobre quanto tempo depois da vacina pode-se consumir bebidas alcoólicas.
3. Pode beber antes da vacina?
Pode beber antes de qualquer tipo de vacina. No entanto, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e de forma não regular, para evitar a piora da reação das vacinas, o enfraquecimento do sistema imunológico e o surgimento de doenças causadas pelo álcool, como alcoolismo, cirrose, câncer e infarto. Conheça outras doenças que podem ser causadas pelo álcool.