O que é:
O Polaramine é um antialérgico indicado para rinite alérgica, dermatite atópica ou prurido, pois que age bloqueando os efeitos da histamina no corpo, substância responsável pelos sintomas de alergia como coceira, urticária, vermelhidão na pele, inchaço na boca, coceira no nariz ou espirros, por exemplo. Saiba mais sobre outros sintomas de alergia.
Este medicamento está disponível em farmácias, com o nome comercial Polaramine ou na forma de genérico com o nome "maleato de dexclorfeniramina" ou com os nomes similares Histamin, Polaryn, Fenirax ou Alergomine, por exemplo.
O Polaramine pode ser comprado sob a forma de comprimidos, drágea, solução gotas, xarope, creme dermatológico ou ampolas para injeção. Os comprimidos e as drágeas só podem ser usados por pessoas maiores de 12 anos de idade. Já a solução gotas, o xarope e o creme dermatológico, podem ser usados a partir dos 2 anos de idade.
Para que serve
O Polaramine é indicado para tratamento de:
- Alergias;
- Prurido;
- Rinite alérgica;
- Dermatite atópica;
- Eczema alérgico;
- Conjuntivite alérgica.
É importante que o Polaramine seja usado com indicação pelo médico de acordo com a condição a ser tratada e idade.
Marque uma consulta com um alergologista na região mais próxima:
Como tomar
A forma de uso do Polaramine varia de acordo com a apresentação, que inclui:
1. Polaramine comprimidos de 2mg
O Polaramine na forma de comprimidos deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após a alimentação e, para uma melhor ação do Polaramine, não mastigar e não partir o comprimido.
As doses do Polaramine comprimido de 2 mg variam de acordo com a idade e inclui:
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido de 2 mg, de 3 a 4 vezes por dia. Não ultrapassar a dose máxima de 12mg/dia, ou seja, 6 comprimidos/dia.
- Crianças de 6 a 12 anos: ½ (meio) comprimido de 2 mg, até 3 vezes por dia. A dose máxima diária é de 3 comprimidos por dia.
O uso do polaramine deve ser orientando pelo médico, de acordo com a condição a ser tratada e idade da pessoa.
2. Polaramine drágeas de 6mg
As drágeas de Polaramine Repetab devem ser ingeridas inteiras, sem partir, sem mastigar e com um copo de água cheio. Isto porque contém um revestimento para que o medicamento seja liberado de forma lenta no organismo e tenha um tempo de ação mais prolongado.
As doses recomendadas de Polaramine Repetab são:
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 drágea pela manhã e outra ao deitar. Em determinados casos mais resistentes, pode ser recomendado pelo médico a administração de 1 drágea a cada 12 horas, sem exceder a dose máxima de 12 mg, dois comprimidos, em 24 horas.
O Polaramine Reptab não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos.
3. Polaramine gotas 2,8mg/mL
O Polaramine solução gotas 2,8mg/mL é encontrado nas farmácias em frascos de 20mL e deve ser tomado por via oral, sendo que a dose depende da idade da pessoa:
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 20 gotas, de 3 a 4 vezes por dia. Não ultrapassar a dose máxima de 12 mg/dia, ou seja, 120 gotas/dia.
- Crianças de 6 a 12 anos: 10 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso corporal, 3 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 6 mg, ou seja, 60 gotas/dia.
- Crianças de 2 a 6 anos: 5 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso, 3 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 3 mg diários, ou seja, 30 gotas/dia.
O uso do Polaramine gotas para crianças deve ser sempre recomendado pelo pediatra, e não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos.
4. Polaramine xarope 0,4mg/mL
O Polaramine xarope 0,4mg/mLé vendido em frascos de 120mL, deve ser tomado usando o dosador que vem na embalagem e a dose depende da idade da pessoa:
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 5 mL, de 3 a 4 vezes por dia. Não ultrapassar a dose máxima de 12 mg/dia, ou seja, 30 mL/dia.
- Crianças de 6 a 12 anos: 2,5 mL, 3 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 6 mg, ou seja, 15 mL/dia.
- Crianças de 2 a 6 anos: 1,25 mL, 3 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 3 mg, ou seja, 7,5 mL/dia.
O Polaramine xarope não deve ser usado por menores de 2 anos.
5. Polaramine pomada 10mg/g
O Polaramine pomada só deve ser aplicado externamente na pele, na área afetada 2 vezes por dia e recomenda-se não cobrir a área que está sendo tratada.
Este creme não deve ser aplicado nos olhos, boca, nariz, nos órgãos genitais ou em outras mucosas e não deve ser utilizado em grandes áreas de pele, principalmente em crianças.
Além disso, o Polaramine pomada não deve ser aplicado em áreas da pele que apresentem bolhas, que estejam machucadas ou que apresentem secreção, ao redor dos olhos, genitália ou em outras mucosas.
Deve-se evitar a exposição à luz do sol das áreas tratadas com Polaramine pomada, pois podem ocorrer reações indesejáveis na pele e, em caso de reações como queimação, erupções, irritações ou se não houver melhora do quadro, interromper o tratamento imediatamente.
6. Polaramine injetável 5 mg/mL
As ampolas de Polaramine 5 mg/mL para injeção devem ser administradas por via intramuscular ou diretamente na veia e não estão indicadas para o uso em crianças.
As doses para adultos, para aplicação na veia ou no músculo são de 5 mg, sem exceder a dose máxima diária de 20 mg.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Polaramine são sonolência, cansaço, tonteira, dor de cabeça, boca seca ou dificuldade de urinar. Por isto, deve-se ter precaução ou evitar atividades como dirigir, utilizar máquinas pesadas ou realizar atividades perigosas.
Além disso, o uso de álcool pode aumentar os efeitos de sonolência e tonteira se consumido ao mesmo tempo que estiver em tratamento com o Polaramine, desta forma, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
É aconselhado interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia ao Polaramine como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba mais sobre sintomas de anafilaxia.
Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso se tome o Polaramine em doses maiores do que as recomendadas e surgirem sintomas de overdose como confusão mental, fraqueza, zumbido nos ouvidos, visão borrada, pupilas dilatadas, boca seca, vermelhidão no rosto, febre, tremores, insônia, alucinações ou desmaio.
Quem não deve usar
O Polaramine não deve ser usado em prematuros, recém-nascidos, mulheres a amamentar, nem em pessoas que utilizam medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil) ou tranilcipromina (Parnate).
Além disso, o Polaramine pode interagir com:
- Medicamentos para ansiedade como alprazolam, diazepam, clordiazepóxido;
- Medicamentos para depressão como amitriptilina, doxepina, nortriptilina, fluoxetina, sertralina ou paroxetina.
É importante informar ao médico e ao farmacêutico todos os medicamentos que são utilizados para evitar diminuição ou aumento do efeito do Polaramine.