Polipectomia: o que é, quando é indicada, tipos e como é feita

Polipectomia é um tipo de cirurgia feita por endoscopia que é indicada para remover pólipos, podendo também auxiliar na identificação de lesões malignas ou pré-malignas nos órgãos em que surgem.

A polipectomia normalmente é feita durante exames endoscópicos como a colonoscopia ou endoscopia digestiva alta e, dependendo da localização dos pólipos, também pode ser conhecida como polipectomia gástrica, polipectomia de cólon ou polipectomia uterina, por exemplo.

Leia também: Pólipos: o que são, tipos, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/polipos

Após a retirada dos pólipos, os cuidados devem ser feitos de acordo com a orientação do médico e, especialmente em caso de dúvidas, é recomendado consultar um clínico geral. Em alguns casos, a recuperação pode demorar até 2 semanas.

Médico orientando a paciente sobre o procedimento que será realizado na endoscopia

Quando é indicada

A polipectomia normalmente é indicada para o tratamento de diferentes tipos de pólipos, como pólipos gástricos, intestinais ou uterinos, por exemplo. Por ser um procedimento menos invasivo, ajuda a prevenir possíveis complicações associadas a outras opções de tratamento.

Leia também: Pólipo uterino: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/polipo-uterino

Além disso, a polipectomia também é utilizada para a biópsia do pólipo, auxiliando na detecção precoce de lesões malignas ou pré-malignas. Quando um pólipo é retirado, pode ser enviado para o laboratório para ser analisado mais detalhadamente.

Preparo para polipectomia

O preparo para polipectomia varia de acordo com o tipo de polipectomia que será realizada. Especialmente para polipectomia do cólon, pode envolver uma dieta líquida nos dias anteriores, assim como o uso de medicamentos laxantes nas últimas 24h, de acordo com a orientação do médico. 

Além disso, o médico também pode indicar a interrupção temporária de medicamentos anti-inflamatórios, aspirina ou anticoagulantes, por exemplo, em alguns casos, porque estes remédios podem aumentar o risco de sangramento durante a polipectomia.

Como é feita

A polipectomia normalmente é feita com a pessoa sedada ou sob anestesia geral durante a realização de exames endoscópicos, como a endoscopia digestiva alta, colonoscopia ou histeroscopia, ou em alguns casos, uma laparoscopia, um tipo de cirurgia menos invasiva. 

Leia também: Videolaparoscopia: para que serve, como é feita e recuperação tuasaude.com/videolaparoscopia

Normalmente utiliza-se um aparelho flexível na forma de um tubo fino com uma câmera acoplada na ponta e que é introduzido no corpo por um orifício. Além da visualização do pólipo, permite o uso de instrumentos, como um eletrocautério, para a sua remoção.

Durante a sua realização, a pessoa normalmente não sente dor e, após o terminar o procedimento é comum ficar algumas horas sendo monitorada antes de ser liberada para casa. Devido à sedação, é recomendado que a pessoa tenha alguém que possa acompanhá-la.

Tipos de polipectomia

O tipo de polipectomia varia de acordo com a localização do pólipo:

1. Polipectomia de cólon

Quando são identificados pólipos intestinais, pode ser indicada a polipectomia de cólon, que normalmente é feita durante um exame de colonoscopia. Este exame normalmente é indicado para avaliar a saúde do intestino, mas também permite o tratamento de algumas condições de saúde. Entenda melhor o que é colonoscopia e para que serve.

2. Polipectomia gástrica

A polipectomia gástrica é uma opção de tratamento para pólipos que surgem no estômago, especialmente quando são pequenos. Normalmente, é feita por meio do exame de endoscopia digestiva alta. Saiba quando é indicada a endoscopia e como é feita.

3. Polipectomia uterina

A remoção de pólipos uterinos pode ser feita durante um exame de histeroscopia em alguns casos, sendo conhecida como polipectomia histeroscópica. Essa é uma das principais formas de tratamento de pólipos endometriais  Veja como é feita a remoção de pólipos uterinos.

Como é a recuperação

A recuperação e cuidados após a retirada dos pólipos também variam de acordo com o tipo de polipectomia, sendo importante seguir corretamente as orientações do médico. No caso da polipectomia de cólon, a recuperação pode demorar até aproximadamente 2 semanas.

Neste caso, nos primeiros dias após a polipectomia é normal notar pequenas manchas de sangue ao realizar a higiene após evacuar ou sentir algum desconforto no abdome sem que isso seja considerado um problema.

 Os cuidados após retirada de pólipos normalmente incluem evitar realizar esforços físicos intensos ou carregar peso durante o período de recuperação e, em caso de pólipos intestinais, manter uma alimentação leve nos primeiros dias. Saiba o que comer após a retirada dos pólipos.

Possíveis complicações

São possíveis complicações da polipectomia:

  • Não conseguir remover o pólipo completamente;
  • Sangramento no local da remoção do pólipo;
  • Sintomas como dor ou desconforto após o procedimento, conhecida como síndrome pós-polipectomia;
  • Perfuração do órgão, embora o risco normalmente seja baixo.

Especialmente em caso de sintomas como dor, desconforto, sangramento intenso ou inchaço no abdome após a polipectomia, é recomendado consultar o médico responsável pelo procedimento para uma avaliação de forma a descartar a possibilidade de complicações mais sérias.