As pomadas anestésicas, como lidocaína, benzocaína ou cinchocaína, são indicadas para aliviar os sintomas de hemorroidas, fissuras anais ou herpes zoster, pois bloqueiam o impulso nervoso, prevenindo ou aliviando a dor.
Além disso, essas pomadas podem ser usadas antes de procedimentos médicos ou odontológicos, como colocação de sonda uretral, depilação a laser ou remoção de tártaro nos dentes.
O uso das pomadas anestésica é feito pelo médico ou dentista no consultório ou ambiente hospitalar, devido ao risco de efeitos colaterais graves. No entanto, em alguns casos podem ser receitados para usar em casa, devendo-se seguir as recomendações e doses orientados pelo médico.
Quando usar
As pomadas anestésicas são indicadas para:
- Hemorroidas ou fissuras anais;
- Herpes zoster ou herpes labial;
- Queimadura de sol de 1º grau;
- Rachadura nas mamas;
- Limpeza de escaras;
- Depilação a laser;
- Harmonização facial.
Além disso, as pomadas anestésicas podem ser usadas para anestesiar as gengivas antes de remoção de tártaro, restaurações dentárias ou procedimentos odontológicos.
Outras indicações são alívio da dor antes de exames médicos, como sigmoidoscopia, cistoscopia, proctoscopia ou intubação endotraqueal, ou ainda para passagem de sonda uretral, por exemplo.
6 pomadas anestésicas
As principais pomadas anestésicas são:
1. Lidocaína pomada dermatológica
A lidocaína pomada anestésica dermatológica é indicada para procedimentos médicos ou odontológicos, pois bloqueia o impulso nervoso, prevenindo ou aliviando a dor.
Além disso, pode ser usada para aliviar os sintomas de queimaduras leves de sol, picadas de inseto, hemorroidas ou fissuras anais, por exemplo.
No caso de hemorroidas ou fissuras anais, geralmente a pomada de lidocaína possui outros componentes, como fluocortolona ou hidrocortisona, com ação anti-inflamatória que ajuda a aliviar o inchaço e inflamação.
Como usar: a pomada de lidocaína deve ser aplicada sobre a pele intacta ou mucosas pelo médico ou dentista, sendo que as doses variam de acordo com a indicação e área corporal a ser tratada.
No caso de rachaduras nas mamas, a pomada de lidocaína deve ser aplicada com uma gaze, nas doses recomendadas pelo obstetra, e deve-se remover completamente a pomada lavando bem os seios com água e sabão neutro antes da amamentação.
Nomes comerciais: alguns exemplos de pomadas de lidocaína são Labcaína 20 mg/g (2%), Dermomax 40 mg/g (4%) ou Xylocaína, Lidopass, Labcaína, Lidial ou Lidocana 50 mg/g (5%).
Leia também: Xilocaína: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/xylocaina2. Lidocaína geleia
A lidocaína geleia 2% é uma pomada anestésica na forma de gel indicada para anestesiar a uretra feminina ou masculina durante a passagem de sonda uretral ou cistoscopia.
Além disso, essa pomada anestésica também pode ser usada para aliviar a dor causada por cistite ou uretrite.
Como usar: a pomada de lidocaína em forma de gel deve ser usada somente na uretra, utilizando o aplicador uretral fornecido na embalagem. Essa pomada deve ser usada somente em ambiente hospitalar pelo médico ou enfermeiro.
Nomes comerciais: a lidocaína geleia 2% pode ser encontrada como genérico "cloridrato de lidocaína" 10 mg/g ou com o nome comercial Labcaína.
3. Benzocaína
A pomada anestésica de benzocaína + prednisolona + sulfato de polimixina B + clioquinol é indicada para dermatite infecciosa, eczema, foliculite, furunculose, acne, impetigo ou queimaduras.
Essa pomada além do anestésico, tem ação anti-inflamatória, antibacteriana, antialérgica e antipruriginosa, que ajuda a aliviar a coceira na pele, dor ou ardor.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de benzocaína sobre a pele afetada, 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica.
Nomes comerciais: a pomada de benzocaína, prednisolona, sulfato de polimixina B e clioquinol, pode ser encontrada com o nome Predmicin.
Leia também: 7 pomadas para dermatite atópica (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-dermatite-atopica4. Prilocaína + lidocaína
A pomada anestésica de prilocaína + lidocaína é uma pomada anestésica indicada para anestesia a pele antes de inserir agulhas na veia, para coleta de sangue ou introduzir cateter venoso.
Além disso, essa pomada pode ser usada para limpeza de escaras ou remoção de molusco contagioso, verrugas genitais ou tatuagem, por exemplo.
Como usar: a pomada de prilocaína + lidocaína deve ser aplicada sobre a pele e em seguida coberta com a bandagem fornecida na embalagem. As doses variam de acordo com a indicação médica.
Quando aplicada nos genitais, não é necessário usar a bandagem.
Nomes comerciais: a pomada de lidocaína e prilocaína pode ser encontrada com o nome comercial Emla. Saiba como usar a pomada Emla corretamente.
Leia também: Tratamento para escaras: pomadas, curativos e outras opções tuasaude.com/tratamento-para-escara5. Tetracaína + lidocaína
A pomada anestésica de tetracaína + prilocaína é indicada para procedimentos dermatológicos, como depilação a laser, aplicação de preenchedores faciais ou remoção de tatuagens.
Essa pomada também pode ser indicada para procedimentos de harmonização facial, laser PDL ou laser não ablativo para rejuvenescimento facial.
Como usar: a pomada de tetracaína + prilocaína deve ser usada pelo dermatologista na pele intacta, com doses que variam de acordo com o procedimento a ser realizado.
Nomes comerciais: a pomada anestésica de tetracaína + prilocaína pode ser encontrada com o nome Pliaglis.
Leia também: Harmonização facial: o que é, como é feita e riscos tuasaude.com/harmonizacao-facial6. Cinchocaína
A pomada anestésica de cinchocaína + policresuleno é indicada para o tratamento e alívio dos sintomas de hemorroidas, fissura ou eczema anais, ou como curativo após cirurgias proctológicas.
Essa pomada tem ação anestésica, analgésica, antisséptica e adstringente, que alivia a dor, inflamação, inchaço ou sangramento.
Como usar: aplicar a pomada, somente por via retal, de 2 a 3 vezes por dia, diretamente sobre a hemorroida externa, massageando levemente o local para melhor absorção da pomada, até que ocorra melhora dos sintomas.
Nomes comerciais: a pomada anestésica de cloridrato de cinchocaína e policresuleno pode ser encontrada com o nome comercial Proctyl.
Leia também: 6 pomadas para hemorroidas (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-hemorroidaPomada anestésica para tatuagem
Algumas pomadas anestésicas, como lidocaína ou prilocaína + lidocaína, podem ser usadas para fazer tatuagem, de forma a aliviar a dor e o desconforto durante o procedimento.
No entanto, não existem pomadas anestésicas aprovadas pela Anvisa para fazer tatuagem.
Isso porque essas pomadas podem ser absorvidas pela pele e provocar intoxicação no cérebro, arritmias ou reações anafiláticas e, normalmente, locais para fazer tatuagem não possuem equipamentos médicos para reverter complicações.
Desta forma, essas pomadas devem ser usadas somente pelo médico ou com indicação médica.
Leia também: 10 pomadas para tatuagem (cuidados e quando ir ao médico) tuasaude.com/pomada-para-tatuagemPomada anestésica para dente
As pomadas anestésicas para dente, como a pomada de Xylocaína 5% sabor laranja, pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 5 anos para anestesiar as gengivas antes de procedimentos odontológicos, como limpeza de tártaro, por exemplo.
Essa pomada também pode ser usada antes da anestesia injetável na gengiva, para reduzir o desconforto da picada da agulha.
A pomada de Xylocaína 5% sabor laranja só deve ser usada pelo dentista no consultório.
Leia também: 11 remédios para dor de dente (e quando usar) tuasaude.com/remedio-para-dor-de-denteCuidados ao usar pomada anestésica
Alguns cuidados são importante ao usar as pomadas anestésicas, como:
- Não aplicar na pele com feridas abertas, exceto quando aplicado pelo médico para limpeza de escaras;
- Usar a pomada nas doses e pelo tempo recomendados pelo médico;
- Não aplicar em mucosas, como olhos, nariz ou boca;
- Lavar as mãos com água e sabão neutro após aplicar a pomada.
Além disso, deve-se ler a composição da pomada na bula, pois algumas formulações podem conter álcool na composição.
Nesses casos, a pomada não deve ser aplicada próximo a fontes de calor, como fogo, fogueira ou fogão, por exemplo, pois o álcool é inflamável, podendo ocasionar queimaduras.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns das pomadas anestésicas são sensação de queimação, ardor, vermelhidão, coceira ou bolhas na pele, no local em que foram aplicadas.
Nesses casos, deve-se comunicar ao médico que receitou a pomada anestésica.
As pomadas anestésicas também podem ser absorvidas pela pele e causar efeitos colaterais graves ou reação anafilática, que necessitam de atendimento médico imediato. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Sintomas de absorção da pomada anestésica
Os principais sintomas que podem ocorrer quando a pomada anestésica é absorvida em grandes quantidades pela pele são:
- Tontura, confusão mental ou convulsões;
- Visão borrada ou dupla;
- Zumbido nos ouvidos;
- Agitação ou nervosismo;
- Batimentos cardíacos lentos ou irregulares;
- Respiração ofegante;
- Perda da consciência ou desmaio.
Além disso, a absorção excessiva do anestésico pela pele, pode causar arritmias cardíacas ou parada cardiorrespiratória.
A absorção excessiva do anestésico pela pele pode ser causada pelo uso de doses maiores do que as recomendadas, rápida absorção do anestésico pela pele ou menor tolerância da pessoa ao anestésico.
Por isso, o uso das pomadas anestésicas é feito pelo médico no consultório ou ambiente hospitalar, pois possuem estrutura e equipamentos para situações de emergência.
Quem não deve usar
As pomadas anestésicas não devem ser usadas por pessoas que tenham alergia aos anestésicos presentes na pomada ou qualquer outro componente da fórmula.
Além disso, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação só devem usar pomadas anestésicas se indicado e orientado pelo médico.
As pomadas anestésicas devem ser usadas com precaução em pessoas com insuficiência hepática, renal ou cardíaca ou em feridas abertas devido ao maior risco de intoxicação e efeitos colaterais graves.