As pomadas para dermatite atópica, como a pomada de dexametasona, betametasona, pimecrolimo ou tacrolimo, possuem ação anti-inflamatória ou imunossupressora, que ajudam a aliviar os sintomas da dermatite atópica, controlar ou prevenir as crises.
A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele, que pode afetar bebês, crianças, adolescentes ou adultos, causando sintomas como ressecamento da pele, placas vermelhas, coceira intensa ou inchaço na pele.
As pomadas para dermatite atópica devem ser usada com indicação do dermatologista, após avaliação dos sintomas, sua gravidade, idade da pessoa, e assim receitar a melhor pomada de forma individualizada. Veja quais são as pomadas mais indicadas para os principais problemas de pele.
Pomadas para dermatite atópica
As principais pomadas para dermatite atópica são:
1. Betametasona
A pomada de betametasona pode ser indicada pelo dermatologista para ajudar a reduzir a inflamação na pele, aliviando os sintomas da dermatite atópica como coceira, o inchaço e a vermelhidão da pele.
A betametasona é um corticoide que tem potente ação anti-inflamatória, podendo ser encontrada na sua forma genérica sob a designação “dipropionato de betametasona” 0,5 mg/g ou “valerato de betametasona” 1mg/g, ou com os nomes comerciais Diprosone ou Betnovate, por exemplo.
A pomada de betametasona deve ser usada somente com indicação médica, pois pode causar efeitos colaterais como atrofia da pele, descoloração, estrias, ou aumentar o risco de infecções na pele, por exemplo, e não deve ser usado por crianças com menos de 1 ano, mulheres grávidas ou em amamentação.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada sobre a pele afetada, 1 ou 2 vezes por dia, conforme orientação do dermatologista, por no máximo 4 semanas de tratamento. Veja como usar a betametasona corretamente.
2. Dexametasona
A dexametasona é outro corticoide na forma de pomada com potente ação anti-inflamatória, que age controlando a inflamação da pele e aliviando os sintomas como vermelhidão, inchaço ou coceira da pele, causados pela dermatite atópica.
Essa pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Dexason ou Cortitop, ou na forma de genérico sob a designação "acetato de dexametasona” 1 mg/g, e não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou por pessoas pessoas que tenham alergia à dexametasona ou outros corticoides.
Além disso, as pomadas corticoides devem ser evitadas em regiões em que a pele é mais fina, como rosto, pescoço ou virilha, por exemplo.
Como usar: aplicar sobre a região da pele afetada 2 ou 3 vezes por dia, massageando suavemente para melhor absorção, até a melhora dos sintomas. É recomendado lavar as mãos e a pele afetada com água e sabonete neutro e secar bem antes de passar a pomada. Veja como usar a dexametasona corretamente.
3. Desoximetasona
A pomada de desoximetasona também é uma pomada corticoide indicada para o tratamento da dermatite atópica, pois ajuda a reduzir a inflamação na pele e aliviar os sintomas da dermatite.
Essa pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com o nome comercial Esperson creme dermatológico 2,5 mg/g.
A pomada de desoximetasona não deve ser usada por bebês ou crianças com menos de 6 anos, durante a gravidez ou lactação, ou por pessoas que tenham dermatite perioral ou alergia a qualquer outro tipo de corticoide.
Como usar: aplicar uma pequena quantidade da pomada sobre a pele afetada, massageando levemente, 1 a 2 vezes por dia, conforme orientação médica. O tempo de uso dessa pomada é de no máximo 4 semanas de tratamento.
4. Fluticasona
A fluticasona é um corticoide tópico que também pode ser indicado para aliviar os sintomas da dermatite atópica, devido ao seu potente efeito anti-inflamatório.
Essa pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Flutivate, contendo 0,5mg/g (0,05%) de propionato de fluticasona, e deve ser usada somente com indicação médica.
A pomada de fluticasona não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano, durante a gravidez e lactação.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada sobre a pele afetada, de 1 a 2 vezes por dia, conforme orientado pelo médico, por no máximo 4 semanas de tratamento.
5. Neomicina
A pomada de neomicina, geralmente é encontrada em associação com cetoconazol e betametasona, e pode ser indicada pelo médico para o tratamento da dermatite atópica, quando existem infecções na pele, pois tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica.
Essa pomada pode ser encontrada com os nomes Novacort, Cimecort ou Cetobeta, e deve ser usada somente com indicação médica, sendo contra-indicada durante a gravidez ou amamentação, ou por pessoas que tenham infecções na pele causadas por varicela, herpes simples ou zoster, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea.
Como usar: aplicar uma camada fina da pomada sobre a pele afetada, de 1 a 2 vezes por dia, por no máximo 2 semanas de tratamento, conforme orientação médica.
6. Tacrolimo
O tacrolimo é uma pomada imunossupressora que age reduzindo a ação do sistema imunológico, o que ajuda a aliviar os sintomas da dermatite atópica moderada a severa, quando outros tratamentos não foram eficazes para controlar os sintomas ou nos casos de pessoas que não toleram outros tratamentos.
Além disso, essa pomada pode ser indicada como tratamento de manutenção para evitar novas crises da dermatite atópica, ou para aliviar os sintomas e controlar as crises, e deve ser usada somente com indicação médica, sendo contra-indicada para crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou lactantes.
A pomada de tacrolimo pode ser encontrada com os nomes Tarfic ou Atobach, em diferentes doses, contendo 0,3 mg/g (0,03%) de tacrolimo, que pode ser usada por crianças de 2 anos a 15 anos, ou 1 mg/g (0,1%) de tacrolimo, indicada para adultos e adolescentes com mais de 16 anos.
Como usar: para crianças entre 2 e 15 anos, deve-se aplicar uma fina camada da pomada de tacrolimo 0,3 mg/g (0,03%) na região da pele afetada, 2 vezes por dia, por até 3 semanas de tratamento.
Já para adolescentes com mais de 16 anos e adultos, a pomada de tacrolimo 1 mg/g (0,1%), deve ser aplicada sobre a pele afetada, 2 vezes por dia, até o desaparecimento das lesões.
7. Pimecrolimo
A pomada de pimecrolimo é outra pomada imunossupressora, geralmente é indicado para dermatite atópica leve a moderada, pois ajuda a aliviar os sintomas como vermelhidão ou coceira na pele.
Essa pomada pode ser indicada pelo médico para bebês a partir dos 3 meses, crianças, adolescentes e adultos, encontrada com o nome comercial Elidel.
Ao contrário dos corticoides, as pomadas imunossupressoras podem ser aplicadas em áreas de pele mais fina, como rosto, pescoço ou virilha, após a hidratação, no entanto, deve-se evitar a exposição solar após a sua aplicação.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada na pele afetada, 2 vezes por dia, massageando levemente até completa absorção. O tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico.
Além das pomadas, nos casos de dermatite atópica generalizada ou dermatite atópica que não melhorou com o tratamento tópico com pomadas, o médico pode indicar o tratamento com comprimidos de corticoides ou imunossupressores, por exemplo. Veja todas as opções de tratamento para a dermatite atópica.
Pomada para dermatite atópica infantil
O tratamento da dermatite atópica infantil deve ser orientado pelo pediatra ou dermatologista e normalmente envolve o uso de hidratantes e emolientes para a pele, de forma a aliviar os sintomas de coceira, irritação, vermelhidão ou inchaço na pele.
Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de pomadas corticoides, na menor dose e tempo de tratamento possíveis, pomada imunossupressora, ou pomada de antibióticos, caso a criança tenha infecção na pele.
É importante ressaltar que as pomadas para dermatite atópica no bebê ou na criança deve ser usada somente com indicação médica, após avaliação da saúde da criança, gravidade dos sintomas e idade.
Cuidados ao usar as pomadas
Alguns cuidados ao usar as pomadas são importantes, como:
- Lavar a pele com água e sabonete neutro, e secar bem antes de passar a pomada;
- Lavar as mãos depois de aplicar a pomada, exceto nos casos em que a pomada é usada para tratar a pele das mãos;
- Aplicar a pomada nos horários certos conforme indicado pelo médico;
- Fazer consultas médicas regularmente para acompanhar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais;
- Evitar tomar remédios por conta própria e sem recomendação médica;
- Não aumentar ou diminuir a dose da pomada sem que tenham sido orientado pelo médico;
- Não interromper o tratamento por conta própria;
- Evitar exposição ao sol, fazer bronzeamento artificial ou fototerapia durante o tratamento com as pomadas, pois pode deixar a pele mais sensível;
- Usar roupas de algodão, evitando as de tecidos sintéticos;
- Evitar passar perfume ou loções perfumadas na pele;
- Evitar o contato com substâncias que podem desenvolver ou piorar os sintomas, como pólen ou água da piscina;
- Evitar ambientes muito quentes que favorecem o suor;
- Evitar tomar banhos muito quentes e prolongados, pois ressecam a pele;
- Secar a pele após o banho com uma toalha macia.
Além disso, deve-se usar o hidratante na pele recomendado pelo médico diariamente para a reter e manter a umidade da pele, além de acalmar a pele, evitar seu ressecamento, piora dos sintomas ou o surgimento de novas crises de dermatite atópica. Saiba identificar todos os sintomas da dermatite atópica.
É importante que esses cuidados sejam continuados mesmo quando os sintomas da dermatite atópica desaparecem para evitar que a pele fique muito ressecada.