As pomadas para fimose, como a pomada Postec ou a pomada de betametasona, possuem corticoides na sua composição que tem ação anti-inflamatória e torna a pele mais fina, mais fácil de ser esticada e ajudando a tratar a fimose.
O uso de pomadas para fimose é indicado principalmente para crianças com mais de 1 ano, caso não exista regressão da fimose com liberação espontânea do prepúcio, e tem como objetivo reduzir a fibrose e favorecer a exposição da glande, ajudando a aliviar a dor e a acelerar o tratamento.
As pomadas para fimose só devem ser utilizadas com orientação do urologista ou pediatra de acordo com a idade e características da fimose. Além disso, é importante que o médico acompanhe a evolução da fimose ao longo do tempo à medida que são feitas as aplicações da pomada, pois caso não exista melhora, pode ser recomendada a realização de cirurgia. Confira quais são os tratamentos disponíveis para tratar a fimose.
Principais pomadas
Algumas das pomadas mais utilizadas para tratar a fimose incluem:
1. Postec
A pomada Postec é específica para a fimose pois contém valerato de betametasona que é um corticoide com ação anti-inflamatória que ajuda a deixar a pele mais fina, tornando mais fácil de esticar.
Além disso, essa pomada possui hialuronidase, que é uma enzima que reduz o inchaço e facilita a entrada do corticóide na pele, facilitando a exposição da glande.
Essa pomada costuma ser indicada nos casos de fimose congênita, podendo ser usada por crianças com mais de 1 ano ou pessoas até os 30 anos de idade.
Como usar: aplicar 2 vezes por dia, ou seja, de 12 em 12 horas, diretamente na pele do prepúcio, durante 3 semanas seguidas ou segundo a orientação médica. Após as 3 semanas de tratamento, deve-se ter uma avaliação médica novamente.
Contra-indicações: essa pomada não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano de idade e em pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula ou outros tipos de corticoide.
2. Betametasona
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso apenas da pomada de valerato de betametasona para fimose, que apesar de não ser específica para fimose pode ser usada para ajudar a deixar a pele mais fina, pois é um corticoide.
Essa pomada pode ser encontrada na sua forma genérica ou com o nome comercial Betnovate e deve ser usada somente com orientação médica por crianças com mais de 1 ano e adultos.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada na pele do prepúcio 1 ou 2 vezes por dia, por no máximo 4 semanas de tratamento, conforme orientação médica. Durante o tratamento, deve-se fazer consultas médicas, pois o médico pode reduzir a frequência de aplicação da pomada, conforme a resposta ao tratamento.
Contra-indicações: essa pomada não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano, ou nos casos de infecções na pele do prepúcio, coceira genital, ou alergia betametasona ou outros corticoides.
3. Hidrocortisona
O acetato de hidrocortisona é outra pomada que pode ser indicada pelo médico para fimose, pois é um corticoide de baixa potência, que também pode deixar a pele mais fina, ajudando no tratamento da fimose.
Essa pomada pode ser encontrada na sua forma genérica como “acetato de hidrocortisona” ou com os nomes comerciais Berlison ou Cortigen, por exemplo, e deve ser usada somente com indicação médica.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada na pele do prepúcio de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica. Para lactentes e crianças com menos de 4 anos, o tratamento não deve ultrapassar 3 semanas. Após esse período, deve-se ter avaliação médica novamente.
Contra-indicações: essa pomada não deve ser usada nos casos de alergia à hidrocortisona ou qualquer outro tipo de corticoide.
4. Fludroxicortida
A pomada de fludroxicortida é outro corticoide que apesar de não ser específico para fimose, pode ser indicada pelo médico para o tratamento da fimose, pois da mesma forma que os outros corticoides torna a pele mais fina e mais fácil de esticar.
Essa pomada pode ser encontrada com o nome comercial Drenison e deve ser usada somente se recomendada pelo médico.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de fludroxicortida na pele do prepúcio de 3 a 3 vezes por dia, por no máximo 4 semanas de tratamento, conforme orientação médica.
Contra-indicações: essa pomada não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano, ou nos casos de alergias aos corticoides.
5. Furoato de mometasona
O furoato de mometasona é um outro tipo de corticoide que pode ser indicado pelo médico para o tratamento da fimose.
Essa pomada pode ser encontrada na sua forma genérica contendo 1 mg/g de furoato de mometasona, ou com os nomes comerciais Topison, M Lix ou Resgat, por exemplo.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de furoato de mometasona na pele do prepúcio, 1 vez por dia, por no máximo 4 semanas de tratamento, conforme orientação médica.
Contra-indicações: essa pomada não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos ou nos casos de alergia aos corticoides.
6. Propionato de clobetasol
O propionato de clobetasol é um corticoide muito potente que também pode ser indicado pelo médico para o tratamento da fimose grave.
Essa pomada pode ser encontrada como genérico contendo 0,5 mg/g de propionato de clobetasol, podendo ser usada a partir de 1 ano de idade, e somente com indicação médica.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada diretamente na pele do prepúcio, de 1 a 2 vezes por dia, por no máximo 4 semanas, conforme orientação médica.
Contra-indicações: essa pomada não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano de idade ou nos casos de infecções na pele não tratada, coceira genital ou alergia aos corticoides.
Cuidados durante o uso das pomadas
Alguns cuidados são importante durante o tratamento com as pomadas para fimose, como:
- Urinar e depois lavar e secar adequadamente a região genital, antes da aplicação da pomada;
- Puxar cuidadosamente a pele em excesso para trás, sem causar nenhuma dor;
- Aplicar a pomada ao redor de todo o prepúcio, cobrindo desde a área da ponta do pênis até onde o prepúcio encontra a pele na parte inferior do eixo do pênis;
- Massagear suavemente a região para que a pomada seja totalmente absorvida e cubra toda a área;
- Colocar a pele do prepúcio sob a glande novamente, após a aplicação da pomada;
- Usar a pomada indicada pelo médico, nos horários recomendados e pelo tempo de tratamento indicado;
- Fazer consulta médica novamente após 3 ou 4 semanas de tratamento, para avaliar a eficácia do uso da pomada. Em alguns casos, o médico pode recomendar continuar o tratamento por mais um ciclo de 3 ou 4 semanas.
Além disso, depois de aplicar a pomada, o médico pode aconselhar fazer os exercícios de alongamento da pele do prepúcio, para reduzir e até curar o grau de fimose.
Porém, os casos mais graves, como os de grau I e II de Kayaba, podem ser mais difíceis de tratar apenas com a pomada, sendo recomendadas outras formas de tratamento.