As pomadas para herpes genital, como a pomada de aciclovir ou a de penciclovir, podem ser indicadas pelo médico para complementar o tratamento com comprimidos antivirais, ajudando a reduzir a duração dos sintomas, facilitar a cicatrização da pele e diminuir o risco de recorrência ou transmissão.
A herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo vírus do Herpes simplex que pode ser transmitido através do contato com os fluidos genitais ou bolhas do parceiro(a) por meio da relação sexual desprotegida, levando ao surgimento de sintomas como bolhas ou feridas dolorosas na região genital. Saiba identificar os sintomas de herpes genital.
As pomadas para herpes genital devem ser indicadas pelo ginecologista, no caso de mulheres, ou urologista, no caso de homens, após avaliação dos sintomas e confirmação do diagnóstico.
Principais pomadas para herpes genital
As pomadas para herpes genital que podem ser indicadas pelo médico são:
1. Aciclovir
A pomada de aciclovir a 5% reduz a multiplicação do vírus Herpes simplex tipos 1 e 2, a infecção de novas células, e diminui o tempo de duração dos sintomas da herpes genital inicial ou recorrente.
Esta pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Zovirax ou Hpmix, ou na forma de genérico com o nome aciclovir sódico, podendo ser usado desde os primeiros sintomas da herpes genital recorrente, como coceira ou ardor na região íntima.
Como usar: aplicar uma camada sobre a bolha ou ferida da herpes, 5 vezes por dia, em intervalos de cerca de 4 horas, pulando a aplicação no período noturno. O tratamento deve continuar por pelo menos 5 dias e, caso não ocorra cicatrização, deve-se usar a pomada por mais 5 dias, ou conforme orientação médica. Após 10 dias de tratamento, se não ocorrer melhora dos sintomas, deve-se voltar ao médico.
2. Penciclovir
O penciclovir é outra pomada para herpes genital inicial ou recorrente, pois inibe a multiplicação do vírus tipo 1 e 2, reduzindo a gravidade das feridas e acelerando a recuperação e a cicatrização da pele.
Essa pomada pode ser usada desde os primeiros sintomas da herpes genital recorrente, sendo encontrada com o nome Penvir Labia.
Como usar: aplicar a pomada sobre a região íntima com bolha ou ferida, aproximadamente a cada 2 horas, por 4 dias, durante o dia. Caso os sintomas não melhorem em 4 dias, deve-se consultar o médico novamente.
3. Lidocaína
A lidocaína é um anestésico local que pode ser indicado para aliviar temporariamente a dor e o desconforto das bolhas e feridas da herpes genital.
Essa pomada pode ser encontrada com os nomes Xylocaína 5% ou 50 mg/g, e não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.
Como usar: aplicar uma pequena quantidade da pomada, o suficiente para cobrir a bolha ou a ferida da herpes genital, nos casos de dor intensa, para aliviar a dor, conforme orientado pelo médico.
4. Sulfadiazina de prata e nitrato de cério
A pomada de sulfadiazina de prata e nitrato de cério possui ação antiviral, contra o vírus herpes simplex tipos 1 e 2, além de ação cicatrizante e antimicrobiana, podendo ser indicado pelo médico, em alguns casos, para o tratamento das lesões na pele e mucosas ou para prevenir infecções secundárias da bolha ou ferida.
Essa pomada pode ser encontrada com o nome comercial Dermacerium HS gel, vendida em farmácias ou drogarias, e não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.
Como usar: aplicar a pomada diretamente na área afetada nos genitais, cerca de 3 vezes por dia, até completa cicatrização, conforme orientação do médico.
5. Cloridrato de lisozima
A pomada de cloridrato de lisozima é indicada para auxiliar no tratamento da herpes genital, aplicada diretamente sobre as feridas ou úlceras na região íntima.
Essa pomada pode ser encontrada com o nome Murazyme e deve ser usada somente com indicação médica.
Como usar: aplicar a pomada diretamente sobre as feridas ou ulcerações da herpes genital, de 2 a 3 vezes por dia, após a higienização da região íntima.
6. Tromantadina
A tromantadina, ou cloridrato de tromantadina, é uma pomada na forma de gel é indicada para o tratamento da herpes genital inicial ou recorrente, ajudando a aliviar os sintomas de coceira ou dor, diminuindo a gravidade e a duração das lesões.
Essa pomada deve ser usada com indicação médica, sendo encontrada com o nome Herpex gel, e não deve ser usada em bolhas muito grandes ou feridas abertas da herpes genital, além de ser contraindicada no primeiro trimestre da gestação.
Como usar: aplicar o gel sobre as lesões da herpes genital, cobrindo-as totalmente, no mínimo 3 vezes por dia, conforme orientação médica. Após a aplicação, massagear suavemente para melhor absorção. Confira outros medicamentos para herpes genital.
Pomadas naturais para herpes genital
Algumas opções de pomadas naturais para herpes genital são:
1. Uncaria tomentosa
A Uncaria tomentosa, também conhecida como unha de gato, é uma planta medicinal que possui ação anti-inflamatória e analgésica, podendo ser indicada para ajudar a reduzir os sintomas da herpes genital, como coceira e dor.
Essa pomada pode ser indicada para o tratamento da herpes simples, de forma a aliviar os sintomas, mas não possui ação antiviral, ou seja, não reduz a multiplicação do vírus da herpes, podendo ser usada para complementar o tratamento com comprimidos ou pomadas antivirais para herpes genital.
A pomada de Uncaria tomentosa pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, com o nome comercial Imunomax Gel-creme 50 mg/g, e não deve ser usada na gravidez ou amamentação.
Como usar: aplicar uma pequena quantidade da pomada sobre a bolha ou ferida na região genital, a cada 8 horas, conforme orientação médica. Veja outros benefícios e como usar a unha de gato.
2. Própolis
O própolis possui ação anti herpética que ajuda a evitar que o vírus da herpes simplex se espalhe para outras células, além de ter propriedades cicatrizantes, analgésicas e anti-inflamatórias, reduzindo a dor e o inchaço e melhorando a cicatrização da pele.
A pomada de própolis pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, com o nome Pomada de Própolis verde Amantikir.
O própolis não deve ser utilizado por pessoas com alergia ao própolis, mel ou pólen.
Como usar: aplicar uma pequena quantidade da pomada de própolis sobre a bolha ou ferida genital, até 3 vezes por dia. Outra forma é usar o extrato aquoso de própolis, aplicando 3 a 4 gotas do extrato sobre as feridas, cerca de 3 vezes por dia. Veja outras opções naturais para a herpes genital.
Pomada para herpes genital na gravidez
A pomada para herpes genital na gravidez mais indicada é a pomada de aciclovir, que deve ser usada somente com indicação do obstetra, após avaliação dos benefícios para a mulher e potenciais riscos para o bebê. Veja como é feito o tratamento da herpes genital na gravidez.
Quando usar as pomadas
As pomadas para herpes genital normalmente são recomendadas pelo ginecologista, no caso de mulheres, ou urologista, no caso de homens, para complementar o tratamento inicial com antivirais na forma de comprimidos, como o aciclovir, o penciclovir ou o valaciclovir. Veja como tomar os antivirais para herpes genital.
Essas pomadas podem ser usadas tanto para a herpes genital primária, que é a primeira manifestação da infecção, ou recorrente, quando se tem novos episódios da herpes. No entanto, não devem ser usadas quando não existem sinais de infecção, pois não previnem as crises de herpes genital.
Para saber a pomada mais adequada no tratamento contra a herpes genital, marque uma consulta com o ginecologista mais próximo:
Cuidados ao usar as pomadas
Alguns cuidados são importantes durante o tratamento com as pomadas para herpes genital, como:
- Utilizar a pomada nos horários corretos, conforme orientado pelo médico;
- Lavar as mãos antes e após aplicar a pomada, com água e sabonete neutro, para evitar a piora da infecção ou que se espalhe para outras partes do corpo;
- Evitar esfregar as bolhas ou feridas para não espalhar para outras regiões da pele;
- Evitar o contato íntimo, mesmo com preservativo, enquanto houver bolhas ou feridas na região genital;
- Evitar compartilhar objetos pessoais, como toalhas ou roupa íntima;
- Usar roupa íntima de algodão, para permitir que a pele respire e evitar o acúmulo de umidade no local.
Além disso, no caso de surgir dor ou queimação ao urinar, pode-se afastar as bordas da região genital, no caso de mulheres, para que a urina não irrite as lesões ou cause mais dor ou desconforto, ou urinar com os genitais mergulhados em água morna.
Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-e