As pomadas para tatuagem contêm substâncias, como dexpantenol, vitamina E ou Aloe vera, pois possuem propriedades cicatrizantes, hidratantes e calmantes para a pele, além de ajudar na regeneração da pele tatuada.
Essas pomadas podem ser usadas durante todo o processo de cicatrização, exceto se tiver feridas abertas na pele. Além disso, existem também pomadas específicas para passar na pele tatuada após sua cicatrização, de forma a prevenir o desbotamento da tatuagem.
Leia também: Tatuagem cicatrizando: sinais, fases (e o que fazer) tuasaude.com/tatuagem-cicatrizandoApós fazer a tatuagem, deve-se também ter alguns cuidados, como evitar exposição solar e alimentos remosos, além de estar atento a sinais de infecção, como feridas com pus ou febre, devendo-se nesses casos consultar o dermatologista. Veja os cuidados após fazer tatuagem.
Principais pomadas para tatuagem
Algumas opções de pomadas para tatuagem são:
1. Dexpantenol
A dexpantenol é um tipo de pró-vitamina B5, que tem ação cicatrizante, sendo indicada para tatuagens, pois ajuda a regenerar as células, hidratar profundamente a pele e evitar o seu ressecamento.
Esta pomada para tatuagem de dexpantenol pode ser encontrada com os nomes comerciais Bepantol Derma ou Bepantriz Tattoo creme renovação e hidratação, existindo também a Bepantriz Tattoo lanolina e óleo de amêndoas enriquecida com dexpantenol.
Como usar: aplicar a pomada de dexpantenol sobre a tatuagem, espalhando delicadamente. Essa pomada pode ser aplicada sempre que sentir necessidade de hidratação profunda.
2. Madecassoside
A madecassoside é uma substância extraída da Centella asiatica, com propriedades calmantes para a pele, e que ajudam na renovação celular, sendo uma boa opção de pomada para tatuagem.
Além disso, essa pomada também contém pantenol, zinco, cobre e manganês, que promovem a hidratação e regeneração da pele sensibilizada, e tem efeito antimicrobiano, o que evita infecção por bactérias.
A pomada de madecassoside, pantenol, zinco, cobre e manganês, pode ser encontrada com o nome Cicaplast Baume B5+.
Como usar: aplicar uma camada da pomada sobre a tatuagem na pele limpa e seca, 2 vezes por dia.
Leia também: Cicaplast: para que serve e como usar (pomada, baume, serum e mais) tuasaude.com/cicaplast3. Extrato de camomila
A pomada para tatuagem contendo extrato de camomila e óleos de girassol, amêndoas e abacate, ajuda a restaurar, hidratar e tonificar a pele tatuada, ajudando na sua cicatrização.
Além disso, essa pomada forma uma camada de proteção na pele e tem ação antisséptica prevenindo infecções.
A pomada de extrato de camomila e óleos de girassol, amêndoas e abacate pode ser encontrada com o nome Tattoo Restorer Barba Forte.
Como usar: lavar a pele tatuada com sabonete neutro e água corrente, e secar suavemente em seguida com papel toalha ou uma toalha limpa, seca e suave. Passar uma camada da pomada sobre a pele, de 3 a 4 vezes por dia, massageando suavemente até sua completa absorção.
4. Bisabolol
A pomada para tatuagem contendo bisabolol, glicerina e dexpantenol ajuda a hidratar profundamente a pele tatuada, formando uma barreira de proteção na pele, e favorecendo a regeneração celular.
Além disso, essa pomada também tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes para a pele.
A pomada de bisabolol, glicerina e dexpantenol pode ser encontrada com o nome Pomada Reparadora Eucerin Aquaphor.
Como usar: aplicar uma camada da pomada sobre a pele tatuada, sempre que necessário.
5. Aloe vera
A pomada para tatuagem contendo Aloe vera, óleo de coco, vitamina E, extrato de algas marinhas e pantenol tem propriedades cicatrizantes e suavizantes para a pele.
Além disso, essa pomada hidrata profundamente a pele, evita o ressecamento e a descamação, e tem ação antisséptica e anti-inflamatória.
Essa pomada é formulada especificamente para tatuagens e pode ser encontrada com o nome comercial Black Barts & Tattoo Week.
Como usar: aplicar uma camada da pomada sobre a tatuagem, 1 vez por dia, fazendo movimentos circulares levemente, até sua completa absorção.
6. Manteiga de karité
A pomada para tatuagem contendo manteiga de karité ajuda a cicatrizar e hidratar a pele, além de também poder ser usada durante a tatuagem para reduzir a vermelhidão, inchaço e sangramento.
Essa pomada também ajuda a manter as cores da tatuagem, podendo ser usada diariamente, mesmo após a tatuagem ter cicatrizado, sendo encontrada com o nome Hustle Butter Deluxe Tattoo.
Como usar: aplicar uma camada da pomada sobre a pele com tatuagem, massageando suavemente.
7. PCA de sódio
O PCA de sódio (PCA-Na) é uma substância derivada do ácido glutâmico da cana de açúcar com alto poder hidratante para a pele, evitando a perda de água na pele tatuada.
Essa pomada é encontrada associada ao dexpantenol, vitamina E, Aloe vera e óleo de algodão, ajudando a reduzir a vermelhidão, inchaço e a melhorar a cicatrização da pele.
A pomada de PCA-Na, dexpantenol, vitamina E, Aloe vera e óleo de algodão pode ser encontrada com o nome Pomada Aftercare MBoah.
Como usar: aplicar uma camada da pomada sobre a pele tatuada, pelo menos 3 vezes por dia, até sua completa cicatrização, que geralmente ocorre entre 2 a 4 semanas.
8. Manteiga de cacau
A pomada para tatuagem contendo manteiga de cacau, óleo de coco, Aloe vera e manteiga de karité, possui propriedades cicatrizantes, antissépticas e anti-inflamatórias.
Além disso, essa pomada hidrata profundamente a pele, evita o ressecamento e descamação da tatuagem, e mantém a umidade da pele.
Essa pomada pode ser encontrada com o nome Tattoo Balm Extratus.
Como usar: lavar a pele com tatuagem e secar suavemente com papel toalha. Em seguida, aplicar uma camada da pomada na pele tatuada, 2 vezes ao dia, ou sempre que sentir necessidade de hidratação.
9. Óleo de buriti
A pomada para tatuagem contendo óleo de buriti, dexpantenol e vitamina E tem ação cicatrizante, antimicrobiana, hidratante e regeneradora para a pele.
Essa pomada pode ser encontrada com o nome Restaurador Dérmico Tattoo Nativus Care.
Como usar: passar a pomada sobre a pele tatuada, 3 vezes por dia, massageando suavemente até sua completa absorção.
10. Vitamina E
A pomada de vitamina E associada ao dexpantenol é indicada para o cuidado diário da tatuagem já cicatrizada, ajudando a manter a pele hidratada e prevenir o desbotamento da tatuagem.
Essa pomada pode ser encontrada com os nomes Balm de Tattoo Viking ou Passou Brilhou MBoah Tattoo Sparkle, por exemplo.
Como usar: aplicar uma camada da pomada, 1 vez por dia, sobre a pele tatuada.
Cuidados ao usar as pomadas
Alguns cuidados ao usar as pomadas para tatuagem são importantes, como:
- Lavar a pele com água e sabonete neutro ou próprio para tatuagem, e secar suavemente a pele antes de passar a pomada;
- Evitar exposição ao sol, fazer bronzeamento artificial ou fototerapia, pois pode deixar a pele mais sensível e atrasar a cicatrização;
- Não usar a pomada em feridas abertas na pele;
- Evitar piscinas, praias ou banheiras, pois podem aumentar o risco de infecção na tatuagem;
- Evitar passar creme em excesso na tatuagem, pois podem impedir a pele de respirar e atrasar a cicatrização;
- Evitar passar perfume ou loções perfumadas na pele tatuada;
- Evitar o consumo de alimentos remosos, como carne de porco, frituras e embutidos. Confira a lista completa de alimentos que se deve evitar após fazer tatuagem.
Além disso, durante a cicatrização da tatuagem, deve-se evitar tirar casquinhas ou coçar a pele, para evitar infecções no local.
Quando ir ao médico
É importante consultar o dermatologista caso se apresente sinais de infecção, como:
- Feridas com pus na tatuagem;
- Sangramento no local da tatuagem;
- Inchaço ou dor na pele tatuada;
- Febre;
- Cansaço excessivo.
Desta forma, o médico deve avaliar a pele tatuada e os sintomas apresentados, e assim, indicar o tratamento mais adequado, que geralmente envolve o uso de antibióticos na forma de pomadas ou comprimidos para acabar com a infecção.
Caso tenha sinais de infecção, marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima: