As pomadas para vitiligo, como o tacrolimo, o valerato de betametasona, o calcipotriol ou o ruxolitinibe, são indicadas quando as áreas despigmentadas no corpo são pequenas e crescem pouco, para ajudar na repigmentação da pele.
O vitiligo é um distúrbio da pigmentação da pele causada pela destruição ou morte dos melanócitos, que são as células que produzem o pigmento que dá cor à pele, resultando em sintomas como manchas brancas na pele que não coçam e não doem. Confira os principais sintomas de vitiligo.
O uso das pomadas para vitiligo deve ser feito com indicação do dermatologista, após avaliação das características das manchas na pele e, assim, ser orientado o melhor tipo de pomada de forma individualizada.
8 pomadas para vitiligo
As principais pomadas para vitiligo são:
1. Valerato de betametasona
O valerato de betametasona é uma pomada corticoide para vitiligo localizado que pode ser indicada pelo dermatologista no início da doença, quando as manchas apresentam crescimento lento, cobrem uma área pequena do corpo e/ou apresentam componentes inflamatórios.
Essa pomada é um corticoide potente com efeito imunossupressor e anti-inflamatório.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de valerato de betametasona 1 mg/g, 1 vez por dia, sobre a mancha do vitiligo, por até 3 meses.
Depois disso, pode ser indicado pelo dermatologista a aplicação em semanas alternadas ou com interrupções de 2 dias a cada 5 dias de uso, por até 6 meses e, se nenhuma resposta for observada após 3 a 4 meses, o médico pode interromper o tratamento.
2. Propionato de clobetasol
O propionato de clobetasol é outra pomada corticoide com um efeito potente maior que o valerato de betametasona, sendo também indicado para manchas pequenas na pele do vitiligo localizado. Veja os principais tipos de vitiligo.
As pomadas corticoides geralmente são a primeira opção de tratamento para o vitiligo, para pequenas áreas do corpo, tendo uma melhor resposta nas áreas expostas ao sol.
Como usar: a pomada de propionato de clobetasol 0,5 mg/g deve ser aplicada em uma fina camada sobre a mancha do vitiligo, 1 vez por dia. Veja como aplicar a pomada de propionato de clobetasol.
Da mesma forma que o valerato de betametasona, a pomada de propionato de clobetasol pode ser usada por 3 meses e depois a aplicação geralmente não é contínua, devendo ser usada conforme orientação do dermatologista.
Leia também: Pomadas corticóides: para que servem e quando usar tuasaude.com/locoid-pomada-corticoide3. Tacrolimo
O tacrolimo é uma pomada para vitiligo da classe dos inibidores da calcineurina que estimula a proliferação melanócitos e melanoblastos na pele, ajudando na repigmentação das manchas brancas na pele.
Essa pomada geralmente é indicada principalmente no início do surgimento das manchas na pele, caso as manchas apresentem pouco crescimento e sejam pequenas.
A pomada de tacrolimo normalmente é indicada para regiões do rosto e pescoço, pois tem menos efeitos colaterais do que os corticoides tópicos, como a atrofia da pele.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de tacrolimo 0,03% ou 0,1% sobre as manchas brancas do vitiligo, 2 vezes por dia, por um período mínimo de 6 meses, conforme orientação do dermatologista. Saiba como usar o tacrolimo corretamente.
4. Pimecrolimo
O pimecrolimo é outra pomada para vitiligo da classe dos inibidores da calcineurina que também pode ser indicada pelo dermatologista para ajudar a repigmentar as manchas brancas da pele.
Tanto a pomada pimecrolimo, como o tacrolimo, podem ser aplicadas em áreas de pele mais fina, como rosto ou pescoço, no entanto, deve-se evitar a exposição solar após a sua aplicação.
Além disso, as pomadas de pimecrolimo ou tacrolimo podem ser utilizadas nos dias de intervalo das pomadas corticoides, e em combinação com outros tipos de tratamento inicial do vitiligo, como a fototerapia, para estabilizar o crescimento das manchas e favorecer a repigmentação da pele.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada sobre as manchas do vitiligo, 2 vezes por dia, massageando levemente até completa absorção. O tempo de tratamento deve ser orientado pelo dermatologista e geralmente é feito por no mínimo 6 meses.
5. Calcipotriol
A pomada de calcipotriol para vitiligo é um análogo da vitamina D pode ser indicada pelo dermatologista pois influencia na maturação e a diferenciação dos melanócitos na pele, o que favorece e aumenta a velocidade da repigmentação da pele.
Geralmente, essa pomada é encontrada em associação com o dipropionato de betametasona, com o nome comercial Daivobet.
Além disso, o calcipotriol pode ser usado calcipotriol para complementar outros tratamentos como a fototerapia, por exemplo. Veja todas as opções de tratamento para vitiligo.
Como usar: a pomada de calcipotriol 50 mcg/g + dipropionato de betametasona 0,5 mg/g deve ser aplicada diretamente em uma camada fina sobre a mancha do vitiligo, 1 vez por dia, pelo tempo recomendado pelo dermatologista.
6. 5-fluorouracil
O 5-fluorouracil (5-FU) é uma pomada quimioterápica geralmente indicada para o tratamento de lesões pré-malignas ou malignas da pele.
No entanto, pode ser indicado para o tratamento do vitiligo, pois estimula os melanócitos da pele, promovendo uma hiperpigmentação das manchas brancas da pele.
Essa pomada pode ser usada em associação com o tratamento à laser Er:YAG, para o vitiligo não segmentar, e deve ser usada somente com indicação do dermatologista.
Como usar: aplicar a pomada de 5-FU sobre a mancha branca do vitiligo, 1 vez por dia, por 7 a 10 dias, conforme orientação do dermatologista. Lavar as mãos em seguida, exceto se o tratamento é feito nas manchas brancas da mão.
7. Ruxolitinibe
O ruxolitinibe (Opzelura) é uma pomada para vitiligo que pode ser indicada pelo dermatologista para o vitiligo não segmentar em adultos ou crianças com mais de 12 anos.
Essa pomada é da classe dos inibidores da janus quinase com ação imunossupressora, ajudando na repigmentação das manchas brancas da pele.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de ruxolitinibe nas manchas do vitiligo, 2 vezes por dia, com um mínimo de 8 horas entre as duas aplicações.
Essa pomada deve ser usada até um máximo de 10% da área da superfície corporal e o tempo de tratamento geralmente é de 24 semanas ou mais, conforme orientação do dermatologista.
8. Monobenzona
A monobenzona é o éter monobenzil da hidroquinona que pode ser indicado pelo dermatologista para o tratamento do vitiligo extenso, nos casos em que as áreas com manchas brancas ocupam a maior parte do corpo.
Essa pomada promove a despigmentação da pele através da degradação progressiva da melanina, ou seja, as áreas da pele que ainda possuem a cor normal, ficarão despigmentadas, sem cor, assim como as manchas brancas do vitiligo.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de monobenzona nas áreas pigmentadas da pele, 2 ou 3 vezes por dia, por pelo menos 4 meses de tratamento, conforme orientação do dermatologista.
Após esse período, o médico pode recomendar o uso da pomada apenas duas vezes por semana para manter os resultados desejados.
Pomadas naturais para vitiligo
Uma opção de pomada natural para o vitiligo é a pomada de mamacadela, que é uma planta medicinal da espécie Brosimum gaudichaudii.
A mamacadela é rica em furanocumarinas, como psoraleno e bergapteno, com ação fotossensibilizante, sendo capaz de estimular a produção de melanina, que é o pigmento que dá a cor à pele, ajudando no processo de repigmentação da pele.
Essa pomada deve ser usada somente com indicação do dermatologista, e não substitui o tratamento convencional indicado pelo médico. Veja como usar a pomada de mamacadela para vitiligo.