As pomadas para alergia e coceira na pele, como a pomada com calamina, a pomada antialérgica ou a pomadas corticoides, possuem substâncias com ação antialérgica, anti-inflamatória, calmante ou protetora da pele, que ajudam a aliviar a coceira
A coceira na pele pode ser causada por diversas doenças, como alergias, pele muito seca, picadas de inseto, queimaduras solares, dermatite, psoríase, catapora ou micoses, por exemplo. Veja as principais causas de alergia na pele.
As pomadas para alergia e coceira na pele podem ser compradas em farmácias ou drogarias, sendo importante utilizar com indicação do clínico geral ou dermatologista de acordo com a causa da alergia e coceira na pele, pelo tempo de tratamento e com as doses de forma individualizada.
Principais pomadas para alergia e coceira na pele
Algumas pomadas mais indicadas pelos médicos para aliviar a coceira na pele são:
1. Pomadas com calamina
A calamina é uma substância constituída por óxido de zinco e outros componentes, que agem aliviando a coceira, devido às suas propriedades adstringentes e protetoras da pele. As pomadas e cremes com calamina podem ser usadas isoladamente ou como complemento ao tratamento prescrito pelo médico, em diversas situações, como alergias, picadas de inseto, queimaduras solares ou catapora.
Alguns exemplos de produtos com calamina são o Ducilamina da TheraSkin, que pode ser usada em adultos e crianças, e a Calamyn, Solardril e Caladryl, que podem ser usadas em adultos e crianças com mais de 2 anos, porque possuem cânfora na composição, que é contraindicada em crianças menores de 2 anos de idade. Veja uma pomada que pode ser usada no bebê.
2. Pomadas antialérgicas
As pomadas antialérgicas, contêm principalmente substâncias anti-histamínicas, e podem ser usadas para alergias na pele, como dermatite atópica ou picadas de inseto, por exemplo, porque agem reduzindo a alergia e diminuindo a coceira.
Alguns exemplos de pomadas ou cremes com anti-histamínicos são a Profergan ou Fenergan, com prometazina na composição, e a Polaramine, com dexclorfeniramina na composição. Estes produtos só devem ser usados em crianças com idade superior a 2 anos.
3. Pomadas corticoides
Os corticoides em pomada ou creme são remédios muito utilizados para tratar a coceira em situações em que haja muito desconforto e/ou em que outros tratamentos não tenham sido eficazes.
Geralmente, essas pomadas são muito usadas como auxiliares no tratamento da psoríase, associados a antifúngicos nas micoses, em picadas de inseto ou alergias severas, eczemas ou dermatite atópica, por exemplo, mas só devem ser usados se forem recomendados pelo médico.
Alguns exemplos de pomadas ou cremes corticoides que o médico pode recomendar são a Berlison ou Hidrocorte, com hidrocortisona, Cortidex, com dexametasona, ou Esperson, com desoximetasona. Saiba quais os cuidados a ter com os corticoides.
4. Cremes hidratantes, nutritivos e calmantes
Em alguns casos, a coceira pode ocorrer devido a secura extrema e desidratação da pele, dermatite atópica ou irritação da pele causada por químicos ou depilação, por exemplo.
Nestes casos, o uso de um bom creme hidratante, nutritivo e calmante, pode ser o suficiente para acabar com o desconforto e a coceira sentida na pele. No entanto, é importante ter cuidado caso se trate de uma pele com dermatite atópica, já que nestes casos se devem usar produtos específicos, com poucos ingredientes e o mais suaves possível.
Alguns exemplos de cremes que podem ser usados para nutrir e hidratar a pele de forma suave são o Xeracalm Bálsamo Relipidizante da Avéne, Fisiogel AI ou o Lipikar Baume AP+ de La Roche Posay. Além disso, o Hidraloe Gel da Sesderma é também uma ótima opção para pele com irritação, picadas de inseto, queimaduras leves ou coceira, porque tem 100% de babosa na sua composição, com ação calmante e suavizante.
Quando ir ao médico
É importante consultar o dermatologista sempre que surgir alergia e coceira na pele que não melhora ou for acompanhada de outros sintomas, como:
- Manchas ou lesões vermelhas e/ou acinzentadas na pele;
- Descamação, inchaço ou irritação da pele;
- Bolinhas brancas ou vermelhas na pele;
- Bolhas na pele, que podem romper e liberar um líquido;
- Ressecamento da pele;
- Crostas ou casquinhas;
- Sensação de ardor ou queimação;
- Alteração da sensibilidade da pele.
Desta forma, o médico deve fazer uma avaliação dos sintomas, histórico de saúde e solicitar exames de diagnóstico, de forma a identificar a causa da coceira e alergia, e assim indicar a pomada ou outros tratamentos mais adequados.