As pessoas roncam durante o sono devido a uma dificuldade do ar fluir pelas vias aéreas, por um bloqueio total ou parcial da passagem de ar, o que provoca uma vibração da língua, palato ou epiglote, e o som do ronco.
O ronco muitas vezes não significa nenhum problema de saúde, podendo surgir devido a posição em que a pessoa dorme, mas também pode ser causado por apneia do sono, pólipos nasais ou sinusite, por exemplo.
Leia também: Ronco: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/roncoNo caso do ronco ser constante, provocar pausas respiratórias ou cansaço durante o dia, é importante consultar o otorrinolaringologista ou o médico do sono para identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado.
Porque as pessoas roncam
As principais causas das pessoas roncarem durante o sono são:
1. Posição ao dormir
A posição para dormir pode favorecer o ronco, e acontece principalmente quando se dorme de costas, conhecida como posição supina.
Nessa posição, a força da gravidade faz com que a língua se mova para o fundo da garganta, bloqueando o fluxo de ar para as vias respiratórias, causando o ronco.
2. Apneia obstrutiva do sono
A apneia obstrutiva do sono é uma parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono, resultando em roncos e despertares noturnos, prejudicando o sono. Veja os principais sintomas de apneia obstrutiva do sono.
Leia também: Apneia do sono em bebê: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/apneia-do-sono-em-bebe3. Alterações anatômicas
Algumas alterações anatômicas nos ossos da face, como queixo retraído e boca menor, podem dificultar a passagem de ar nas vias aéreas e provocar ronco ao dormir.
Além disso, pessoas com palato mole longo ou úvula longa, conhecida como “sininho da garganta”, também podem estreitar a abertura do nariz para a garganta, aumentando o risco de roncar.
4. Hipertrofia de adenoides
A hipertrofia de adenoides ou hipertrofia das amígdalas é outra causa de ronco, principalmente em crianças, que podem causar redução da passagem de ar nas vias aéreas, e resultar em ronco.
Leia também: Bebê roncando: principais causas e o que fazer tuasaude.com/bebe-roncar-e-normal5. Congestão nasal
A congestão nasal causada por rinite crônica, sinusite, gripes ou resfriados, pode resultar em obstrução das vias aéreas, provocando ronco durante o sono.
Leia também: Como desentupir o nariz: 11 formas naturais e eficazes tuasaude.com/nariz-entupido6. Pólipos nasais
A presença de pólipos nasais, que são um crescimento anormal de tecido no revestimento do nariz ou seios nasais, podem bloquear a passagem do ar no nariz, resultando em ronco enquanto dorme.
7. Desvio de septo
O desvio de septo é uma alteração da posição do septo que é a cartilagem que separa as narinas, o que pode causar dificuldade para respirar, apneia de sono, ronco, dor de cabeça e nariz entupido à noite. Entenda melhor o que é desvio de septo e os sintomas.
8. Consumo excessivo de álcool
O consumo excessivo de álcool também pode provocar ronco, pois provoca um relaxamento dos músculos as vias aéreas, obstruindo a passagem do ar.
9. Envelhecimento
O envelhecimento natural do corpo pode deixar os músculos da língua e garganta, fazendo com que bloqueiem o fluxo de ar para as vias respiratórias, causando o ronco.
Por isso, é muito comum o ronco em pessoas idosas.
10. Uso de remédios para dormir
O uso de remédios para dormir é outra causa de relaxamento dos músculos das vias aéreas, que pode bloquear a passagem de ar e resultar em ronco ao dormir.
11. Obesidade
A obesidade pode provocar a redução do espaço para o ar passar pelas vias aéreas, aumentando o risco de ronco ao dormir.
Leia também: tuasaude.com12. Hábito de fumar
O hábito de fumar também pode aumentar o risco de ronco durante o sono.
A causa exata do porque isso acontece não é totalmente conhecida, mas parece estar relacionada a uma inflamação das vias aéreas superiores causada pelo cigarro, que provoca um estreitamento das vias aéreas.
13. Privação do sono
A privação do sono acontece quando a pessoa não dorme o suficiente ou tem insônia, apresentando cansaço durante o dia.
Desta forma, quando a pessoa não dorme o suficiente, os músculos da garganta podem relaxar muito quando se consegue dormir, resultando em dificuldade para a passagem do ar e ronco.
Leia também: Não consigo dormir: 12 causas e o que fazer tuasaude.com/nao-consigo-dormirO que fazer para parar de roncar?
Para parar de roncar é importante identificar a causa do ronco, sendo importante consultar o otorrinolaringologista ou o médico especialista no sono.
Assim, o médico pode recomendar:
- Dormir de lado e fazer a higiene do sono;
- Manter o peso saudável;
- Parar de fumar;
- Não consumir bebidas alcoólicas, principalmente à noite antes de dormir;
- Lavagem nasal, caso o ronco tenha sido causado por sinusite, rinite, gripes ou resfriados;
- Cirurgia para desvio de septo, pólipos nasais ou adenoide.
Além disso, caso o ronco seja causado por apneia obstrutiva do sono, o médico pode indicar o uso de aparelhos, como o CPAP ou aparelho intraorais, ou até cirurgia. Veja também formas naturais para combater a apneia do sono.
Leia também: 8 dicas de como parar de roncar tuasaude.com/tratamento-para-o-roncoQuais são os perigos do ronco?
O ronco ao dormir pode causar diversos prejuízos para a saúde, como sonolência e cansaço durante o dia, irritabilidade, dificuldade de concentração.
Além disso, dormir mal devido ao ronco pode desregular hormônios no corpo e favorecer o ganho de peso.
Quando causado pela apneia obstrutiva do sono, o ronco durante o sono também aumenta o risco de pressão alta, resistência à insulina e problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.
A apneia obstrutiva do sono também parece aumentar o risco de demência, principalmente das doenças de Alzheimer ou de Parkinson.
Leia também: Como parar de Roncar durante a Gravidez tuasaude.com/roncar-durante-a-gravidez