A pressão arterial é a pressão que o sangue faz no interior de grandes artérias do corpo e varia de acordo com a elasticidade dos vasos, seu tamanho e a quantidade de sangue bombeado pelo coração. Em adultos, a pressão sistólica normal varia de 120 a 129 milímetros de mercúrio (mmHg) e a diastólica de 80 a 84 mmHg.
Embora as alterações na pressão arterial nem sempre tenham uma causa específica, podem ocorrer devido ao uso de alguns medicamentos, como diuréticos ou anti-hipertensivos, hipertireoidismo e desidratação, por exemplo.
Por isso, medir corretamente a pressão arterial é importante para que as alterações sejam identificadas adequadamente. Além disso, é recomendado consultar o cardiologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos.
Como medir
Para medir a pressão arterial podem ser usados aparelhos automáticos ou o esfigmomanômetro e a técnica correta varia de acordo com o aparelho escolhido. Veja como medir a pressão arterial corretamente.
Antes de fazer a medida, é importante que a pessoa esteja sentada confortavelmente e em ambiente calmo. Além disso, deve-se estar com a bexiga vazia, não fumar, consumir bebidas alcoólicas, café ou outros alimentos 30 minutos antes da medida, e não fazer exercícios físicos nos 90 minutos anteriores.
Veja no vídeo a seguir com o Dr. Ronaldo Gismondi como medir a pressão arterial corretamente:
Sintomas de PRESSÃO ALTA e o que fazer para controlar
07:08 | 11.478 visualizaçõesTabela de pressão arterial por idade
A tabela abaixo mostra os valores de referência de pressão em mmHg de acordo com a idade e sexo:
Caso a pressão arterial esteja acima destes valores, é importante consultar o cardiologista, clínico geral ou pediatra para uma avaliação. Neste caso, pode ser indicada medida da pressão arterial em outros momentos devido ao risco de hipertensão arterial.
Pressão arterial normal
Em adultos, a pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica está entre 120 e 129 mmHg e/ou a pressão diastólica entre 80 a 84 mmHg. Além disso, quando a pressão arterial é inferior a 120 x 80 mmHg, é considerada ótima, no entanto, caso seja inferior a 90 x 60 geralmente é classificada como hipotensão.
Já em crianças, o valor normal de pressão arterial varia de acordo com a idade, sexo e altura, podendo ser considerado normal quando inferior ao percentil 90 para a pressão sistólica e diastólica.
Causas de pressão alta
A pressão alta pode ser causada por alterações hormonais, como hipertireoidismo e síndrome de Cushing, e doenças renais, como doença renal crônica ou rins policísticos, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos, tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, também podem causar pressão alta.
Em adultos, a pressão alta, ou hipertensão, é normalmente considerada quando a pressão arterial medida em casa pela pessoa está acima de 130 x 80 mmHg. Já quando é medida em consultório médico, a hipertensão normalmente é quando a pressão arterial está acima de 140 x 90 mmHg.
Leia também: Pressão alta: o que é, sintomas, causas, remédios (e mais) tuasaude.com/pressao-altaCausas de pressão baixa
A pressão baixa, ou hipotensão, é quando a pressão arterial é menor que 90 x 60 mmHg, podendo acontecer devido ao uso de alguns medicamentos, como diuréticos e anti-hipertensivos, desidratação, problemas cardíacos e infecções graves.
Leia também: Pressão baixa: sintomas, como saber, causas e o que fazer tuasaude.com/pressao-baixaNo entanto, a causa da pressão baixa nem sempre é identificada, podendo não ser preocupante em alguns casos, especialmente quando não ocorrem sintomas como fraqueza ou sonolência.