A sensação de pressão ou ouvido pode surgir quando existe alguma diferença entre a pressão dentro do ouvido e a pressão atmosférica, como acontece durante viagem de avião, mergulho ou subida em um monte, por exemplo, resultando em sintomas como sensação de ouvido entupido ou cheio ou dificuldade para escutar.
Além disso, a sensação de pressão no ouvido também pode ocorrer devido a entrada de água no ouvido, excesso de cera, infecções no ouvido, gripes, resfriados ou sinusite, por exemplo, e estar acompanhada de outros sintomas, como dor de ouvido ou saída de pus.
Embora possa ser bastante desconfortável, na maior parte das vezes, a sensação de pressão não é perigosa e acaba por passar em poucos minutos. No entanto, se o desconforto não melhorar, se piorar ou se for acompanhado de outros sintomas, deve-se consultar o otorrinolaringologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Principais sintomas
A sensação de pressão no ouvido pode estar acompanhada de alguns sintomas, como:
- Sensação de ouvido tampado ou entupido;
- Audição abafada ou dificuldade para escutar;
- Sensação de ouvido cheio;
- Dor ou desconforto no ouvido;
- Zumbido ou estalo no ouvido afetado.
Além disso, dependendo da causa da pressão no ouvido, podem surgir outros sintomas, como saída de líquido ou pus no ouvido, febre, sangramento no ouvido, tontura, náuseas, diminuição ou perda da audição.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da pressão no ouvido é feito pelo otorrinolaringologista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e histórico recente de viagens ou mergulhos, por exemplo.
Além disso, o médico deve fazer um exame físico do ouvido afetado, utilizando um aparelho chamado otoscópio, para ajudar a visualizar o interior do ouvido e avaliar alterações ou infecções no ouvido.
Principais causas de pressão no ouvido
As principais causas de pressão no ouvido são:
- Mudanças de altitude, como viagens de avião, mergulho, subida em montanhas ou elevador;
- Entrada de água no ouvido, durante o banho ou ao utilizar piscinas, mar ou banheiras;
- Gripes, resfriados e sinusite;
- Excesso de cera;
- Otite média;
- Otite externa ou ouvido de nadador;
- Infecção fúngica no ouvido;
- Rinite alérgica;
- Entrada de objetos estranhos no ouvido ou insetos.
Além disso, a sensação de pressão no ouvido pode ser causada pela labirintite, doença de Meniére, neuroma acústico, colesteatoma ou disfunção têmporo-mandibular, por exemplo.
O que fazer para aliviar a pressão no ouvido
No caso da pressão no ouvido ter surgido por mudanças de altitudes, pode-se bocejar algumas vezes, beber água ou mascar um chiclete, pois pode ajudar a reequilibrar a pressão dentro do ouvido, aliviando a sensação de ouvido entupido. Veja outras formas de desentupir os ouvidos.
No entanto, caso a pressão no ouvido não melhore ou seja acompanhada de outros sintomas, deve-se consultar o otorrinolaringologista, para que possa ser indicado o tratamento mais adequado.
Como é feito o tratamento
O tratamento da pressão no ouvido deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista e varia de acordo com a sua causa.
Desta forma, alguns tratamentos que podem ser indicados pelo médico são:
- Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor e o desconforto no ouvido;
- Antibióticos, na forma de comprimidos ou gotas para o ouvido, para tratar infecções bacterianas;
- Antifúngicos, nos casos de infecção por fungos no ouvido;
- Anti-histamínicos, para o tratamento de alergias;
- Descongestionantes nasais, nos casos de resfriados, gripes ou congestão nasal.
Já no caso da pressão no ouvido ter sido causada por excesso de cera, o médico deve fazer uma lavagem no ouvido, e no caso de entrada de objetos estranhos ou insetos, o médico deve removê-los.
Nos casos mais graves, em que ocorre acúmulo prolongado de secreção no ouvido, o médico pode recomendar uma cirurgia, para aliviar a pressão e desobstruir o ouvido.