A previsão da altura da criança depende de vários fatores, podendo estar relacionada com os genes dos pais, hábitos diários de alimentação, prática de atividade física, horas de sono e situações de saúde, ou seja, presença de alguma condição que pode limitar o crescimento da criança.
Por isso, para calcular a altura estimada da criança pode-se utilizar uma fórmula matemática simples, que leva em consideração a altura da mãe e do pai, além do gênero da criança.
Outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é dobrando a sua altura, por volta dos 2 anos de idade, já que, por volta dos 24-30 meses de idade, é atingida metade da estatura final.
Calculadora de previsão de altura
Para facilitar os cálculos, insira os seus dados a seguir e saiba qual será a altura da criança:
É importante ter em mente que os resultados fornecidos pelas fórmulas representam uma estimativa, de forma que na vida adulta a pessoa pode ser mais sou menos alta. Para garantir que o crescimento e desenvolvimento da criança está acontecendo normalmente, é indicado que o pediatra seja consultado periodicamente.
É também importante levar em consideração que essas fórmulas são baseadas apenas na estatura dos pais. Existem fórmulas mais complexas que incluem a medição da altura do joelho ou da perna, por exemplo, cujas medições e cálculos devem ser realizados por um nutricionista ou pediatra e podem ser fornecer resultados mais exatos.
Como calcular a altura manualmente
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, a previsão da altura da crianças pode ser feita seguindo a seguinte fórmula:
- Para meninas: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros - 13) /2
- Para meninos: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros + 13) /2
É importante salientar que os resultados correspondem a previsões, não correspondendo necessariamente à realidade. Além disso, os resultados podem ter uma variação de mais ou menos 5 centímetros.
Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade. Por exemplo, se tiver 86 cm aos 2 anos, deve ter 1,72 cm aos 21 anos, que é quando a pessoa deixa de crescer.
Esta estimativa de altura para crianças, é usada por muitos pediatras, sendo conhecida como estatura alvo, mas considera apenas a altura dos pais. Porém, existem outros fatores que podem interferir na altura, como a genética, a alimentação, a saúde, a qualidade do sono, o desenvolvimento e a postura.
O que fazer para criança ser mais alta
Para que a criança possa crescer saudável e ser mais alta, pode-se adotar estratégias simples, como por exemplo:
1. Ter uma alimentação saudável
Todas as vitaminas e minerais são importantes para o crescimento da criança, no entanto, as que estão diretamente relacionadas com esse processo são:
- Vitamina D, já que aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino e facilita a entrada desses minerais nos ossos, sendo essenciais para a sua formação;
- Cálcio, fósforo e magnésio, pois são minerais essenciais para construir e manter os ossos saudáveis;
- Vitaminas do complexo B, pois regulam diversos processos celulares e metabólicos, incluindo o crescimento, o desenvolvimento e a oxidação, principalmente as vitaminas B6, B8 e B12, que estão principalmente relacionadas com o crescimento e cuja deficiência pode interferir nesse processo.
Por isso, ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vegetais, verduras, frutas, grãos, cereais, gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas e proteínas, favorece o desenvolvimento e o crescimento das crianças, pois dessa forma o corpo obtém os nutrientes necessários para produzir o hormônio do crescimento.
2. Dormir adequadamente
O hormônio do crescimento é liberado durante o sono e, por isso, ter boas noites de sono podem favorecer o crescimento. Veja quantas horas é recomendado dormir por dia.
3. Praticar atividade física
Fazer com que a criança pratique atividade física também pode ser útil para que ela tenha músculos e ossos mais fortes, além de uma boa postura corporal, o que também influencia o seu crescimento.
Quando é que a baixa estatura é um problema de saúde
Se o pediatra verificar que a criança está tendo uma restrição de crescimento, possui nanismo ou alguma outra síndrome que tenha como característica a baixa estatura, pode ser recomendado fazer um tratamento com o hormônio do crescimento (GH), que é administrado em forma de injeção, 1 vez por dia.
Saiba mais sobre os efeitos do hormônio do crescimento.