Caso o detergente seja ingerido, é importante pedir ajuda médica e entrar em contato com o centro de intoxicações que vem indicado no rótulo do produto para que se tenha orientações específicas do que deve ser feito.
Detergentes são produtos que podem causar intoxicações sérias em alguns casos se ingeridos, devido a substâncias tóxicas como fosfato, silicatos, agentes removedores de manchas e modificadores de espuma, corantes, fragrâncias artificiais e álcoois na sua composição.
Leia também: Intoxicação: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-intoxicacaoEmbora este acidente também possa acontecer em adultos, é mais frequente em crianças e, por isso, é importante que os produtos de limpeza sejam armazenados em um local adequado e mantidos nas embalagens originais, por exemplo.
O que fazer
Ao ingerir uma pequena ou grande quantidade de detergente é possível que existam consequências para a saúde, sendo importante que os primeiros socorros sejam iniciados:
- Ligar imediatamente para o SAMU, marcando o número 192, caso a pessoa não esteja consciente;
- Ligar para o número do centro de intoxicações indicado no rótulo do produto, para que se tenha as orientações adequadas, sendo importante indicar qual foi o produto e quantidade ingerida e sintomas apresentados;
- Manter a pessoa confortável até a chegada do socorro.
É recomendado que não seja dada água ou leite, pois pode haver maior absorção do produto, aumentando o risco das consequências, assim como não é indicado provocar o vômito.
Como é feito o tratamento no hospital
O tratamento após tomar detergente pode envolver:
- Remédios para evitar o vômito, como metoclopramida ou bromoprida;
- Uso de soro diretamente na veia para manter o pH do sangue e melhorar a pressão arterial, se necessário;
- Medicamentos corticoides, em alguns casos em que existe dificuldade para respirar
- Usar máscara de oxigênio ou intubação orotraqueal, dependendo da intensidade do desconforto respiratório;
- Cirurgia, em caso de suspeita de perfuração de órgãos como esôfago ou estômago.
Normalmente, o tratamento realizado no hospital depende do tipo e quantidade de detergente ingerido e sintomas apresentados. Na maioria dos casos, é comum a pessoa ficar em observação apenas por algumas horas para que seu estado de saúde possa ser monitorado mais rigorosamente.
No entanto, algumas vezes pode ser necessário permanecer no hospital por mais tempo para realizar exames como a endoscopia digestiva alta e se recuperar melhor. Especialmente no caso de crianças, é comum que os pais possam acompanhá-la no hospital.
Principais consequências da ingestão de detergente
Dependendo do tipo de detergente e a quantidade ingerida pode causar danos, como:
- Irritação da garganta ou nariz;
- Queimadura no esôfago;
- Diminuição da pressão arterial;
- Lesão nas vias respiratórias;
- Alterações no pH do sangue, causando danos nos órgãos;
- Úlceras gástricas;
- Perfuração de órgãos.
A ingestão do detergente pode trazer consequências graves que podem por a vida em risco, devendo a pessoa ser atendida por um serviço de urgência o mais rápido possível para evitar sequelas permanentes.
Os detergentes contém vários ingredientes em sua composição como hipoclorito de sódio, amônia, hidróxido de sódio, ácido acético, ácido clorídrico, corantes e solventes e, por isso, quando esse produto é consumido pode causar vários danos ao organismo.
Sintomas de intoxicação por detergente
Os principais sintomas de uma intoxicação por detergente são:
- Salivação excessiva, náusea ou vômitos;
- Queimação nos lábios, boca, língua e/ou garganta;
- Dor no abdome
- Dificuldade para respirar;
- Frio e suores;
- Agitação, confusão mental ou sonolência;
- Vômitos e/ou fezes com sangue.
Os sintomas de intoxicação por detergente podem variar de acordo com o tipo e quantidade do detergente ingerido e idade da pessoa, sendo mais frequente em crianças.
No caso de uma criança, caso não se tenha a visto ingerir o detergente mas ela apresentar alguns destes sintomas ou encontrar o recipiente aberto, pode-se suspeitar da sua ingestão, devendo-se agir da mesma forma, pedindo ajuda médica rapidamente.
Como prevenir
Para prevenir a intoxicação devido à ingestão de detergente ou outros produtos de limpeza, é recomendado:
- Armazenar produtos de limpeza em um local reservado para este tipo de substância e de difícil acesso para crianças;
- Não remover os rótulos de detergentes ou outros produtos do seu recipiente;
- Manter os produtos de limpeza em seus recipientes originais;
- Evitar guardar os produtos de limpeza próximos de bebidas ou comidas.
Além dessas medidas, é importante evitar utilizar produtos de limpeza próximo de crianças e sempre guardá-los quando não estiverem sendo usados.