Em caso de queimadura por produtos químicos, é importante que a substância seja removida da pele e que a área fique em contato com água gelada por cerca de 10 minutos. Em seguida, pode-se colocar uma gaze no local para proteger a região e ir ao pronto-socorro mais próximo para que o local possa ser melhor avaliado.
As queimaduras químicas podem surgir quando se entra em contato direto com substâncias corrosivas, como ácidos, soda cáustica, outros produtos de limpeza fortes, diluentes ou gasolina, por exemplo.
Normalmente, após a queimadura a pele fica muito vermelha e com sensação de queimação, porém, estes sinais podem demorar até algumas horas para surgir.
Primeiros socorros para queimadura química
No momento em que se entra em contato com uma substância química corrosiva é aconselhado que:
- Remova a substância química que está causando a queimadura, utilizando luvas e um pano limpo, por exemplo;
- Retire todas as roupas ou acessórios contaminados pela substância química;
- Coloque o local debaixo de água gelada por, pelo menos, 10 minutos. Em alguns casos pode ser mais prático tomar um banho gelado;
- Aplique uma gaze ou atadura limpa sem apertar muito. Outra opção é colocar um pouco de papel filme sobre o local, mas sem apertar muito;
Além disso, se a queimadura continuar provocando dor por muito tempo pode-se utilizar analgésicos, como Paracetamol ou Naproxeno, para aliviar o desconforto. É também importante que a pessoa vá ao pronto-socorro mais próximo para que o local seja avaliado e possa ser verificado se é necessário usar pomadas cicatrizantes e calmantes.
Quando ir ao médico
Em muitos casos, as queimaduras químicas podem ser tratadas em casa sem nenhum tratamento médico específico. No entanto, é recomendado ir ao pronto-socorro quando:
- Surgem outros sintomas como desmaio, febre ou dificuldade para respirar;
- A dor e o desconforto aumentam com o tempo;
- A queimadura afeta mais do que a primeira camada de pele;
- A área queimada é maior que um palmo;
- A queimadura aconteceu nos olhos, mãos, pés ou na região íntima.
O tratamento hospitalar pode envolver uso de soro na veia e, em alguns casos, pode ser mesmo necessário reconstruir a pele queimada com cirurgia plástica.
Cuidados após a queimadura
Após a queimadura química, é recomendado evitar a exposição da pele ao sol, assim como evitar o contato próximo com fontes de calor, como fornos ou entrar em carros quentes estacionados ao sol. Além disso, todos os dias se deve aplicar hidratantes no local para hidratar a pele e facilitar o processo de cicatrização.
Saiba mais sobre como fazer curativos no caso de queimaduras na pele.