Acidente de trânsito: O que fazer e primeiros socorros

Em caso de acidente de trânsito é muito importante saber o que fazer e quais os primeiros socorros a prestar, uma vez que estes podem salvar a vida da vítima. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os acidentes de trânsito como capotagem, atropelamento ou colisão frontal podem acontecer devido a más condições do piso ou de visibilidade, excesso de velocidade, ou alteração da percepção do motorista, por exemplo, devido ao consumo de álcool ou de outras substâncias, como drogas.

Imagem ilustrativa número 1

O que fazer?

O primeiro passo deve ser sinalizar o local do acidente, colocando o triângulo e vestindo o colete refletor, para evitar outros acidentes e, em seguida chamar uma ambulância, ligando para o 192, número de emergência do Brasil ou para o 112, número de emergência de Portugal.

Ao ligar para o número de emergência devem ser dadas informações como: 

  • O que aconteceu;
  • Onde a vítima se encontra;
  • Se a vítima está ou não consciente;
  • Se a vítima respira;
  • Se a vítima e tem algum objeto no corpo, como um capacete;
  • Se a vítima tem alguma hemorragia;
  • Se a vítima está presa em algum local. 

Em nenhum momento se deve tentar movimentar a pessoa, nem retirar o capacete, caso esteja colocado, pois isso evita movimentar a cabeça e a coluna da vítima, que podem estar lesionadas.

Para saber se a vítima está consciente podem ser feitas perguntas, como: se a pessoa está ouvindo, qual o seu nome, se sabe onde está e o que aconteceu, verificando se as respostas estão corretas. Caso a pessoa não responda e não respire, é importante pedir ajuda a pessoas que estejam perto e iniciar a massagem cardíaca até a chegada da ajuda médica. Saiba como fazer a massagem cardíaca corretamente.

É ainda importante que a pessoa se afaste do local onde se encontra a vítima, caso exista perigo de incêndio ou de explosão.

Primeiros socorros em caso de acidente

Os primeiros socorros são feitos no local do acidente de trânsito e servem para evitar futuras complicações na saúde da vítima. 

É importante que se evitem aglomerados de pessoas junto da vítima, mantendo a passagem livre para que quando chegue a ambulância possa localizar de imediato a pessoa e possa agir de forma mais rápida.

Os passos mais importantes ao prestar primeiros socorros num acidente são:

1. Tranquilizar a vítima

Tranquilizar a vítima é um passo muito importante porque se a pessoa estiver agitada pode acabar se movimentando e agravando  sua situação, sendo recomendado explicar à vítima o que aconteceu, referir que já foi chamada uma ambulância, e pedir que não se movimente.

De forma a acalmar a vítima pode-se tentar  que ela faça uma respiração mais calma, inspirando pelo nariz e expirando pela boca lentamente.

Imagem ilustrativa número 2

2. Manter a vítima quente

Manter a vítima quente é fundamental para impedir que o seu estado se agrave e, para isso é necessário protegê-la, colocando, por exemplo, um casaco ou cobertores por cima da pessoa, para que ela mantenha o máximo do calor do seu corpo, evitando que entre em hipotermia. Assim que possível, é recomendado levar a pessoa para um lugar quente e, se a pessoa tiver as roupas molhadas devem ser retiradas.

Veja quais os primeiros socorros para hipotermia.

3. Controlar possíveis hemorragias

Após um acidente de trânsito, caso a vítima tenha uma hemorragia externa, é importante que ela fique deitada e, é recomendado que quem vai ajudar, calce umas luvas,e depois coloque uma compressa esterilizada ou um pano limpo sobre o local da hemorragia, fazendo pressão por pelo menos 10 minutos. Além disso, se a hemorragia for no braço ou na perna, deve-se manter o membro elevado para reduzir a quantidade de sangue que sai.

Conheça melhor o que fazer quando existe uma hemorragia.

Kit de primeiros socorros para acidentes de trânsito

Para facilitar os primeiros socorros em caso de algum acidente de trânsito, é recomendado ter um kit de primeiros socorros no carro, que inclua:

  • 1 embalagem de compressas esterilizadas, com tamanho pequeno, grande e médio;
  • 1 embalagem de band-aids;
  • 1 embalagem de curativos esterilizados, de tamanho grande, médio e pequeno;
  • 1 embalagem de algodão;
  • 1 frasco de soro fisiológico a 0.9%;
  • 4 ligaduras;
  • 1 pinça;
  • 1 tesoura;
  • 1 lanterna;
  • 1 embalagem de luvas descartáveis;
  • Remédios analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos, para a alergia e pomada para queimaduras e picada de inseto;
  • 1 cobertor anti fogo, se possível.

​​Num acidente de trânsito pode haver  ferimentos graves que precisem ser tratados apenas pela equipe médica, no entanto, os primeiros socorros podem ajudar a salvar a vida da vítima.

Confira também como preparar um kit de primeiros socorros para ter em casa.

Imagem ilustrativa número 3

Como diminuir o risco de ter um acidente de trânsito

Para evitar ou reduzir as consequências de um acidente de trânsito é importante que o motorista não consuma álcool nem outras substâncias, como drogas, antes de dirigir, que mantenha a atenção enquanto dirige, evitando distrair-se com o celular, por exemplo, além de sempre colocar o cinto de segurança.

No caso dos pedestres, é importante olhar antes de atravessar a rua e prever os possíveis comportamentos dos motoristas, como não parar na faixa de pedestres ou passar o sinal amarelo.