Primeiros socorros para choque anafilático

O choque anafilático é uma grave reação alérgica que pode levar ao fechamento da garganta, impedindo a respiração adequada e podendo levar à morte em poucos minutos. Dessa forma, o choque anafilático deve ser tratado o mais rápido possível.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Alergologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os primeiros socorros neste caso são importantes para garantir as chances de sobrevivência da pessoa e incluem:

  1. Ligar imediatamente para o 192 ou levar a pessoa imediatamente para o pronto-socorro;
  2. Aplicar a injeção ou caneta de adrenalina, na porção lateral a meio da coxa, que costuma ser transportada por pessoas que têm alergias conhecidas, para usar em emergências;
  3. Deitar a pessoa de barriga para cima e levantar os pés acima da altura do coração, para facilitar a circulação sanguínea;
  4. Deitar a pessoa de lado, caso a pessoa esteja vomitando ou tenha algum sangramento pela boca;
  5. Afrouxar as roupas e cobrir a pessoa com um casaco ou cobertor, exceto se suspeitar que há lesão na cabeça, pescoço, costas ou pernas;
  6. Não dar medicamentos orais ou qualquer líquido para a pessoa beber, se a pessoa estiver com dificuldade em respirar;
  7. Verificar se a pessoa respira;
  8. Fazer massagem cardíaca, se a pessoa não estiver respirando, até que a ambulância chegue. Veja aqui como fazer corretamente;
  9. Ligar para a família ou contatos de emergência que a pessoa tenha em um papel, pulseira, cartão ou celular.

No caso de o choque anafilático ter acontecido após uma picada de inseto ou cobra, deve-se lavar a região com água e sabonete e aplicar gelo no local para diminuir a disseminação do veneno.

Imagem ilustrativa número 1

Como reconhecer um choque anafilático

Os primeiros sintomas do choque anafilático são:

  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de ar;
  • Tosse e chiado no peito;
  • Dor no estômago;
  • Náuseas e vômitos;
  • Inchaço nos lábios, na língua ou na garganta;
  • Dificuldade para engolir ou falar;
  • Pele pálida e suor frio;
  • Coceira intensa no corpo e vermelhidão na pele;
  • Tontura e desmaio;
  • Confusão mental;
  • Parada cardíaca.

Esses sintomas podem surgir segundos ou horas após o contato com a substância que causa a reação alérgica, que normalmente é um medicamento, o veneno de animais como abelhas e maribondos, alimentos como camarão e amendoim, e luvas, camisinha ou outros objetos feitos de látex. 

O que fazer para não ter choque anafilático

A melhor forma de prevenir o choque anafilático é não ter contato com a substância que causa a alergia, evitando consumir camarão e frutos do mar ou o contato com objetos feitos de látex, por exemplo.

Outra medida de prevenção é pedir ao médico para prescrever um kit de tratamento do choque, e aprender a aplicar a injeção de adrenalina em si mesmo, caso necessário. Saiba como aplicar a injeção de adrenalina corretamente.

Além disso, deve-se avisar a amigos e familiares sobre a alergia e ensiná-los a usar o kit de emergência, sendo também importante usar em locais públicos e aglomerados uma pulseira que informa sobre a alergia, para facilitar os primeiros socorros.

Como é feito o tratamento no hospital

No hospital, a pessoa em choque anafilático irá rapidamente ser tratado com máscara de oxigênio para facilitar a respiração e injeção de adrenalina no músculo, que irá atuar no organismo diminuindo a reação alérgica e normalizando as sua funções vitais da pessoa. Veja mais detalhes do tratamento do choque anafilático.