O cuidado mais importante após uma facada é evitar retirar a faca ou qualquer objeto que ainda esteja inserido no corpo, pois existe um elevado risco de piorar a hemorragia ou causar mais lesões nos órgãos internos.
Assim, quando alguém é esfaqueado, o que se deve fazer é:
- Não retirar a faca ou outro objeto que esteja inserido no corpo;
- Fazer pressão ao redor da ferida com um pano limpo, para tentar parar o sangramento. Se possível deve-se usar luvas para não entrar em contato direto com o sangue;
- Chamar imediatamente ajuda médica, ligando para o 192.
Se durante o período em que a ambulância não chega, a pessoa ficar muito pálida, com frio ou tonta, deve-se deitá-la e tentar elevar as pernas acima do nível do coração, para que o sangue consiga chegar mais facilmente ao cérebro.
No entanto, isso também pode aumentar o sangramento da ferida e, por isso, é muito importante manter a pressão ao redor da ferida, pelo menos até a chegada da equipe médica.
Além disso, caso a pessoa tenha sido esfaqueada mais do que uma vez, deve-se tratar primeiro da ferida que estiver sangrando mais, para tentar parar uma hemorragia que possa colocar a vida em perigo.
O que fazer se a faca já foi retirada
No caso de a faca já ter sido retirada do corpo, o que se deve fazer é aplicar pressão sobre a ferida com um pano limpo, para tentar parar a hemorragia até à chegada da ajuda médica.
O que fazer se a pessoa deixar de respirar
Caso a pessoa esfaqueada deixe de respirar deve-se avaliar se existe alguma hemorragia que não esteja parando de sangrar. Se existir, deve-se manter pressão sobre o local para evitar que o sangue continue saindo.
Porém, se não existir nenhuma ferida sangrando intensamente, deve-se começar o suporte básico de vida com massagem cardíaca, que deve ser mantida até que a pessoa volte a respirar, até que a ajuda médica chegue ou até a exaustão. Veja o passo a passo para fazer uma massagem cardíaca corretamente.
Se existir outra pessoa disponível deve-se pedir para que mantenha a pressão sobre a ferida enquanto se faz as compressões, para evitar que o sangue saia pela ferida.
Como tratar da ferida da facada
Após a hemorragia e a lesão em órgãos internos, a infecção é uma das principais causas de morte em pessoas esfaqueadas. Por esse motivo, caso o sangramento tenha parado, após se aplicar pressão no local, é muito importante cuidar da ferida. Para isso, deve-se:
- Retirar qualquer tipo de sujeira que esteja perto da ferida;
- Lavar a ferida com soro fisiológico, para retirar o excesso de sangue;
- Cobrir a ferida com uma compressa esterilizada.
Durante o cuidado à ferida é muito importante, se possível, utilizar luvas não apenas para evitar transmitir bactérias para a ferida, mas também para se proteger do contato com o sangue. Veja como fazer um curativo corretamente.
Mesmo após parar o sangramento e fazer o curativo da ferida é muito importante ir ao hospital, para avaliar se existe algum órgão importante afetado e se é necessário iniciar o uso de um antibiótico, por exemplo.