Em caso de queimadura por limão, deve-se colocar a parte da pele queimada debaixo da água corrente fria, por cerca de 10 minutos, e em seguida é importante consultar o dermatologista ou ir ao pronto-socorro mais próximo para que o local possa ser melhor avaliado.
A queimadura de limão, chamada fitofotodermatite, ocorre devido a presença de furanocumarinas no limão, como o psoraleno, que são absorvidas pela pele e reagem com os raios UV do sol, provocando uma reação alérgica na pele.
Leia também: Queimadura: sintomas, graus, tipos, o que fazer e tratamento tuasaude.com/queimaduraO tipo de queimadura de limão varia com a quantidade de furanocumarinas absorvidas pele pele, extensão da pele afetada e tempo de exposição ao sol, podendo ocorrer queimaduras de 1º, 2º e 3º graus.
Primeiros socorros para mancha de limão
De forma geral, tanto para queimaduras de 1º, 2º ou 3º graus causadas por limão, deve-se:
- Enxaguar a pele afetada em água corrente fria por 10 a 20 minutos;
- Remover objetos pessoais imediatamente, como anéis, relógios, pulseiras, colar, óculos, roupa, sapato ou cinto, o que varia com a região afetada;
- Aplicar compressas frias com soro fisiológico 0,9% nas primeiras 24 horas, passar uma creme calmante e consultar o dermatologista, no caso de queimadura de 1º grau;
- Lavar a região dos olhos abundantemente em água fria corrente ou com soro fisiológico 0,9%, caso a queimadura tenha ocorrido na região dos olhos ou próxima a eles, e ir imediatamente ao oftalmologista.
Nos casos de queimaduras de 2º e 3º graus, em que ocorrem ardor intenso, vermelhidão, inchaço ou formação de bolhas, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba reconhecer as queimaduras de 2º e 3º graus.
O que não fazer
Algumas medidas que não se deve fazer ao ter uma queimadura de limão, são:
- Não aplicar gelo na pele afetada;
- Não aplicar álcool, borra de café, pasta de dentes ou açúcar;
- Não aplicar produtos oleosos, como azeite, manteiga, óleos ou pomadas oleosas;
- Não tocar no local;
- Não tentar descolar tecidos grudados na pele queimada;
- Não retirar as camadas de pele descoladas
Além disso, nunca se deve estourar a bolha da queimadura, pois aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico. Se necessário, a bolha só deve ser drenada no hospital, pelo médico, com material esterilizado.
Como prevenir a queimadura de limão
A queimadura de limão é muito comum no verão, devido ao preparo de sucos, caipirinha ou até para temperar alimentos, por exemplo.
Para prevenir esse tipo de queimadura, deve-se lavar imediatamente as mãos ou qualquer parte da pele que tenha entrado em contato com o limão, usando água e sabonete neutro. É importante também lavar bem o rosto e a boca após ingerir as bebidas com limão.
Em seguida, deve-se aplicar protetor solar abundantemente e reaplicar sempre que entrar na água ou suar. Além disso, de preferência, deve-se evitar exposição solar direta, cobrindo a região da pele ou ficando na sombra, por exemplo. Veja também como tirar manchas de limão da pele.
Quando ir ao pronto-socorro
Deve-se ir ao pronto socorro imediatamente nas seguintes situações:
- Queimadura maior que a medida de a palma de 1 mão;
- Queimadura no rosto, lábios, palma das mãos ou pulsos;
- Vermelhidão ou inchaço que piora com o tempo;
- Dor ou queimação muito intensa no local;
- Surgimento de bolhas;
- Feridas abertas na pele;
- Febre.
Além disso, também deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente caso a pessoa apresente inchaço no rosto, boca ou garganta.
No caso de bebês, crianças e idosos, qualquer tipo de queimadura precisa ser avaliada pelo médico, por isso, deve-se levá-los ao pronto socorro imediatamente