A prisão de ventre na gravidez é uma situação normal que acontece devido às alterações normais que acontecem na gravidez e também favorecida pelo crescimento da barriga e peso que o útero exerce sobre o intestino, dificultando os movimentos intestinais.
Assim, é importante que a mulher durante a gestação tenha hábitos saudáveis, como aumento do consumo de água, alimentos ricos em fibras e prática de atividade física, pois dessa forma é possível estimular o bom funcionamento do intestino.
A prisão de ventre na gravidez não prejudica o bebê, mas pode causar cólicas e desconforto abdominal na gestante. Quando esses sintomas são acompanhados de náuseas ou dores abdominais de um lado só, é aconselhado consultar o médico obstetra para que seja investigada a causa dos sintomas e o tratamento adequado possa ser iniciado.
O que comer
Para tratar a prisão de ventre na gravidez podem ser seguidas várias dicas, como:
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas com casca, frutos secos, verduras, legumes e sementes;
- Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos;
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em água, como rabanete, tomate, nabo, melancia, morango e melão;
- Diminuir a quantidade de alimentos que contém fibra ou que endurecem as fezes, como açúcar, queijos curados e o arroz branco;
- Não ignorar a vontade para defecar, já que a retenção das fezes pode promover a prisão de ventre.
Outra dica importante é fazer algum tipo de atividade física, mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.
Remédios caseiros para prisão de ventre na gravidez
Alguns remédios para a tratar a prisão de ventre na gravidez incluem beber um copo de suco natural de 2 laranjas e uma xícara de mamão antes de dormir. Essas frutas são laxantes naturais, já que contém fibras que estimulam os movimentos intestinais.
Leia também: Sucos laxantes para intestino preso tuasaude.com/suco-laxanteOutra opção é uma vitamina de iogurte natural com mamão e mel, devendo ser consumida diariamente no café da manhã, além de começar 4 a 5 ameixas secas diariamente.
Também é recomendado tomar um copo de água com limão ou beber um chá morno em jejum, como o chá de camomila, por exemplo.
Leia também: Chás na gravidez: quais a grávida pode tomar tuasaude.com/chas-que-a-gravida-nao-pode-tomarSintomas de prisão de ventre na gravidez
Os sintomas de prisão de ventre na gravidez surgem porque, durante a gravidez, o útero faz pressão sobre o intestino, além disso, os hormônios da gravidez tornam o trânsito dos alimentos no intestino mais lento. Os sintomas mais frequentes na prisão de ventre durante a gravidez são:
Os principais sintomas de prisão na gravidez são:
- Muito esforço para evacuar;
- Fezes muito duras e secas;
- Sangue nas fezes, em alguns casos;
- Cólicas, mal-estar e inchaço abdominal;
- Mau humor e irritabilidade;
- Gases.
Caso os sintomas sejam muito intensos, ou seja notada náusea, por exemplo, é importante que o obstetra seja consultado para que seja avaliada a necessidade de usar algum tipo de laxante.
Assista o vídeo seguinte e conheça outras dicas para aliviar os sintomas da gravidez: