Os problemas de coluna são uma importante causa para o aparecimento de dor de cabeça, pois, quando há alguma alteração na região cervical, a tensão que se acumula nos músculos da parte superior das costas e do pescoço produz um estímulo doloroso para o cérebro, que responde gerando dor de cabeça.
Este tipo de dor de cabeça é também muitas vezes conhecido como cefaleia tensional. Conheça outras causas da dor de cabeça tensional e o que fazer.
Alguns exemplos dos principais problemas relacionado à coluna, que podem causar dor de cabeça, são:
- Aumento da tensão muscular devido ao cansaço e ao estresse;
- Desvio na coluna;
- Má postura;
- Costela cervical;
- Síndrome do desfiladeiro torácico.
Estas alterações levam ao desequilíbrio nas forças de sustentação da cabeça, gerando compensações que podem comprometer a biomecânica da região do pescoço, causando dor de cabeça.
Por vezes, a dor de cabeça pode ser confundida com uma enxaqueca porque geram sintomas semelhantes. No entanto, a dor de cabeça com origem em problemas de coluna possui algumas características típicas. Estas características são dor que inicia ou que piora com os movimentos do pescoço e/ou aumento da sensibilidade na região da nuca.
Como aliviar a dor de cabeça
Para aliviar a dor de cabeça causada por problemas de coluna, existem alguns passos que se podem fazer:
- Tomar um analgésico, como Aspirina ou Paracetamol;
- Tomar um relaxante muscular, como Miosan;
- Tomar um banho relaxante, deixando o jato de água quente cair na região da nuca;
- Colocar uma compressa morna na região do pescoço e dos ombros, deixando atuar por pelo menos 15 minutos. Veja como fazer uma compressa morna para dor nas costas.
- Experimentar fazer alguns exercícios de alongamento para o pescoço.
Assista o vídeo a seguir para saber o que pode aliviar a dor nas costas, que também pode estar relacionada com a dor de cabeça tensional:
O que fazer para aliviar a dor nas costas
02:57 | 820.447 visualizaçõesAlém disso, é fundamental tratar a coluna para eliminar o problema pela raiz. Neste caso, o ideal é buscar ajuda de um fisioterapeuta para que ele inicie o tratamento adequado. Este profissional poderá utilizar algumas técnicas, como mobilização das vértebras da coluna, da primeira costela, além de exercícios e massagens que podem ajudar a reequilibrar as forças que mantêm o bom posicionamento do pescoço e da cabeça, evitando assim a dor de cabeça de origem cervicogênica.
Quando ir ao médico
É aconselhado procurar um clínico geral ou ortopedista quando:
- A dor de cabeça é intensa e persistente;
- A dor de cabeça começa ou piora quando mexe o pescoço;
- Quando ela se torna cada vez mais frequente;
- Quando, além da dor de cabeça, há sensação de queimação ou formigamento no pescoço, ombros, braços ou mãos.
Na consulta é importante dizer exatamente o que sente, a quanto tempo percebe esses sintomas, se esteve envolvido em algum acidente e se pratica exercícios regularmente.
Estas questões ajudam o médico a entender a causa, ajudando no diagnóstico. Em alguns casos ele poderá solicitar exames como raio X ou ressonância, mas eles nem sempre são necessários, pois, por vezes, o médico pode chegar ao diagnóstico somente ao observar o indivíduo e seus sintomas.