O que é:
A procalcitonina (PCT) é um marcador de inflamação utilizado, principalmente, para ajudar no diagnóstico de infecções bacterianas, para avaliar o risco de complicações e a resposta ao tratamento com antibióticos.
A procalcitonina é um peptídeo precursor da calcitonina, um hormônio produzido pela tireoide com o objetivo de regular os níveis de cálcio no organismo. No entanto, em casos de infecção, há uma resposta inflamatória do organismo que aumenta a produção de procalcitonina, sendo observado um pico de PCT no sangue cerca de 12 a 24 horas após a infecção.
A dosagem de PCT pode ser acompanhada por outros exames como hemograma, dosagem de proteína C reativa (PCR), lactato desidrogenase (LDH) e exames bacteriológicos.
Para que serve a procalcitonina
O exame de procalcitonina serve para:
- Ajudar no diagnóstico de infecções bacterianas;
- Avaliar o risco de complicações;
- Avaliar a necessidade de iniciar ou descontinuar o tratamento com antibióticos;
- Avaliar a resposta ao tratamento;
- Investigar a existência de coinfecções.
Após 3 a 6 horas após a infecção bacteriana, há aumento dos níveis de procalcitonina, atingindo um pico entre12 a 24 horas da infecção, sendo normalmente indicativo de que a bactéria conseguiu se espalhar pela corrente sanguínea, caracterizando a sepse. À medida que a infecção é combatida, há diminuição progressiva dos níveis de procalcitonina no sangue, sendo observada diminuição pela metade da concentração da PCT a cada 24 horas.
Uma vez que os níveis de procalcitonina não aumentam quando há uma infecção viral, a dosagem desse marcador pode ser útil no diagnóstico diferencial de infecções e auxiliar no diagnóstico de coinfecções, ou seja, de infecção por vírus e bactérias o mesmo tempo.
Procalcitonina e COVID-19
A dosagem de procalcitonina tem sido utilizada em alguns casos de COVID-19, com o objetivo de investigar se a pessoa possui alguma outra infecção por bactérias. Ou seja, se além da infecção por SARS-CoV-2 há também uma infecção por bactérias, o que pode interferir diretamente na evolução da pessoa, que pode apresentar sintomas mais graves.
Ao realizar o PCT após confirmação de COVID-19, o médico pode avaliar se há ou não necessidade de iniciar o uso de antibióticos.
O que significa o resultado
Em condições normais, os níveis de procalcitonina no sangue é muito baixo, ficando normalmente abaixo de 0,05 ng/mL. De forma geral, resultados a partir de 0,1 ng/mL são indicativos de infecção.
O valor limite considerado pelos médicos pode variar de acordo com o objetivo do exame e da doença investigada:
De forma geral, é recomendada que a dosagem de PCT seja repetida a cada 6 a 24 horas ou, caso tenha sido iniciado o uso de antibióticos, a recomendação é que a procalcitonina seja dosada após 2 dias do início do tratamento.